Covid-19 e o novo normal para o mercado de segurança

Soluções de segurança ganham nova funcionalidade para assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas

Por Fernanda Ferreira

Após quatro meses de quarentena no Brasil, estamos presenciando a reabertura do comércio e a retomada dos serviços, mas tudo deve ser feito com muita moderação e segurança. Para ajudar as empresas nesse momento da pandemia, a SegurPro identificou novas funcionalidades para suas soluções de segurança patrimonial. Para falar a respeito do novo cenário do mercado de segurança eletrônica, conversamos com Heitor Salvador, CEO da SegurPro.

Revista Segurança Eletrônica: A chegada do Covid-19 de certa forma mudou a maneira de fazer segurança patrimonial. Como a SegurPro encarou essa nova realidade?
Heitor Salvador: Estamos vivendo um momento muito delicado onde precisamos nos antecipar ao “novo”. Apostar em inovação e tecnologia tem sido nossa escolha para encarar essa nova realidade. Só em 2019, investimos 50 milhões de reais exclusivamente em tecnologia, e no primeiro trimestre deste ano já investimos R$ 15 milhões.

Além de acelerar o processo de transformação tecnológica, a Covid-19 trouxe também novas funcionalidades para soluções já desenvolvidas, o que mostrou nossa flexibilidade para adaptar rapidamente nossa tecnologia de acordo com a nova demanda. Soluções criadas para garantir a segurança patrimonial agora são utilizadas também para assegurar a saúde e bem-estar das pessoas, e essas soluções com as novas funcionalidades começam a ser replicadas em diversos locais, como escritórios, shoppings, comércios e aeroportos, auxiliando empresários, comerciantes e usuários na luta contra a pandemia.

Revista Segurança Eletrônica: Quais ações vocês tomaram para se reinventar?
Heitor Salvador: Uma das novidades esse ano foi a inauguração do nosso Centro de Gestão Operacional, que nos aproximou mais dos clientes e centralizou a gestão de toda a nossa operação. A partir do novo centro nós controlamos a atuação dos nossos 26 mil vigilantes alocados nos quase 4 mil locais de prestação de serviço de 850 clientes em todo o país.

O CGO funciona como nosso headquarter onde reunimos todas as nossas soluções com suas novas funcionalidades. Entre as inovações focadas para atender a esta nova demanda causada por esta pandemia, posso citar tecnologias para controlar acessos sem nenhum contato físico, câmeras de imagens termográficas que permitem monitorar a temperatura corporal de um indivíduo em tempo real e softwares de inteligência artificial que identificam aglomerações de pessoas que não respeitam o distanciamento social.

Outra solução inovadora lançada recentemente foi o Atendimento Virtual, uma solução de proteção inteligente autônoma que oferece serviços de portaria, vigilância e atendimento aos usuários de forma ágil e tecnológica, sem expor profissionais nem visitantes ao contato, e tudo de forma remota real time.

Investimos também no maior Centro de Controle Operacional de segurança da América Latina, localizado no CGO em São Paulo. Através da aplicação da mais alta tecnologia, monitoramos os sistemas de nossos clientes de todo o país a partir do nosso Centro remotamente, com ações previamente estabelecidas e protocoladas, gerando todo tipo de indicador para aportar valor ao negócio dos nossos clientes.

Revista Segurança Eletrônica: O quanto esses novos procedimentos podem contribuir para o controle de disseminação da doença e a saúde dos colaboradores?
Heitor Salvador: Nosso ramo de atuação foi considerado serviço essencial na quarentena. Por conta disso, muitos de nossos operadores não puderam parar durante a pandemia, salvo exceções das partes administrativas que continuam no home office. Nesse sentido, adaptamos toda nossa localidade para proporcionar mais praticidade e segurança para nossos colaboradores. Chamamos de CovidFree a gama de soluções que adaptamos para a segurança e bem-estar dos funcionários de nossos clientes, e obviamente aplicamos estas mesmas soluções no nosso próprio espaço.

A prevenção começa logo na entrada, onde é medida a temperatura do funcionário. Em seguida, todo acesso dentro do CGO é realizado sem a necessidade de toques. Além disso, reforçamos a higienização dos equipamentos utilizados pelos colaboradores, bem como disponibilizamos álcool gel em locais estratégicos dentro da empresa e nos veículos. Fizemos também a distribuição de kits a todos os colaboradores em campo, que incluem máscaras de proteção. Não permitimos o acesso e nem a circulação no nosso CGO sem o uso da máscara.

