Intelbras e o mercado de segurança eletrônica em 2023

Inteligência artificial, 5G e ampliação de filiais são alguns dos planos e investimentos da empresa para esse ano

Por Fernanda Ferreira

O que podemos esperar da Intelbras em 2023? Para entender os planos da empresa para este ano, bem como possíveis lançamentos e novidades, conversamos com Marcelo Bett Pagani, gerente Executivo da unidade de Segurança da Intelbras.

Revista Segurança Eletrônica: Para aqueles que estão começando no mercado de segurança e ainda não conhecem a Intelbras, poderia compartilhar um pouco sobre quem é a empresa?

Marcelo Pagani: A Intelbras é uma empresa brasileira de capital aberto (INTB3) com 46 anos de história, referência em todo o Brasil nos segmentos de segurança eletrônica, comunicação e energia e está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo de eletroeletrônicos no país através de seus distribuidores e revendedores.

Com a cultura de inovação presente em seu DNA, a Intelbras atua com o propósito de tornar a tecnologia acessível para melhorar e simplificar a vida das pessoas. O portfólio inclui soluções de alta tecnologia e inteligência artificial que permitem diversas aplicações em empresas, condomínios, residências, agronegócio, cidades, entre outros segmentos de negócio.

Com mais de 5 mil colaboradores, a Intelbras está entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil há dezenove anos. É reconhecida como marca de alto renome, importante selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a marcas que tenham alcançado um patamar de grande reconhecimento e reputação positiva no mercado. Atualmente tem cinco unidades no país, distribuídas pelos municípios de São José/SC (duas, incluindo a matriz), Santa Rita do Sapucaí/MG, Manaus/AM, Jaboatão dos Guararapes/PE, além de uma em construção em Tubarão/SC, e exporta para diversos países da América Latina.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os planos da empresa para 2023?

Marcelo Pagani: Em 2023 vamos continuar ampliando a oferta de nossas soluções de acordo com as necessidades dos consumidores. Nossos investimentos em inovação continuam, especialmente no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta a ponta, exemplo de produtos com inteligência artificial focados em todos os tipos de projetos, desde os residenciais, até cidades inteligentes, agronegócio, saúde, entre outros.

No desenvolvimento de soluções 5G em parceria com a Qualcomm, dando continuidade às ações iniciadas ano passado e em soluções sustentáveis no segmento de energia solar on grid e off grid, este último que se une a projetos de CFTV e proporciona a instalação das soluções em locais remotos ou cenários críticos, por exemplo.

Estamos trabalhando na ampliação de nossas filiais e avaliando potenciais aquisições, pois queremos continuar nossa expansão da capacidade industrial e de soluções em software e hardware. Também vamos continuar promovendo nosso pilar instrutivo com a Intelbras Itec – academia do conhecimento da companhia, que disponibiliza mais de 600 opções de cursos gratuitos e pagos nas áreas de segurança eletrônica, controle de acesso, incêndio e iluminação, energia e energia solar, entre outros. Aqueles que desejam se profissionalizar, podem acessar os conteúdos pelo portal: www.cursos.intelbras.com.br. Todos os estudantes recebem certificados após a aprovação.

Revista Segurança Eletrônica: O que podemos esperar de novidades e lançamentos?

Marcelo Pagani: A Intelbras atua com o propósito de tornar a tecnologia acessível para melhorar e simplificar a vida das pessoas. Para 2023, a companhia criou um roadmap de lançamentos que contempla todas as suas unidades de negócios.

Destaco o início da distribuição das primeiras unidades da CPE 5G (desenvolvida em parceria com a Qualcomm) para as operadoras e provedores de internet.

E nossa linha de carregadores para veículos elétricos. O portfólio da empresa será completo, com carregadores de diferentes potências e design para necessidades e ocasiões específicas – desde os portáteis, focados no proprietário do veículo elétrico, até mesmo modelos que estarão presentes nas garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos. O lançamento está previsto para o decorrer do primeiro trimestre.

Também teremos novidades em casa inteligente, com a linha Izy, em que oferecemos ao mercado mais de 40 soluções para casa inteligente, divididas em quatro categorias diferentes: energia, iluminação, segurança do lar e entretenimento.

Em relação à linha de segurança eletrônica, já estamos ampliando nosso portfólio de soluções com inteligência artificial. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica movimentou R$ 9,24 bilhões em 2021, o que representou um crescimento de 14% sobre o ano anterior. Para 2022, a expectativa é de alta de 18% e uma movimentação de R$ 11 bilhões, com as soluções de inteligência artificial tendo cada vez mais espaço nesse mercado. Por conta dessa demanda do mercado, a Intelbras criou o software Defense IA para unificar a gestão de soluções de segurança eletrônica, como câmeras de circuito fechado de televisão, gravadores e controladores de acesso. A plataforma conta com tecnologia de inteligência artificial embarcada, que torna a operação de segurança mais confiável, integrada e automatizada.

E, em 2023 a companhia está aprimorando o software para ter uma ampliação de produtos Intelbras incorporados ao mesmo. E, também está lançando uma versão específica do software para a Smart City Expo (evento focado em cidades inteligentes que acontece em Curitiba/PR) com integrações de banco de dados estaduais e nacionais, desenvolvido para trabalhar com big data e machine learning, tornando o trabalho das forças policiais mais eficiente e estratégico, com o objetivo de ter cidades cada vez mais seguras, inteligentes e sustentáveis.

Também passamos a atuar com o Digital Signage, a partir do lançamento de uma nova linha de displays de led de alta resolução e durabilidade, vídeo walls e tela interativa. Ampliamos nossas soluções de TMR (tecnologias de monitoramento e rastreamento), com o lançamento de gravadores veiculares com inteligência artificial, que identificam comportamentos como, fadiga do motorista, distração, entre outras situações, e também, uma nova linha de câmeras corporais (bodycams), que vem nos proporcionando diversas oportunidades de negócios com as forças de segurança pública e empresas de segurança patrimonial em todo o Brasil.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar um recado final para os nossos leitores?

Marcelo Pagani: Tornar a tecnologia acessível para simplificar e melhorar a vida das pessoas é o que move o trabalho da Intelbras. E é a confiança que colaboradores, parceiros e clientes depositam em nós que possibilita alcançar nossos propósitos. Tudo isso reforça ainda mais nosso compromisso de promover inovação em todas as nossas frentes de atuação.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…