Videomonitoramento reforça segurança em escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro, no Espírito Santo, tem investido na segurança do ambiente escolar. Com recursos do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE), foi ampliado, nos últimos tempos, o número de câmeras de videomonitoramento nas escolas municipais.

Atualmente, 69 unidades de ensino contam com esses equipamentos, posicionados em pontos estratégicos tais como salas de aula, corredores, pátio e portões de acesso.

De acordo com a Seme, mais câmeras estão em fase de aquisição para as escolas que ainda não possuem esse dispositivo de monitoramento.

“O investimento permite que gestores escolares acompanhem o movimento da escola em tempo real, um controle eficaz no combate a violência no espaço escolar e no seu entorno, evitando ocorrências de roubos, furtos e prejuízo ao bem público”, destaca a secretária da pasta, Cristina Lens.

Para os gestores das escolas, o investimento representa um mecanismo efetivo que auxilia na segurança e na disciplina dentro do ambiente escolar.

“É de suma importância o monitoramento por meio de câmeras no ambiente escolar. Pensando nisso, o Conselho Comunitário Escolar de nossa escola, em parceria com a Seme, instalou 54 câmeras de monitoramento, incluindo as salas de aula e todo espaço interno e externo da escola”, comenta a gestora da escola municipal Maria das Vitórias Oliveira de Andrade, Maria Lina Zanon.

“Em nossa escola, já possuímos 50 câmeras e contamos com um monitor de 50 polegadas na coordenação e um monitor estático de 32 polegadas na sala da gestão, para acompanharmos os movimentos e os acontecimentos quando precisamos averiguar algum fato ocorrido, assegurando, na medida do possível, a integridade de todos que aqui estão”, frisa a gestora Neide Rachel Machado Ornelas, da escola Professor Pedro Estellita Herkenhoff.

Segurança escolar em pauta

Além da aquisição dos equipamentos de videomonitoramento para as escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), promoveu recentemente capacitação para porteiros e gestores escolares que atuam na rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte de uma série de ações para promover a segurança da comunidade escolar, aumentando a presença e melhorando a comunicação das unidades de ensino com a GCM.

E dia 11 de maio, será realizado em Alphaville, São Paulo, o evento emergencial sobre Soluções de Segurança para Escolas, com a participação de mais de 40 empresas de segurança. Se você quiser saber como tornar as escolas mais seguras, participe do evento. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site: https://revistasegurancaeletronica.com.br/escolasegura.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…