Estado de New York proíbe reconhecimento facial nas escolas

O estado de Nova Iorque proibiu temporariamente o uso de reconhecimento facial e outras tecnologias biométricas nas escolas até 1º de julho de 2022 ou até quando estudos conclusivos garantam que ferramentas desse tipo sejam seguras. O receio é que esta tecnologia seja uma ameaça à privacidade por disponibilizar informações pessoais para uso de terceiros.

Outro problema é a identificação errônea de pessoas, como explica Vivaldo José Breternitz, professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Segundo ele, os erros de reconhecimento facial são comuns no caso de mulheres, crianças e pessoas não branca.

“O uso de ferramentas de reconhecimento facial vem sendo combatido pelos danos que elas podem gerar, por exemplo, apontando um inocente como alguém procurado pela justiça”, afirma ele. Segundo a revista Forbes, o Office of Information Technology e o Education Department, órgãos responsáveis por Tecnologia da Informação e Educação no estado, serão os responsáveis por conduzir esses estudos, devendo estudantes e seus pais serem ouvidos.

O professor lembra que a proibição foi definida em função de protestos surgidos após se tornar público que o distrito escolar de Lockport City estava utilizando reconhecimento facial em todas as escolas que atendiam alunos das doze primeiras séries. O que se acredita agora é que outros governos passem a adotar a mesma postura.

“De qualquer forma se espera que a tecnologia, por apresentar falhas em seu estado atual, não seja simplesmente abandonada, deixando a sociedade de ser beneficiada pelos aspectos positivos de seu uso, quando eliminadas essas falhas”, complementa o professor.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…