ISC Brasil 2017 abre 12ª edição com presença de autoridades de segurança pública e privada

A ISC Brasil – 12ª Feira e Conferência Internacional de Segurança abriu suas portas nesta terça-feira, dia 18, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, considerado referência para o setor, reúne 150 expositores das áreas de Segurança Pública, Segurança Eletrônica, Segurança Privada e Detecção, Prevenção e Combate ao Incêndio. A expectativa é de que de mais de 15 mil visitantes passem pelo evento durante os três dias de feira.

“O ambiente de negócios está propício, pois a segurança é o setor que permeia diferentes segmentos da economia. A ISC Brasil oferece as ferramentas para as empresas e é o parceiro ideal para auxiliar a desenvolver e fazer crescer ainda mais o mercado no país”, ressalta o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octavio de Almeida na abertura da ISC Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, Sérgio Turra Sobrane; o secretário Municipal de Segurança Pública de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira; Coronel Marco Antônio Nunes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG); Pedro Duarte, presidente da Associação Latinoamericana de Segurança (ALAS Internacional); Ricardo Lerner, diretor titular do Departamento de Segurança da Fiesp; Tatiana Pereira Diniz, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (Abseg), e Francisco de Assis Condini, presidente do Sindicato das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança do Estado de São Paulo (SIESE-SP).

A ISC Brasil prossegue até a próxima quinta-feira, dia 20. O evento apresenta soluções para usuários finais corporativos, como bancos, construção civil, indústria, meios de hospedagem, além de transporte e logística como aeroportos, concessionárias de rodovias. O evento também conta com eventos simultâneos destinados à capacitação e qualificação técnica para profissionais da área, como o Congresso ISC Brasil. São fóruns, palestras, seminários e atividades práticas que somarão mais de 100 horas de conteúdo educacional intenso voltado aos profissionais do setor segurança.

“A ISC Brasil se preocupa com conteúdo educacional de qualidade, de formação para o visitante. O setor de segurança privada, por exemplo, está num momento de transformação e é necessário oferecer capacitação para que o profissional se atualize”, salientou Tatiana Pereira Diniz, presidente da Abseg.

Os eventos de conteúdo do Congresso ISC ocorrem de maneira simultânea, com a realização da Cúpula de Integradores, Fórum de Segurança dos Municípios, Congresso SIA, II Seminário ABSEG de Segurança, Seminário Frente Parlamentar Mista de Segurança contra Incêndio e Seminário de Gestão em Operações de Shoppings Centers Segurança.

A programação completa dos eventos de conteúdo da ISC pode ser consultada em congressoiscbrasil.com.br.

ISC Experience simula diversos ambientes e soluções em segurança

Uma das novidades da edição de 2017 da feira é a ISC Experience, onde o público pode vivenciar situações e conferir na prática como funcionam algumas das inovações tecnológicas desenvolvidas pelas empresas para o setor e segurança. Um posto de gasolina, um ambiente industrial, um hotel, a praça de uma universidade e uma boate são os cenários da ISC Experience.

O visitante pode conhecer em um cenário de posto de gasolina como funciona o Projeto Luz Azul, uma parceria público-privada que está sendo implantada em estabelecimentos da cidade de Campinas (SP), por meio da qual o setor privado se responsabiliza pela instalação de câmeras de segurança e a contrapartida fica por conta do setor público, responsável pelo monitoramento das imagens e de coibir, de forma mais ágil, a ação dos criminosos, por exemplo. A iniciativa é inspirada na experiência bem sucedida da cidade norte americana de Detroit, que sofria com uma epidemia de assaltos em postos de gasolina. Após a implantação do Green Light, como foi chamado o projeto nos EUA, que viabilizou a instalação de câmeras de segurança, cujas imagens são monitoradas pela polícia, em apenas um ano os assaltos a postos de gasolina registraram redução de 40% e aumento nos negócios entre 5 e 15%. No Brasil, o Projeto Luz Azul vem sendo conduzido pela Genetec.

Ainda no espaço, o visitante da ISC pode conhecer o projeto pioneiro do Hotel Gran Marquise Fortaleza (CE), que monitora a orla da praia de Mucuripe, onde está instalado, e as imagens são acompanhadas em tempo real pela Polícia Militar, em um formato de parceria público privada. Outros hotéis estão aderindo ao formato para que toda a orla fique coberta, oferecendo mais segurança aos hóspedes.

Após uma pesquisa revelar que quase metade dos brasileiros (49%) se sente inseguro e não sabe como reagir em uma situação de emergência como o incêndio, a Honeywell Fire Experience simula na ISC um ambiente que proporciona ao visitante observar as diversas variáveis de comportamento e tecnologia que podem ajudar a salvar vidas.

Um ambiente industrial também foi montado no espaço da ISC Experience para mostrar as diferentes soluções em controle de acesso, vídeo, prevenção e combate a incêndio, intrusão, automação e cabeamento que podem ser adotadas pelas indústrias do futuro. As tecnologias apresentadas são da Safe 1 e UTC Onity.

Por fim, o espaço traz a experiência da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que investiu em drone para reforçar a segurança da população universitária e da comunidade local.  O sistema possibilita o monitoramento do campus Recife e do seu entorno, com imagens compartilhadas com a polícia e, além de coibir a criminalidade, também auxiliará em ações da instituição de ensino em áreas como infraestrutura, planejamento e comunicação. A universidade conta com um totem interativo, que está disponível da ISC Experience, equipado com um sistema de emergência, por meio do qual, o cidadão pode acionar a central de segurança caso se sinta ameaçado.

A ISC Brasil, em 2017, conta com apoio oficial da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Latino Americana de Segurança (ALAS), SIA (Security IndustryAssociation) e Conselho Nacional dos Comandantes das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros (CNCG – PM/CBM).

Notícias Relacionadas

Artigos

Uso de radares para monitoramento inteligente amplia a segurança no campo e nas cidades

Por Christian Lemos Botelho Investir em segurança patrimonial é cada vez mais importante e crucial para as empresas e organizações….

Destaque

Hikvision anuncia nova plataforma para treinamentos

A Hikvision anuncia uma nova plataforma para treinamentos on-line e presenciais. O programa batizado de Hik Academy será focado em uma série…

Artigos

Checklist ou listas de verificações: como tangibilizar processos operacionais

Por Fernando Só e Silva, MSc. Fundador e CEO da Performancelab Sistemas À medida que o mundo se digitaliza, com…