Os perfis ONVIF e o novo protocolo de vídeo ONVIF Profile T

Por Thiago Vasconcelos

Em setembro de 2018 um novo protocolo de vídeo foi lançado pelo Forum ONVIF: o ONVIF Profile T (Perfil T). Mas o que é o ONVIF? ONVIF é o Open Network Video Interface Forum, que na tradução significa: “Fórum Aberto de Interface de Vídeo em Rede”. É uma organização privada, internacional e independente que foi criada pela Axis, Bosch e Sony em 2008 com o objetivo de criar um protocolo padrão de interoperabilidade entre dispositivos de áudio e vídeo com softwares. Atualmente o ONVIF possui 486 fabricantes membro. O Comitê- Diretor é composto pelos seguintes fabricantes: Axis, Bosch, Honeywell, Pelco Schneider Electric e Sony.

Os perfis ONVIF, que também podem ser chamados de protocolos, completaram 10 anos e evoluíram de tal forma que praticamente todos os softwares abertos já são compatíveis com eles. Atualmente, quase todos os fabricantes de hardware implementam Profiles ONVIF em seus produtos de áudio ou vídeo, inclusive os nacionais. Para que os recursos do Profile funcionem, o dispositivo de áudio ou vídeo e o respectivo software devem ser compatíveis com o Perfil (protocolo).

Mais de 10 mil dispositivos já são compatíveis com Profiles ONVIF. A lista completa pode ser verificada no site onvif.org. É mais rápido, prático e barato configurar uma câmera IP ou encoder via ONVIF no software do que desenvolver uma integração por dispositivo. Atualmente temos 6 perfis ONVIF em operação, que são: A, C, G, Q, S, e T.

O Perfil ONVIF mais conhecido mundialmente é o “S”, que possibilita que os recursos convencionais de uma câmera sejam compatíveis com o software de monitoramento sem necessidade de desenvolver uma interação via API. Alguns recursos implementados neste profile são: parâmetros de visualização, parâmetros de gravação, compatibilidade com codecs de compressão padrões de mercado (MJPEG, MPEG4 e H.264) e utilização do PTZ de câmeras móveis.

O Profile G foi lançado em junho de 2014 e permite a integração da câmera ou encoder com o software e a utilização do recurso de gravação denominado edge storage (gravação na borda). Este recurso permite armazenamento e recuperação dos vídeos com ou sem áudio diretamente na câmera, gerenciado via software, sem necessidade de NVR ou servidor.

O Profile Q, que foi lançado em julho de 2016, é um Perfil que permite configuração rápida da câmera ou encoder (quick installation), fácil descoberta de dispositivos na rede (network discovery) e controle dos dispositivos via software. A integração desses recursos via ONVIF é importante, pois elimina a necessidade de configurar a câmera via WEB, otimizando o tempo na implantação do sistema. Este Perfil ainda não foi amplamente difundido e apenas 10 fabricantes implementaram, totalizando 138 dispositivos conformes.

O Profile C, lançado em dezembro de 2013, é um protocolo de controle de acesso básico, que permite a integração via ONVIF de controladoras e/ou leitores com softwares. É um protocolo relativamente novo, onde apenas cinco fabricantes de hardware desenvolveram produtos compatíveis com ele. A Axis e Dahua são as que atuam no Brasil e possuem hardware compatíveis com este Perfil de controle de acesso. Este ainda não é tão conhecido como o Profile S, que já é amplamente difundido em videomonitoramento. Dessa forma, outros protocolos predominam no mercado de controle de acesso, como Wiegand e OSDP.

O Profile A também é um protocolo de controle de acesso e foi lançado em junho de 2017. É avançado para este nicho, em comparação com o Profile C, e integra alguns recursos adicionais, como: status de dispositivo, configuração de regras de acesso, configuração de credenciais e agendamentos. Dessa forma, o Profile A complementa o Profile C, tratando-se de controle de acesso.

O Profile T é um Perfil de streaming de vídeo avançado, lançado em setembro de 2018, que complementa o Profile S e possui diversos novos recursos, como:

Permite a integração dos analíticos de vídeo entre a câmera e o software por meio de metadados e imagens.

Suporta áudio bidirecional.

Suporta configuração de parâmetros de imagens.

Suporta compressão H.265 e H.264.

Suporta configuração de alarmes de detecção movimento (motion detection) e alarmes de intrusão (tampering).

Permite conexão entre software e hardware via HTTPS (protocolo de comunicação criptografado).

A integração de analíticos de vídeo é importante, pois atualmente, quando utilizamos uma câmera IP via Profile S, os analíticos de vídeo são “perdidos” e não funcionam no software, mesmo a câmera possuindo analíticos embarcados nativamente. Sem o Profile T implementado o cliente paga pela câmera com os analíticos e não pode utilizá-los, a não ser que a integração dos analíticos da câmera seja realizada via API, por meio da parceria entre o fabricante do hardware e do software VMS (Video Management System) ou PSU (Plataforma de Segurança Unificada).

Por ser um Perfil novo, com base em informações no próprio site do ONVIF, apenas o VMS da AxxonSoft, o Next VMS, possui compatibilidade com o Profile T. Dessa forma, os demais softwares terão de correr para acompanhar a AxxonSoft e compatibilizar seu software com este novo Profile.

Quanto as câmeras ou encoders, com base no site do ONVIF, há 522 produtos compatíveis com o novo Profile T. Seguem a lista dos fabricantes que já possuem soluções compatíveis com este protocolo: ACTI, Avigilon, Axis, Bosch, Dahua, Dynacolor, Eneo, Flir, Hikvision, Honeywell, Infinova, Pelco, Sony, TRENDnet e Uniview.

E aí, quais serão os próximos softwares e fabricantes de hardware a compatibilizarem seus produtos com o novo ONVIF Profile T? Os que realizarem esta integração, permitirão a utilização dos recursos da câmera de forma mais plena, viabilizando a utilização dos analíticos de vídeo no software, entre os outros recursos citados. As referências das informações no presente artigo encontram-se em documentação oficial baixada do site onvif.org.

Thiago Vasconcelos
CEO, Projetista, Consultor e Instrutor da Primustech, possui mais de 19 certificações internacionais, é Bacharel em Sistemas de Informação com experiência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desde 2004 e Segurança desde 2011, com foco em Plataforma de Segurança Unificada. Possui diversas premiações da Microsoft e Petrobras.
E-mail: thiago@primustechglobal.com.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Johnson Controls apresenta as novas câmeras Illustra Pro com tecnologia WDR inteligente

A Johnson Controls aumentou a família de câmeras Illustra Pro com o lançamento da mini-dome Illustra Pro. A novidade incorpora…

Em Foco

Em Foco Genetec: Ampliação do leque de verticais

Somente em 2018, a Genetec registrou o dobro em vendas em relação ao ano anterior, e neste ano já apresenta…

Destaque

ISS apresentará tracking de acesso durante a ISC 2019

Líder no desenvolvimento de sistemas de vigilância de segurança e vídeo analíticos, a ISS anuncia sua participação na ISC 2019,…