Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso de colaboradores, visitantes e clientes mais segura, eficiente e confiável em todas as áreas aeroportuárias

O ecossistema aeroportuário é complexo e inclui muitos stakeholders: passageiros, companhias aéreas, órgãos governamentais e prestadores de serviços terceirizados. À medida que aumenta o número de stakeholders em um aeroporto, aumenta também o potencial de riscos de segurança. Por isto, nos últimos anos, os aeroportos têm reforçado a segurança para reduzir o risco de ameaças internas e existem regras associadas à verificação de antecedentes e gestão de crachás, que exigem atualização constante para que se mantenham em compliance com todos os padrões e requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), sob pena de multas pesadas.

“Centenas a milhares de colaboradores trabalham e acessam áreas sensíveis dentro de um aeroporto todos os dias e é imprescindível realizar verificações completas de seus antecedentes de conceder-lhes acesso a zonas seguras. Mas esta tarefa é muitas vezes uma tarefa complexa e não há uma solução que sirva para tudo”, afirma Michel da Silva, diretor em Desenvolvimento de Negócios da Genetec para América Latina.

Segundo ele, existem sistemas sofisticados de gestão de banco de dados integrado (IDMS), que podem agilizar a verificação de colaboradores e gerenciar o controle de acesso, mas eles são excessivamente complexos, caros e difíceis de implementar. “Como resultado, aeroportos de todos os tamanhos dependem de uma combinação de diferentes sistemas, o que limita sua capacidade de modernização, resultando muitas vezes no uso de papel e caneta para guardar registros confidenciais em arquivos”, explica Silva. Porém, em vez disso, os aeroportos podem se beneficiar de uma solução unificada que pode fazer a gestão de vários tipos de dados a partir de um único local, de forma simples e acessível, garantindo compliance com os protocolos de crachás.

Erros humanos e sistemas baseados em papel levam a vulnerabilidades

A ANAC pode comparecer a qualquer momento para solicitar uma auditoria, e um signatário autorizado pode ligar para solicitar atualizações nas credenciais de seus colaboradores. Ter acesso à informação certa no momento certo é crucial. Porém, administrar a papelada pode ser um processo desgastante para a equipe de segurança, que está sujeita a erros humanos, que podem gerar vulnerabilidades nos sistemas de segurança.

“Basta um crachá perdido em mãos erradas para ocorrerem transtornos, mas é fácil pular também acidentalmente uma seção do formulário, arquivar algo na pasta errada ou perder um documento. Pequenos erros como esses podem se tornar um grande problema se informações importantes não forem encontradas durante uma auditoria”, comenta Silva.

Além disso, os arquivos em papel são menos seguros. Informações pessoais, como números de documentos pessoais e endereços residenciais, estão visíveis para qualquer pessoa que acesse o arquivo. Arquivos criptografados e digitalmente assinados são menos vulneráveis a olhares indiscretos. “Ao usar um sistema digital, o software do aeroporto pode solicitar que os usuários preencham as informações faltantes antes de emitir um crachá. O sistema foi projetado para garantir que os registros sejam armazenados com segurança e possam ser facilmente consultados quando necessário”, detalha Silva.

Para melhorar os processos de crachás aeroportuários, é possível ainda usar uma solução com automação e notificações inteligentes. Dessa forma, podem ser configurados relatórios automatizados para alertar a equipe de segurança quando as autorizações dos membros da equipe expirarem e receber notificações quando os direitos de acesso precisarem ser atualizados devido às mudanças no status dos colaboradores – ou quando os crachás não forem devolvidos no prazo.

Quando novos crachás forem emitidos, o sistema pode alertar automaticamente os signatários autorizados sobre a nova solicitação. Em vez de ligar para a oficina de crachás para verificar o pedido, os gerentes podem fazer login em um portal e conferir em que etapa do processo as pessoas estão. O faturamento também é simplificado. Os relatórios automatizados listam quantos crachás foram emitidos, para quem e quando. É fácil e rápido também ver o número de crachás que não foram devolvidos e o que está prestes a expirar.

A solução: uma plataforma de crachás unificada, segura e simples

O novo Plugin Solução para Crachás Aeroportuários Genetec™ é uma solução completa, econômica, é simples e fácil para os aeroportos implementarem, pois automatiza as verificações de antecedentes e minimiza o potencial de erro humano no processamento manual, sem todas as complexidades de um grande Sistema Integrado de Gerenciamento de Banco de Dados (IDMS, na sigla em inglês).

“Esta solução está diretamente conectada ao Sinergis™, nosso sistema de controle de acesso e, ao simplificar todo o processo de identificação em um sistema interconectado, automatiza os processos de segurança e garante que o atendimento de requisitos de auditoria e compliance definidos pelas autoridades”, ressalta Silva. A nova solução para aeroportos também tem um portal no qual os solicitantes de crachás podem se auto registrar, o que alivia a carga de trabalho para agentes confiáveis e funciona como uma ferramenta de gestão para insights e relatórios em tempo real. A solução simplifica o gerenciamento de crachás, desde a criação até a numeração deles. Facilita também as migrações a importação de credenciais e sincronia com os canalizadores de aviação designados, incluindo AAAE e Telos ID.

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