Também mantivemos um fluxo de informações diário com dados de prevenção, conduta e de interesse geral relacionados ao Covid- 19. Tudo isso para evitar qualquer probabilidade de contaminação dentro da empresa. Se um colaborador apresentar algum dos sintomas que caracteriza a infecção pelo novo coronavírus ele será imediatamente afastado e ficará em casa durante pelo menos 14 dias, conforme recomendação da OMS.

Todos os colaboradores que se encaixam no grupo de risco foram temporariamente afastados do seu posto de trabalho. Como já disse, esses equipamentos, essas tecnologias que antes protegiam apenas o “espaço”, hoje também funcionam como forma de proteção aos colaboradores. Nossos serviços de proteção são usados em bancos, shoppings, aeroportos, tudo isso pensando realmente no controle do Covid-19 e de outras possíveis doenças.

Revista Segurança Eletrônica: Como os funcionários estão se adaptando para esse “novo normal”?
Heitor Salvador: Todos tivemos que nos reinventar e nos adaptar a esta nova realidade com uma nova rotina. Além do uso obrigatório da máscara 100% do tempo em que estão nos escritórios, nossos funcionários estão dispostos em uma nova organização, respeitando o distanciamento mínimo seguro, intercalando seus postos de trabalho e aproveitando todo nosso espaço físico. Novas escalas de trabalho foram implantadas para evitar aglomerações. Os intervalos e refeições também foram escalonadas para garantir a ocupação de apenas 30% do nosso espaço do refeitório. Álcool em gel está disponível em todos os ambientes dos escritórios, e orientamos que a cada início de jornada, os equipamentos, computadores e materiais de uso sejam limpos e desinfetados com álcool, também disponível em todos os locais. Temos novos hábitos de higiene que acredito que serão aderidos a nossa rotina diária para sempre.

Revista Segurança Eletrônica: Todas as soluções aplicadas no espaço CovidFree são da SegurPro ou de parceiros da companhia?
Heitor Salvador: Todos as soluções aplicadas são desenvolvidas pela empresa, algumas delas em conjunto com nossos fornecedores e parceiros.

Revista Segurança Eletrônica: Caso alguma empresa queira aplicar esse mesmo conceito em seus projetos, como devem entrar em contato com a SegurPro?
Heitor Salvador: Basta entrar com contato com nosso time comercial. Desenvolvemos um site onde todos podem ter mais informações sobre as soluções CovidFree e através dele entrar em contato conosco. É o www.segurprocovidfree.com.br.

Revista Segurança Eletrônica: Como você enxerga o futuro do mercado de segurança eletrônica?
Heitor Salvador: A pandemia da Covid-19 trouxe uma mudança de paradigma para o mercado de segurança e acelerou muito o processo de transformação tecnológica do setor. As demandas por segurança seguirão exigindo cada vez mais que as empresas se reinventem e busquem soluções inovadoras. O mercado precisará estar muito atento às transformações e às novas tendências para responder rapidamente a estas demandas. Este momento de pandemia serviu para acelerarmos os processos de safety, porque a partir de agora a saúde e bem-estar dos indivíduos passam a ser o principal foco das soluções. Estamos expandindo da segurança patrimonial para a segurança física o que nos abre um leque enorme de novas possibilidades.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar uma palavra final?
Heitor Salvador: Gostaria de deixar aqui meu agradecimento a todos os parceiros e clientes, reitero que nossa principal preocupação é a segurança das pessoas, toda a população no geral. Em especial gostaria de deixar meus singelos agradecimentos à toda equipe da SegurPro. Sabemos que estamos vivendo uma fase delicada no nosso País e, sem esses profissionais que estiveram sempre presentes no dia a dia, seria impossível mantermos a segurança de todos os nossos clientes. Nossa equipe é formada por uma legião de valentes profissionais de sangue amarelo! Essa pandemia vai passar, e tenho certeza de que sairemos mais fortes disso tudo, com novos aprendizados, uma nova forma de encarar essa realidade e com outras perspectivas. Estamos trabalhando com muito empenho, em muitos projetos bacanas, grandes apostas, tudo isso pensando nessa nova era da “inovação disruptiva”. Obrigado.

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