Cobertura ISC Brasil 4.0 – Soluções integradas, experiência prática e público segmentado

Por Fernanda Ferreira

A ISC Brasil – Feira e Conferência Internacional de Segurança, nomeada na edição de 2018 como ISC Brasil 4.0, recebeu 17.817 mil visitantes durante os três dias de feira realizado entre os dias 6 a 8 de março no Expo Center Norte, em São Paulo. Os visitantes puderem conhecer os lançamentos de mais de 150 marcas e receber 120 horas de conteúdo sobre segurança em seus auditórios. A feira, que nesta edição cresceu 23% em tamanho, bateu a meta de gerar mais de R$ 850 milhões em negócios.

Com um posicionamento diferente das edições anteriores, a ISC teve como base a convergência dos setores, experiências práticas e atração de compradores de 12 segmentos importantes para o desenvolvimento do mercado de segurança (indústrias, construção, transporte e logística, varejo, hospital, hotel, bancos, aeroportos, agricultura, universidades, shopping center e condomínios), além de ter investido em um novo setor, focado em segurança digital.

“Construímos o evento de 2018 baseado em experiência, em como o produto pode ser demostrado na prática e de forma integrada, e não somente expor as soluções aos visitantes. Também trabalhamos bastante o público alvo, segmentando as principais verticais que são o público dos nossos expositores”, explicou Igor Tavares, diretor da ISC Brasil.

Outra novidade foi a Rodada de Negócios promovida pela feira que intermediou 210 reuniões entre expositores e empresas nacionais e internacionais com potenciais de compras.

A expectativa é que esse encontro gere ao longo do tempo até R$ 81 milhões para as companhias. “O evento facilitou esse atendimento do fornecedor ao cliente final. Trouxe a oportunidade de conversar de perto, de conhecer o que o mercado tem a oferecer de novo”, falou Nelson Barbosa Júnior, gerente de Segurança do Shopping Eldorado.

Os setores de segurança eletrônica, segurança pública, segurança privada e patrimonial, e segurança digital estavam presentes no mesmo espaço de forma integrada, reafirmando o novo posicionamento da feira de unificar os segmentos. O intuito foi fazer o mercado “falar a mesma língua”, apresentando soluções convergentes para maior eficiência dos sistemas de segurança.

CONTEÚDO E EXPERIÊNCIA

A fim de reproduzir os projetos de forma única e específica, a feira apresentou ao público a ISC Experience, um espaço estruturado dentro do evento para serem reproduzidas soluções e projetos de segurança, demonstrando a experiência in loco da vertical “banco”, pela Bycon, “universidades”, pela Sualtech, “condomínios”, pela Kiper e “indústrias”, pela Johnson Controls. A ideia foi proporcionar uma vivência mais relevante para quem visita o espaço, fazendo com que conheçam de forma prática como as soluções funcionam, ao invés de apenas visitar o estande.

“Conseguimos mostrar na prática aos visitantes a aplicação e funcionamento das soluções, e isso faz toda a diferença para a geração de negócios. A feira recebeu um público qualificado, com potencial para o fechamento de negócios”, contou Odirley Felício Rocha, diretor Comercial da Kiper.

Nas ilhas de conteúdo foram mais de 120 horas de eventos divididos em três auditórios, proporcionaram aos visitantes atualização profissional. No Congresso ISC, palestras debateram temas como a importância da integração entre segurança pública e privada. No Condomínio Summit, cases de sucesso do mercado foram apresentados. E neste ano, pela primeira vez, o evento do Grupo Info Security foi realizado dentro da ISC e apresentou recursos de segurança em plataformas digitais, inteligentes e integradas.

