Segurança Residencial: conheça cinco eletrônicos que ajudam a deixar sua casa mais segura

O conceito de Smart Home (Casa Inteligente) ganhou mais força no Brasil em 2017 e tem expandido nos lares brasileiros cada dia mais. Além de integrar diversos dispositivos, deixando a vida do morador mais prática, o smart home também aumenta a proteção da casa, tornando-a mais segurança.

Soluções como sistema integrado de vigilância, câmeras com armazenamento em nuvem, fechadura inteligente, sensores de porta e janelas e até mesmo campainhas que permitem atender a visita à distância são alguns dos produtos que estão disponíveis no mercado para a segurança residencial.

Confira abaixo os principais equipamentos utilizados para aumentar a segurança no seu lar:

1. Câmera de segurança: ambiente externo

As câmeras de segurança para ambiente externo estão se tornando itens indispensáveis. Resistentes a diferentes condições climáticas, esses acessórios podem ser instaladas nos quintais e jardins, bem como na porta da casa ou do edifício. Atualmente, muitas dispensam o cabeamento pesado, conectam-se com o administrador via Wi-Fi e podem armazenar horas de vídeos na nuvem. Além disso, os dispositivos possuem integração com o celular por meio de aplicativos e geram alertas via e-mail, SMS ou pela própria aplicação.

2. Câmera de segurança: ambiente interno

O objetivo das câmeras internas, de um modo geral, é o mesmo das externas: monitoramento. No entanto, como esse acessório fica dentro de casa, não é necessário que seja tão resistente. Existem opções cada vez mais modernas, integradas a aplicativos de celular por Wi-Fi, e que disparam alertas no caso de movimentos suspeitos ou barulhos muito altos.

3. Campainha inteligente

Campainhas e interfones inteligentes têm câmeras de alta qualidade, integração com apps para celular, streaming de vídeo, diálogo por áudio e, em alguns casos, sensor de movimento. No Brasil, há algumas opções disponíveis que possuem câmera HD, capacidade de gravar no escuro e sensor de movimento.

4. Fechadura inteligente

Mais do que segurança, as fechaduras inteligentes garantem comodidade ao usuário. Com as smart locks, é possível abrir a porta remotamente por meio de um comando no smartphone (mesmo sem estar em casa) e distribuir cópias da “chave digital” para parentes e amigos que costumam frequentar o seu lar. Os modelos disponíveis no mercado variam entre os que se comunicam por Wi-Fi, Bluetooth ou Z-Wave e aqueles que permitem integração com outros dispositivos da casa (um exemplo é a ação de acender as lâmpadas inteligentes ao saber que a pessoa está entrando).

5. Sensor de porta e janela

Esses dispositivos têm uma função simples, mas de grande importância para quem prioriza a segurança: detectar se portas e janelas forem abertas e alertar o usuário. Além disso, eles possuem um poderoso alarme que funciona como uma tentativa de intimidar e afugentar o possível invasor. Na maioria dos casos, é necessário ter um hub da marca do sensor para ter acesso aos recursos mais atraentes dos dispositivos.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco com Segware: Tecnologia e inovação no DNA

Com a chegada de novos sócios, a Segware planeja expandir e internacionalizar a marca para países como Estados Unidos e…

Segurança Eletrônica

ISC Brasil apresenta soluções de segurança e monitoramento por câmeras baseadas em inteligência artificial

Imagens em alta definição, vigilância de vídeo por meio de inteligência artificial, monitoramento de imagens ao vivo com sensor de…

Artigos

Você é gestor, mas conhece a fundo seu negócio?

Por Marcelo Teixeira O gestor sempre conhece o seu negócio. Parece óbvio, não é? Nem sempre. Para muitas empresas –…