Drones para aplicação em segurança serão apresentados na DroneShow 2018, que acontece em São Paulo

Daqui a alguns dias, começa a DroneShow, uma das maiores feiras de drones do mundo. O evento reúne expositores nacionais e internacionais do segmento, fabricantes, importadores e prestadores de serviço e apresentam os grandes lançamentos do mercado de drones mundial. De 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, o público do setor poderá conhecer o que há de mais moderno no mercado. A Feira contará com 52 expositores, 70 palestrantes e 20 atividades que devem reunir cerca de 4 mil participantes.

Uma das novidades que serão apresentadas durante a DroneShow são os drones que identificam rostos, fazem leitura de placa e emitem alertas de áudio. Pensando nas cidades inteligentes, a Dahua Technology irá lançar  uma série de tecnologias embarcadas para suportar ações como perseguição e identificação de veículos suspeitos através do recurso de leitura de placas, pessoas procuradas em banco de dados por meio de reconhecimento, operações táticas de dia e de noite que já possuem câmera térmica e comunicação por meio de alto-falantes IP.

Um dos destaques será o modelo X820, que pesa cerca de 3kg e atinge a velocidade de até 54km/h. O drone é fabricado em fibra de carbono ultraleve, com capacidade para voar sob temperaturas extremas, alto-falantes para transmissão de avisos e instruções, compatibilidade com câmeras PTZ e imagens em alta definição e até térmicas. Pode ser usado quando a ação humana não é suficiente, como monitoramento de grandes áreas, onde o custo de infraestrutura de comunicação é alto, como em plantas petroquímicas, represas, usinas de energia e até no agronegócio. Também é possível ser usado em queimadas, enchentes ou acidentes de trânsito, oferecendo visão privilegiada, imagens detalhadas e informações às equipes de resgate.

Também pensando nas cidades inteligentes, a Horus irá apresentar o Verok RTK, um drone de alta potência, segurança e precisão. Sua versatilidade é o carro-chefe, pois permite a troca de câmeras e sensores de acordo com a demanda do mapeamento aéreo. As câmeras que podem ser embarcadas são: RGB, NIR, Multiespectral e Hiperespectral. Permite embarcar também o Sistema RTK/PPK da Horus. Ou seja, todo tipo de mapeamento aéreo com imagens georreferenciadas pode ser realizado com este drone. O Verok possui autonomia de até 2 horas de voo, 1,7 metros de envergadura, GSD de até 1,3 cm/pixel.

Além dos drones
Indo além dos aparelhos, a Horus irá lançar o Mappa, plataforma de processamento de imagens em nuvem, com algoritmos inteligentes e análises agronômicas, que podem ser acessados no computador, tablete ou smartphone. Por meio da plataforma será possível obter inúmeros resultados. A Santiago e Cintra também tem novidades nessa área: ela irá apresentar o novo aplicativo Android Spectra Precision Survey Mobile. Utilizado em conjunto ao receptor GNSS Spectra Precision SP60, permite realizar levantamento RTK ou pós-processados utilizando um smartphone ou tablet.

A SimActive irá revelar os detalhes do seu lançamento Correlator 3D, uma solução de fotogrametria com geração de dados geoespaciais de alta qualidade a partir de imagens aéreas e de satélite, incluindo UAVs. O Correlator 3D realiza triangulação aérea e produz modelos densos de superfície digital (DSM); modelos digitais de terreno, ortomosaicos e recursos 3D vetorizados e ainda garante um poder de processamento incomparável para suportar rápida produção de conjuntos de dados.

Notícias Relacionadas

Destaque

Autoridades chinesas exigem instalação de câmeras de vigilância dentro de casas alugadas

Na China, o medo orwelliano de um Estado “Grande Irmão” está se tornando realidade, já que os cidadãos que moram…

Destaque

Western Digital amplia portfólio para clientes de data center e nuvem

Western Digital anunciou dois lançamentos ao seu amplo portfólio de sistemas, plataformas, SSDs e unidades de memória baseados em NVMe,…

Destaque

Uber anuncia contrato com Serpro para checar dados de veículos e motoristas em tempo real

A Uber e o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, anunciaram o fechamento de contrato de âmbito nacional. Por…