Como proteger parques solares contra roubos e vandalismos?

Crescimento de fazendas e usinas solares no Brasil chama a atenção de criminosos; saiba como garantir a segurança dessas instalações

O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países que mais cresceram no uso de energia solar em 2021. O aumento da implantação de projetos fotovoltaicos, como usinas de grande porte e sistemas de geração distribuída, garantiram a colocação do Brasil à frente de países como Alemanha, Japão e Holanda, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Atualmente, a fonte fotovoltaica está prestes a se tornar a segunda maior geradora de energia nacional, atrás apenas da matriz hídrica.

Entretanto, com a expansão cada vez maior desse mercado, as instalações acabam se tornando alvos de criminosos que tem como foco o roubo de painéis, inversores e cabos de conexão. Isso acontece principalmente porque os parques ficam localizados em áreas mais afastadas, sem estrutura e proteção suficientes.

“Geralmente os parques solares são muito amplos e o sistema de segurança convencional, feito com câmeras, cercas e alarmes, não são capazes de monitorar todo o campo solar, apenas as entradas e os limites da planta, o que infelizmente pode acarretar em prejuízos de milhões de reais para a empresa, caso ocorra uma invasão ou vandalismo”, falou Hen Harel, especialista em segurança e CEO da Ôguen.

Assim, para uma usina, parque ou fazenda solar estar bem protegida é necessário implantar uma tecnologia capaz de cobrir a área de forma completa, sem pontos cegos ou vulnerabilidades.

O radar de segurança Magos é uma solução de longo alcance ideal para projetos de grandes áreas ao ar livre. Com apenas 1 radar é possível realizar a cobertura de até 600 mil m², o equivalente a mais de 70 campos de futebol.

Além disso, o equipamento consegue detectar a presença de pessoas, animais, veículos, drones e barcos a centenas de metros de distância do perímetro, graças à abertura vertical de 30° e abertura horizontal de 120°, garantindo uma identificação preventiva e antecipada dos invasores. O equipamento é o único do mercado que pode ser instalado a uma altura de 60 metros, potencializando ainda mais o monitoramento e detecção de alvos.

Outro diferencial é que o sistema requer uma infraestrutura mínima, sem a necessidade de passar cabos, tubos ou realizar manutenção. Consome um nível de banda e de energia extremamente baixo, podendo ser alimentado por energia solar e receber sinais via rádio. O aparelho também funciona em condições climáticas extremas, áreas molhadas e secas, sem perder a performance.

“O projeto de segurança de parques solares com os radares Magos podem ser realizados na modalidade locação e ao final do contrato é possível comprar o hardware com 70% de desconto. Isso significa que a empresa não precisa investir um alto capital para realizar o projeto”, falou Hen Harel.

Monitoramento com Drones

Outra estratégia utilizada para proteger grandes áreas, é a utilização de drones automatizados. A solução pode realizar rondas perimetrais, monitoramento preventivo, pronta resposta, vigilância em áreas de difícil acesso humano, entre outros.

Em parques eólicos, os drones podem trazer em tempo real para a central de monitoramento as imagens aéreas da instalação, podendo detectar alvos, identificar anormalidades e proporcionar a vigilância mesmo em um cenário de completa escuridão.

“A solução de drones disponibilizada pela Ôguen permite que os profissionais de segurança personalizem os seus projetos de acordo com a necessidade da planta. Podemos embarcar as aeronaves com câmeras térmicas, alto- falantes, holofotes, tudo para detectar invasores e afugentá-los antes mesmo de tentarem passar pelo perímetro”, explicou o especialista. “Combinamos os radares Magos com os drones da Easy Aerial para trazer para a instalação uma segurança perimetral 3D, um conceito que criamos para antecipar riscos e prevenir intervenções e invasões, proporcionando um monitoramento em tempo real com o mínimo de manutenção”, finalizou o CEO.

Para saber mais sobre como funcionam as soluções disponibilizadas pela Ôguen, acesse o site: www.oguen.com ou entre em contato pelo número (11) 9 9676-7297.

Notícias Relacionadas

Destaque

Torres, drones, reconhecimento facial, bloqueios, pente-fino na areia: tudo sobre o esquema de segurança do show de Madonna

O esquema de segurança para o show de Madonna em Copacabana no sábado (4) já sendo colocado em prática. O…

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…