Monitoramento interno para redução de riscos e perdas proporciona maior segurança nos processos

Projeto de segurança colaborou para o monitoramento da qualidade e eficiência dos processos da empresa

Por Fernanda Ferreira

A JSL é uma empresa líder em logística rodoviária no Brasil. A companhia está no mercado há 66 anos e atua em sete países através de seus mais de 26 mil colaboradores. Devido a sua ampla experiência, a JSL está presente em mais de 16 setores da economia através dos seus clientes, como: agronegócio, automotivo, mineração, siderurgia, alimentício e químico.

Uma de suas operações intralogísticas fica na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Por lá, é realizado um trabalho minucioso de logística interna e uma das grandes preocupações da JSL era com a segurança em seus processos e as pessoas envolvidas na operação.

“Precisávamos de um projeto de segurança que contemplasse o monitoramento dentro dos nossos armazéns e a prevenção de acidentes. A ideia é identificar qualquer anormalidade e quebra de procedimentos e assim tratar esses potenciais desvios e incidentes antes que se tornem uma grande ocorrência”, explicou Ricardo Wauke, coordenador de operações da JSL.

O Grupo Macor foi a empresa escolhida para realizar todo o projeto de segurança e a integração das soluções. Ao todo, foram instaladas cerca de 90 câmeras na região perimetral e na área de entrada e saída de equipamentos, para monitorar a qualidade e eficiência dos processos. As soluções utilizadas – câmeras, DVRs e roteadores wireless – são da fabricante Intelbras e toda a parte de infraestrutura de cabos da empresa DNI.

“Foi um projeto muito desafiador para nós, porque foi preciso seguir uma série de protocolos e restrições que normalmente não acontecem em uma planta comum. Foi necessário, por exemplo, montar toda a infraestrutura do zero, sem utilizar nada que já tinha no local; também não podíamos usar nenhum recurso que conectasse com a internet, devido a política de vazamento de imagens que o cliente exige, então todo o projeto foi realizado com câmeras Full HD ao invés de IP, para evitar qualquer risco, além de um potente armazenamento local. Também foi preciso ter atenção máxima com as regras de segurança, EPIs, desde a utilização de capacetes, óculos e luvas até a inspeção de todas as nossas ferramentas e equipamentos, e nossa equipe técnica realizou um curso e treinamento sobre como trabalhar junto com produtos químicos, devido a natureza da instalação.

Outro desafio foi a necessidade de atuarmos todo tempo em altura, uma vez que todas as câmeras foram fixadas a cerca de 9 metros do chão, o que exigiu trabalharmos com máquinas de plataforma elevatória, entre outras limitações. Foi uma experiência diferente, que exigiu bastante da equipe técnica e de planejamento, mas trouxe um excelente resultado final”, falou Fernando Lanera, engenheiro de tecnologia de soluções do Grupo Macor.

Resultado do Projeto

O que começou com um projeto de monitoramento de processos internos, se tornou uma vigilância de segurança de riscos e perdas. “O slogan da JSL é “ENTENDER PARA ATENDER” e o Grupo Macor realmente compreendeu essa premissa. Nem sempre o que foi previsto no início do projeto é como será no final, porque podem ocorrer alterações, e a Macor conseguiu identificar pontos que não tínhamos planejado, como no ponto de monitoramento de riscos. Eles poderiam ter só seguido o projeto, mas fizeram muito além, conseguiram chegar e propor melhorias, mudanças na quantidade e tipo de câmeras, e isso foi muito positivo para ambas as empresas, desde o início até a fase final do projeto”, falou Ricardo Wauke.

“Nosso objetivo é entender a necessidade dos clientes e posicionar o Grupo Macor como integrador de soluções, ser um parceiro estratégico para projetos exclusivos e personalizados de tecnologia”, finalizou Thiago Pavani, diretor comercial e marketing do Grupo Macor.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…