Segurança cibernética: Huawei lança a primeira solução MRP para data centers com duas linhas de defesa e seis camadas de proteção

Ataques de ransomware podem gerar prejuízos irrecuperáveis. Whitepaper da consultoria IDC com as melhores práticas de prevenção está disponível

A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, apresentou no Mobile World Congress (MWC) 2023, que aconteceu no final de fevereiro em Barcelona, Espanha, a primeira solução de proteção multicamadas contra ransomware com base na colaboração de armazenamento em rede. A nova solução é voltada para data centers e é pioneira no mercado.

Relatório recente do IDC, chamado “Building Resilience Against Ransomware with a Multi-Layer Network, Storage, and Data Protection Architecture” (“Construindo resiliência contra ransomware com uma arquitetura de rede multicamadas, armazenamento e proteção de dados”), patrocinado pela Huawei, definiu sistematicamente as melhores práticas para sistemas de proteção multicamadas contra ataques de ransomware.

Durante os ataques, hackers criptografam os dados dos usuários e restringem o acesso aos mesmos, obrigando as vítimas a pagar resgate para desbloqueá-los. Eles podem causar a interrupção de serviços e danos incalculáveis aos negócios. Os ataques, no geral, possuem algumas características em comum:

• As versões de software são extremamente diversificadas. O número de variantes de ransomware aumentou em 98% entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, tornando muito difícil detectar e reagir a ataques novos de forma rápida e eficaz.

• O ransomware se espalha rapidamente, deixando pouco tempo para os administradores reagirem quando uma ameaça começa. A Microsoft descobriu que o ransomware pode penetrar em um sistema e obter permissões em apenas 45 minutos.

• As empresas sentem o impacto de forma mais intensa do que outros usuários, pois normalmente leva muito tempo para restaurar os serviços após uma ocorrência. O relatório técnico da IDC mostra que o tempo médio de inatividade é de cinco dias e mais de 46% das organizações que pagam resgate não conseguem restaurar seus dados completamente.

Essas circunstâncias demandam soluções urgentes de proteção de ponta a ponta mais eficazes, visto que as tradicionais simplesmente não conseguem competir com esses desafios.

A solução inovadora da Huawei busca corrigir esses problemas, pois atua em várias camadas (MRP) e com funções de proteção de dados baseadas na colaboração entre armazenamento e rede. Suas três funções principais (detecção de armazenamento de rede, resposta de armazenamento de rede e recuperação de armazenamento de rede) são capazes de prevenir melhor a criptografia e o roubo de dados do que as soluções concorrentes.

Principais características:

• A solução MRP usa um sistema de duas linhas de defesa e seis camadas de proteção para aumentar a segurança dos sistemas de TI e fornece criptografia de ponta a ponta no nível de armazenamento para bloquear efetivamente o roubo de dados.

• Graças às equipes de proteção de ransomware e aos serviços de segurança líderes do setor da Huawei, seu mecanismo de detecção da associação armazenamento de rede também é 99,9% preciso (de acordo com o relatório da CNCTC), automatizando a detecção de ameaças.

• A solução MRP da Huawei fornece a velocidade de recuperação mais rápida do setor, de até 172 TB/hora, e usa instantâneos seguros para recuperar os serviços em segundos. Seu armazenamento offline também lida com o bloqueio de serviço de longo prazo após a criptografia de dados, reduzindo drasticamente o tempo de recuperação.

Michael Qiu, Presidente de Marketing Global de Data Centers e Vendas de Soluções da Huawei Enterprise, explicou: “O ransomware se tornou uma das ameaças mais sérias para as empresas em todo o mundo. No ano passado, a Huawei lançou a solução de armazenamento de quatro camadas, que ajudou muitos clientes a derrotar ataques. Esse ano, nossa nova tecnologia de proteção contra ransomware multicamadas (MRP), baseada na colaboração armazenamento-rede, fortalece a proteção. Ele minimiza o impacto de ataques em empresas, oferecendo até mesmo tempo zero de inatividade dos serviços”.

Duncan Brown, Vice-Presidente de Enterprise Research Europe da Consultoria IDC, disse: “Acreditamos que chegou a hora de elevar as estratégias a uma abordagem multicamadas que inclui uma combinação de tecnologias de infraestrutura, como armazenamento e rede, treinamento de conscientização sobre segurança e uma atualização frequente de endpoint e segurança de rede. Esta é a melhor defesa contra ransomware”.

Para baixar o estudo da Consultoria IDC, visite: https://e.huawei.com/en/solutions/data-center/multi-level-data-center/mrp

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…