Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma câmera de segurança wi-fi

Por Flávio Losano

Investir em soluções de segurança e serviços de vigilância deixou ser um item de luxo e passou a ser uma necessidade para os moradores dos grandes centros urbanos. Quando o assunto é o bem estar de sua família, ter câmeras de monitoramento ajuda a manter a casa segura. A questão é que o avanço da tecnologia também revolucionou esse setor. As inúmeras câmeras e o cabeamento necessário deram lugar às modernas câmeras inteligentes, capazes de se conectar à Internet e facilitar a transmissão de imagens em tempo real. Contudo, antes de adquirir uma solução, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a encontrar as melhores câmeras:

Qual é a angulação da lente da câmera?

Essa preocupação é bem simples e lógica: quanto maior a abertura de ângulo da lente disponível na câmera, maior será o espaço captado pelas imagens. Modelos com uma angulação pequena na lente têm uma visão limitada e exigem a instalação de outros equipamentos para evitar pontos cegos. O ideal é adquirir câmeras cujas lentes tenham um ângulo vertical maior do que 110 graus – o suficiente para gravar um cômodo inteiro.

A instalação é mais difícil?

Muitos pensam que as câmeras inteligentes necessitam de uma instalação especial para funcionarem de forma adequada. Na verdade, sua implementação é muito simples: com o modelo plug and play, o próprio usuário consegue fazer por conta própria rapidamente. Dois pontos devem ser levados em conta. Primeiro, a definição da senha de acesso às imagens – assim como em outros locais, essa proteção deve ser pessoal e intransferível. Depois, é preciso checar a compatibilidade do equipamento com sua rede wi-fi e, claro, se a rede consegue alcançar o posicionamento da câmera em toda a casa.

Como faço para visualizar e armazenar as gravações?

Diferentemente das câmeras tradicionais, que necessitam de cartões de memória e não possuem recurso de transmissão em tempo real, as câmeras wi-fi possuem compatibilidade com dispositivos móveis por meio de aplicativos, permitindo que o usuário possa ver a gravação de forma instantânea em qualquer lugar. Além disso, é possível armazenar as imagens coletadas diretamente na nuvem, facilitando o backup e até o download caso seja necessário.

É muito caro contratar câmeras inteligentes?

Se levarmos em conta apenas o preço da câmera, a versão wi-fi é mais cara do que as câmeras tradicionais utilizadas em sistemas de monitoramento. Entretanto, as empresas oferecem diferentes planos de utilização com custos bem mais vantajosos e justos, permitindo que as pessoas paguem apenas pela quantidade utilizada. Há planos que contemplam apenas um dia, enquanto que há opções de contratar esses equipamentos por um ano completo. Assim, o valor depende da necessidade e do período desejado pelo usuário.

Flávio Losano é Gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV).

Notícias Relacionadas

Destaque

Torres, drones, reconhecimento facial, bloqueios, pente-fino na areia: tudo sobre o esquema de segurança do show de Madonna

O esquema de segurança para o show de Madonna em Copacabana no sábado (4) já sendo colocado em prática. O…

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…