Projeto sobre Internet das Coisas une Oracle com Fundação Getúlio Vargas

As mudanças no mundo dos negócios são constantes e, considerando o uso da tecnologia, este processo é ainda mais exponencial. Com base nesta realidade, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), com a condução do Centro de Estudos de Tecnologia da Informação Aplicada (GVcia) está desenvolvendo o Projeto Internet das Coisas (IoT) com o apoio de diversas empresas parceiras, incluindo a Oracle.

Além de ajudar a gerar e disseminar conhecimento aplicado com casos reais, a parceria do GVcia com a Oracle destacará como a transformação digital e as tecnologias emergentes – caso da Internet das Coisas, conexão por sensores entre dispositivos e utensílios para coleta e compartilhamento de dados– estão mudando hábitos e atitudes das empresas e das pessoas no Brasil.

A estrutura deste estudo conta com oferta, demanda e ambiente como pilares. A Oracle terá envolvimento mais ativo com oferta,compreendendo a troca de informações e conhecimento, referências de implementação de IoT,interação com os profissionais e professores, bem como com as empresas-clientes que já têm adotado a tecnologia.

“O Projeto IoT do GVcia, um dos principais projetos de pesquisa aplicada que o centro está desenvolvendo, aborda a transformação digital pela qual as empresas estão passando. A parceria com a Oracle é muito importante por contribuir para a viabilização do Projeto com acesso à tecnologia, ao conhecimento e à participação no mercado”, destacou o professor Alberto Luiz Albertin, coordenador do GVcia e do Projeto IoT.

Como único fornecedor de Tecnologia da Informação engajado na iniciativa, a Oracle trará insights relevantes para o GVcia, além dos casos de clientes, como também seu amplo portfólio de soluções que se interconectam com IoT, como Big Data, Inteligência Artificial, computação em nuvem, entre outras. Além disso, há a participação periódica nas reuniões do Conselho de Executivos conduzidas pelo centro de estudos para discutir estratégias,andamento do projeto de estudos, buscando identificar as tendências de TI.

A conclusão do estudo como um todo está prevista para 2019, sendo que seus vários projetos integrados já estão fornecendo importantes resultados para o meio acadêmico e o empresarial.

“Uma das missões da Oracle é promover o conhecimento e apoiar a educação em diversas frentes. O Projeto Internet das Coisas da FGV nos trouxe ainda mais motivos para estarmos juntos e extremamente envolvidos no caminho da colaboração real entre o mundo acadêmico e corporativo”, afirmou Francislaine Muratorio, vice-presidente de Alianças e Canais, Oracle América Latina.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…