Como a tecnologia auxilia a segurança das empresas

Os avanços tecnológicos trazem gradativamente inúmeros benefícios às organizações que buscam sempre a melhora do seu desempenho, agilidade em suas operações e claro, maior segurança, não só do seu patrimônio, como também de seus colaboradores. Em locais de grande circulação como em comércios, universidades ou aeroportos, por exemplo, é de extrema importância que o ambiente seja monitorado 24 horas por dia, que seja possível o controle sobre o fluxo de pessoas, a segurança de que apenas indivíduos autorizados transitem por determinados locais, e até mesmo o rápido acionamento de um responsável, caso algo suspeito seja detectado.

Diante dessas necessidades, cada vez mais empresas buscam métodos que as auxiliem a garantir um ambiente seguro. Mas para uma solução eficiente não basta apenas a instalação de câmeras de monitoramento, é preciso a implementação de projetos inteligentes, que utilize equipamentos de boa qualidade que possibilitem a captura de detalhes instantaneamente e que permita a rápida recuperação das imagens para que os responsáveis possam visualizar o que ocorreu rapidamente.

Atualmente já é possível encontrar inúmeras combinações de tecnologias para que o sistema de segurança seja muito mais efetivo. Independentemente do tamanho da companhia, sempre haverá uma solução que se adaptará às necessidades dela. No entanto, é importante avaliar a relação custo-benefício, visto que optar por soluções de baixa qualidade é um dos principais erros desse setor.

Para auxiliar no momento da escolha da solução que melhor se adequa à sua empresa, listo aqui algumas dicas:

Videomonitoramento

Utilizado principalmente para monitorar pessoas em ambientes públicos e privados, e na fiscalização do trânsito, o videomonitoramento fornece imagens em tempo real para uma central de monitoramento, permitindo que agentes tenham acesso a vários locais ao mesmo tempo. Para a eficiência dessa solução é fundamental a parceria entre o cliente e a empresa que implementará o projeto, já que será preciso fazer um diagnóstico de todo o cenário e estabelecer os objetivos do serviço e assim programar os sinais de alerta.

Biometria

Considerado um dos métodos mais seguros e eficientes no controle de acesso, este sistema vem sendo muito utilizado em organizações de diversos segmentos, desde condomínios residenciais até grandes empresas, já que é uma maneira de permitir a entrada de pessoas autorizadas pelo reconhecimento de características biológicas. Com a biometria é possível identificar a pessoa por meio do reconhecimento facial, veias da mão, impressão digital ou leitura de íris. Atualmente instituições como bancos, por exemplo, utilizam a biometria como forma de garantir a segurança, mas a tendência é que essa solução seja cada vez mais difundida, já que além de garantir segurança de maneira ágil e assertiva, também evita problemas como o esquecimento de senhas e cartões.

Vídeo Analítico

Esta solução pode ser considerada um complemento ao videomonitoramento com alguns diferenciais que fornecem ainda mais detalhes para a vigilância, permitindo a análise dos vídeos em tempo real. Assim como no videomonitoramento, é preciso estabelecer minunciosamente o objetivo da solução para que ela seja utilizada com efetividade. Na área industrial, aplicações como tracking de mercadorias, barreiras virtuais, contagem de pessoas, etc., são ferramentas de grande valia na melhoria de processos, prevenção de acidentes e redução de perdas. A própria ferramenta também é responsável por emitir sinais que alertem os responsáveis para que as medidas necessárias sejam tomadas com rapidez. O sistema ainda pode mapear a localização e o tempo de permanência de uma pessoa dentro de uma área monitorada.

O mercado de vídeo analítico está em ascensão no Brasil. Hoje a solução é utilizada até mesmo no setor varejista, auxiliando supermercados, por exemplo, a aumentarem suas vendas, uma vez que com essa tecnologia é possível identificar a reação do cliente ao ver um produto na gôndola e então decidir se ele deve estar em local com mais destaque ou se é um item que não desperta a atenção dos consumidores e então retirado de seu estoque.

Por José Luiz de Matos, diretor Comercial da região sul da Seal Telecom.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Dermalog anuncia sistema de reconhecimento biométrico para aeroportos e controle de fronteira

A Dermalog acaba de lançar um sistema de reconhecimento biométrico para aplicação em locais como aeroportos e controle de fronteira….

Segurança Eletrônica

Tecvoz lança câmera IP Wi-Fi com tecnologia Plug and Play; assista ao vídeo

A Tecvoz anuncia o lançamento de novo modelo de câmera IP Wi-Fi. O modelo TZO-CI101 conta com áudio bidirecional, tecnologia…

Destaque

Mercado de segurança eletrônica deve crescer 8% no Brasil em 2018

O setor de segurança eletrônica tem expectativas positivas para o mercado brasileiro em 2018. É o que destaca a presidente…