Dahua Technology lança soluções em vídeo monitoramento para avaliar comportamento do motorista

A Dahua Technology, a maior empresa global de segurança eletrônica de capital privado, anuncia ao mercado brasileiro soluções com tecnologia de Inteligência Artificial, voltadas à Segurança e ao Monitoramento de Veículos indicadas para gestão do trânsito em metrópoles e em projetos de Cidades Inteligentes. As novidades em câmeras nos modelos DSM (Driver System Monitoring) e ADAS-01 são capazes de fazer o monitoramento de veículos e também de gerenciar o comportamento de motoristas, com alertas em casos de sonolência, dirigir e falar ao celular ou fumar, além de transgressões das regras de trânsito.

Esses lançamentos são indicados para empresas privadas e públicas de transporte e aquelas que fazem uso de veículos para transporte de valores, mercadorias em geral, frotas de caminhões, ônibus, veículos de segurança pública e muito mais.

A solução DSM  realiza análises faciais sobre o comportamento do motorista enquanto dirige. A câmera é fixada no painel do veículo e aponta que o condutor está agindo de forma errada ou desatenta, como por exemplo bocejando, mexendo no celular, entre outros comportamentos perigosos.

O modelo ADAS-01 é uma câmera inteligente que tem a função de monitorar a via e os objetos à frente do veículo e evitar acidentes. Ela detecta aproximação brusca de veículos, mudanças de faixa, entre outras situações de risco na pista.

Já a MD02 Alarm Display é o display visual do evento detectado pelos sistemas DSM ou ADAS-01. Quando ocorre algum evento, o dispositivo dispara um alarme sonoro e exibe um alerta visual indicando que algo está errado para que o motorista possa rapidamente corrigir. A tecnologia funciona em conjunto com os dispositivos de armazenamento, MXVR e MNVR.

Além disso, os eventos ocorridos e detectados por meio da câmera DSM (Driver system monitoring) e da ADAS-01 são também reportados para uma central de controle que pode acionar o motorista por rádio, por exemplo.

“Estamos trazendo ao mercado soluções em câmeras inteligentes para oferecer ainda mais segurança tanto às empresas de transportes e seus usuários, como para projetos de Cidades Inteligentes. Temos projetos no mundo todo com câmeras de monitoramento veicular que fazem desde reconhecimento de veículos (pela identificação da placa, modelo, cor e marca) até soluções com Inteligência Artificial que monitoram veículos e o comportamento de motoristas. A inovação em vídeo está no nosso DNA”, comemora Fábio Lopes, diretor de Verticais da Dahua Technology.

As tecnologias voltadas à Segurança e ao Monitoramento de Transporte têm o objeto de reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes, promovendo benefícios à sociedade e às empresas, além de serem capazes de contribuir com governos locais e segurança pública na localização e identificação de veículos transgressores ou já procurados pela justiça.

Governo de Rondônia adota câmeras e facilita o trabalho policial de identificação de veículos

O estado de Rondônia reforçou a segurança pública com a adoção de tecnologias avançadas da Dahua Technology em 19 viaturas que contam com tecnologia de vídeo monitoramento, com inteligência artificial, sistema de reconhecimento facial e leitura de placas.

As soluções adotadas em Rondônia gravam em vídeo e em áudio todo o trabalho dos policiais, com monitoramento interno e externo, além de visão 360 graus. As câmeras inteligentes implementadas são capazes de capturar, processar e reconhecer faces e placas em tempo real, com o processamento de imagens na própria viatura. Em caso de pessoa ou veículo procurado, há um sistema para alertar a central de monitoramento do Estado, mesmo que ocorra algum problema de conexão com a internet e então, são seguidos os protocolos de busca. A solução visa aumentar a eficiência do uso de viaturas e a capacidade policial.

O processo de customização das viaturas foi uma demanda da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio de licitação, vencida pelo consórcio formado pelas empresas TB e Tecway. O consórcio buscou as melhores opções no mercado para cada uma das demandas e escolheu a Dahua Technology para as soluções de vídeo monitoramento e inteligência artificial.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como proteger estádios e arenas esportivas com tecnologia de segurança

Por Leopoldo Ruíz, Diretor Regional para a América Latina da Axis Communications Este mês tem sido uma temporada esportiva bastante…

Controle de Acesso

ASSA ABLOY Controle de Acesso passa a comercializar produtos Mul-T-Lock no Brasil

Referência em segurança desde 1973, agora é a vez dos brasileiros aproveitarem a qualidade dos acessórios e produtos da marca…

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…