Soluções contra incêndio: 5 curiosidades sobre sistemas de detecção e alarme de incêndio

Um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio precisa ser confiável. Para isso, além de escolher as soluções contra incêndio adequadas para o seu ambiente, você precisa conhecer alguns pontos importantes. Existem diversos tipos de detectores de incêndio, esses sistemas variam em suas funções, sendo mais simples ou complexos. Eles podem ser compostos apenas por detectores de fumaça, acionadores manuais, avisadores sonoros e/ou visuais, como também ter integração com sistemas de alarmes por voz e detecção de incêndio baseada em vídeo.

Antes de entrar no assunto das soluções contra incêndio e seus componentes, precisamos reforçar a importância de consultar profissionais capacitados que conheçam as normas de segurança contra incêndio e façam o correto dimensionamento dos dispositivos de acordo com as áreas da edificação antes de realizar a instalação de sistemas de prevenção e combate a incêndio para que sejam eficazes. Conheça agora alguns pontos que separamos para aumentar seus conhecimentos sobre esse tema.

1. Função das soluções contra incêndio

sistema de detecção e alarme de incêndio da Bosch trabalha para proteger a vida dos ocupantes de edificações e áreas de risco, fornecendo soluções para a prevenção e combate a incêndio por meio de sistemas que resultam em uma evacuação segura do ambiente, a partir de avisos sonoros e/ou visuais que sinalizam o evento.

Você também pode gostar de ler sobre sistema de controle de acesso.

2. Dispositivos e produtos que compõem as soluções contra incêndio

A base de um Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio é o painel de alarme de incêndio que gerencia dispositivos, tais como: detectores de fumaça, detectores de temperatura, detectores combinados (fumaça/temperatura), acionadores manuais (botoeiras), módulos de entrada (monitor), módulos de saída (relés) e sirenes/estrobos. Todos eles conectados ao painel por meio de circuitos elétricos dedicados.

3. Funcionamento do sistema

O princípio de funcionamento de um sistema de alarme de incêndio ocorre por meio de detectores ou acionadores manuais – no caso dos detectores, o incêndio é identificado automaticamente, enquanto manualmente ele se dá quando uma pessoa identifica o incêndio e ativa os acionadores.

A partir da detecção automática ou manual, o painel recebe a informação e inicia uma série de ações previamente configuradas, com o intuito de informar aos operadores do sistema e aos ocupantes da edificação quais ações executar, minimizando assim os danos causados pelo fogo ou mesmo extinguindo-o.

Essas ações podem ser simples, como a indicação do local da ocorrência no painel de incêndio, o acionamento de sirenes ou combinadas, quando elas acontecem com medidas para minimizar a situação, como: desligar o sistema de ar-condicionado para a fumaça não se espalhar para outros ambientes e liberar portas e catracas do controle de acesso para que os usuários da edificação possam abandonar o local rapidamente.

Conheça mais sobre soluções inteligentes para a Indústria 4.0.

4. Normas e especificações que regulamentam as soluções contra incêndio

Para que a prevenção e combate a incêndios tenha maior eficácia e confiabilidade, os sistemas de detecção e alarme devem seguir algumas normas, como a NFPA 72 (americana), a EN-54 (europeia) e a NBR 17240 (brasileira), relacionadas ao projeto, instalação, operação e manutenção do sistema.

Além disso, o planejamento é de extrema importância e, antes da instalação das soluções contra incêndio, um profissional, bacharel em Engenharia com CREA válido, que tenha especialização na área, precisa considerar a área de ocupação, cargas de incêndio e pé direito do ambiente.

Após o dimensionamento do sistema, os circuitos são projetados com base na quantidade de dispositivos suportados pelo painel utilizado e o comprimento máximo do mesmo, variando de acordo com cada modelo. A Bosch possui um software de validação do projeto, Safety Systems Designer, no qual o projetista insere os dados citados anteriormente para gerar de maneira automática a lista de equipamentos necessários, com seus limites, especificações técnicas dos dispositivos selecionados e um diagrama unifilar do sistema.

5. Sistemas integrados que auxiliam na detecção rápida de forma confiável

Além de detectar incêndios, as soluções integradas com sistema de alarme por voz, detecção por vídeo e diagnóstico remoto podem ser utilizadas no monitoramento do processo fabril, auxiliando em operações e situações críticas na indústria e em alguns edifícios, como centros comerciais, hotéis, aeroportos e universidades.

Por isso, a Bosch oferece soluções contra incêndio que vão além de simples detectores de fumaça e acionadores manuais. Ao integrar produtos, como a detecção de incêndio por vídeo AVIOTEC IP starlight 8000, a integração de alto nível com o sistema evacuação por voz Smart Safety Link e o Remote Portal, o resultado é um controle mais eficaz da situação, além da redução do tempo de resposta, essencial para salvar vidas.

Notícias Relacionadas

Destaque

Congresso ISC Brasil vai reunir gestores de segurança e autoridades para debater soluções para integração entre segurança pública e privada

Evento acontecerá dentro da ISC Brasil, que será presencial e realizada de 21 a 23 de setembro, no Expo Center…

Destaque

Empresas de diferentes setores usam Genetec Mission Control para apoiar decisões nos procedimentos de inspeção de funcionários e visitantes

Isto porque o mecanismo de automação de segurança pode ser usado para estabelecer procedimentos de inspeção padronizados e eficientes para…

Destaque

Webinar: descubra a tecnologia multissensor de cobertura omnidirecional com a Illustra Pro Gen4

A Johnson Controls anuncia a realização de um encontro virtual para apresentar a tecnologia multissensor motorizada das câmeras Illustra Pro…