Mais de 38 mil câmeras de segurança serão instaladas em escolas de Fortaleza

Escolas de ensino fundamental e centros de educação infantil de Fortaleza receberão nos próximos meses a instalação de 38.688 câmeras de videomonitoramento. As imagens serão monitoradas por órgãos de segurança para identificar autores de crimes ocorridos dentro das unidades de educação.

Já neste mês, as primeiras 60 escolas começam a receber os equipamentos, conforme a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, o parque escolar da rede municipal é formado por 573 unidades. O custo da contratação do circuito fechado de televisão é de R$ 3,9 milhões.

“A instalação do sistema será iniciada nas unidades escolares mais vulneráveis, a partir de levantamento realizado pela Célula de Segurança Escolar e Inspetoria de Segurança Escolar, da Guarda Municipal”, afirmou a secretaria. A instalação dos equipamentos acontecerá de forma gradativa e em caráter piloto, “visto que a empresa contratada está elaborando os projetos necessários”. A secretaria não repassou a lista de escolas da primeira etapa.

Ações criminosas em escolas

A pasta acrescenta que o sistema será acompanhando, em tempo em real, “pelos gestores, com o apoio dos órgãos de segurança do município e Estado em eventuais ocorrências”. Para Ricardo Luiz Oliveira, especialista em segurança eletrônica, as câmeras têm potencial de reduzir ações criminosas dentro e no entorno das escolas.

Com a gravação remota das informações na nuvem, não são necessários equipamentos físicos para manter as imagens. “O que acontecia era de criminosos entrarem no estabelecimento e não se preocuparem com as consequências porque também roubavam o aparelho, levavam as imagens junto. Hoje, começa a ficar mais difícil. Eles veem que não adianta mais levar”, explicou Ricardo Luiz.

Em Fortaleza, as câmeras de segurança serão do tipo IP, que possuem um servidor interno capaz de enviar imagens para a nuvem por meio de uma rede interna ou pela internet. Segundo o especialista, a qualidade delas é superior à de outros modelos, sendo possível visualizar melhor rosto de pessoas e, dependendo da resolução, placas de veículos.

Segurança preventiva

A Secretaria Municipal da Educação destaca que o trabalho preventivo nas escolas também ocorre com viaturas e equipes treinadas que prestam assistência, patrulhamento ostensivo e rondas diárias, “em ação contínua”.

Os trabalhos são realizados através da Célula de Segurança Escolar, em conjunto com a Inspetoria de Segurança Escolar. “Além disso, as unidades contam também com monitores de acesso, vigilância patrimonial e porteiros noturnos”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…