Já imaginou dar aquela conferida na casa enquanto está em viagem? Acompanhar os filhos a qualquer momento enquanto está no trabalho? Ou ainda ver os pets que ficaram em casa?
Principalmente no período de festas como o Natal e Ano Novo, ter em casa um sistema de segurança é uma preocupação que faz cada vez mais parte da vida da população. O investimento em monitoramento residencial é uma das formas de agir para o bem estar. Pensando nesse público e nas necessidades que envolvem o dia a dia, as câmeras estão em constante evolução.
Em 2019, uma pesquisa mostrou que 69% dos serviços prestados por instaladores foram para segurança residencial, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Segurança (Abese). Com o aumento da demanda e o investimento em melhorias, a população conta com uma diversidade de equipamentos e tecnologias, que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de monitoramento.
As empresas desenvolvem câmeras com ou sem fio, imagens em alta resolução, de fácil instalação, sensores de movimento e calor, acompanhamento de onde estiver por meio de uma conexão wi-fi e conectividade com o celular.
Essa foi a solução encontrada por Kener Moreira para monitorar a casa durante suas viagens, que são frequentes. “Decidi investir na câmera por ter uma instalação prática, não precisar de instaladores e por conseguir colocar em qualquer local da casa. Sendo assim, consigo viajar tranquilamente e acompanhando tudo” explicou.
As câmeras sem fio já não são novidade, mas estão se popularizando e oferecem o monitoramento em tempo real.“O mercado de câmeras IP veio para ficar. O crescimento será mais de 50% na procura desse equipamento nos próximos anos, principalmente para residências e lojas menores.
“A expectativa de vendas desse equipamento é de 30% a 40% devido sua fácil instalação e utilização. Principalmente para o monitoramento de idosos e crianças”, ressaltou Frederico Cunha, CEO do Grupo Everest, uma das maiores redes de distribuição de equipamentos de segurança do Centro-Oeste.
A empresa percebeu nos últimos anos uma popularização do equipamento com o aumento significativo na procura de câmeras para monitoramento residencial.