Também inédito na ISC, o Congresso de Mulheres Líderes da Indústria de Segurança, trouxe oito painéis sobre a presença da mulher no mercado de segurança. “Hoje a mulher atua em todas as áreas da segurança pública, ao passo que o mercado inovou, também inovamos. A ISC trouxe o encontro dessa tecnologia com o ser humano, facilitando o trabalho que beneficia outros seres humanos”, disse a coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar de São Paulo.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A tecnologia a serviço da segurança foi o principal tema debatido durante a abertura da ISC Brasil. Um dos convidados especiais que participaram dessa discussão foi o Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, que anunciou durante o congresso a criação da Secretaria de Produtos de Segurança para investir em produtos e tecnologias no combate à criminalidade do Brasil. O ministro ressaltou a importância do investimento em inovação para aumentar a segurança. “É fundamental que a segurança pública tenha o apoio do setor privado, precisamos gerar inovação e produção tecnológica para combater o avanço da criminalidade. Olhando as soluções apresentadas nesta feira, reforço a importância da Secretaria de Produtos de Segurança, que será criada para incentivar a modernização de sistemas”, disse o ministro.

Inventor da primeira câmera de rede e fundador da Axis Communications Martin Gren, marcou presença pela segunda vez na ISC Brasil. O executivo falou sobre as tendências da indústria e como as próximas tecnologias deverão impactar o mercado a médio e longo prazo, como áudio IP, cibersegurança e Internet das Coisas.

“Há alguns anos nós começamos a desenvolver alto-falantes IP e agora estamos fazemos muito mais soluções em áudio, como microfones e caixas de som para verticais como varejo, aeroportos e estações de trem. Recentemente também inventamos o Radar IP, para detectar pessoas ou objetos em áreas que não deveriam estar. Ele detecta o movimento de maneira precisa e sob qualquer condição de iluminação. É uma tecnologia acessível e muito confiável”, falou Martin.

Gren também falou sobre o mercado brasileiro e a importância de pensar a longo prazo. “O Brasil é um mercado muito sensível em relação a preço e as nossas soluções são mais caras do que a de outros fabricantes,, mas por outro lado, nossos clientes ganham em valor”, disse Martin. “Tudo o que fazemos é com alta qualidade, pensando na durabilidade das câmeras. A principal coisa que eu falo e que deve ser levada a sério é sobre suporte a longo prazo, porque a vida de uma câmera dura anos. Talvez você tenha uma garantia de 3 ou 5 anos, mas a solução pode ser facilmente utilizada por 10 anos, e é por isso que temos esse programa de suporte a longo prazo para os nossos clientes”, concluiu Martin.

ARENA SEGURANÇA ELETRÔNICA

A Revista Segurança Eletrônica contou com um espaço dedicado chamado Arena da Segurança Eletrônica na ISC Brasil, que reuniu dentro do complexo as empresas Giga Security, Moni, Proimage, SystemSat e Zenitel, companhias que também marcam presença nos Road Shows “Destaques da Segurança Eletrônica” que acontecem em diversos estados brasileiros há um ano.

“A ISC Brasil 2018 foi um marco na história da Revista Segurança Eletrônica. Conseguimos reunir parceiros e inovar criando em conjunto com a Reed Exhibitions Alcântara Machado a Arena Segurança Eletrônica e já temos confirmado que em 2019 este espaço vai ser maior. Só tenho a agradecer todo esforço e apoio de todos os envolvidos para montar esse ambiente. Nos vemos na Arena Segurança Eletrônica da ISC Brasil 2019!”, declarou Christian Visval, diretor da Revista Segurança Eletrônica.

A Seventh também marcou presença na ISC 4.0 com um espaço em destaque chamado “Pavilhão Seventh”, que reuniu as empresas Linear-HCS, Scond, Infotec Sistemas, Xcabos, Lacerda Sistemas de Energia, CDVI e Global Advising. A criação desse ambiente exclusivo colaborou para que o visitante pudesse encontrar em um mesmo complexo diversas soluções de segurança que se complementam.

RADAR E ÁUDIO IP E COLETE INTELIGENTE

A maior novidade da Axis para o público da ISC foi o Radar IP que, além de identificar a intrusão de pessoas no perímetro, também mostra informações em tempo real, como localização, velocidade, ângulo e tamanho do veículo ou objeto em movimento na área delimitada. “O radar veio para complementar as soluções de vídeo. Imagina que você está em um ambiente escuro ou que tenha muitas árvores, e a câmera não consiga cobrir, o radar te dá a primeira informação sobre a pessoa ou objeto identificado e a câmera complementa com a imagem”, explicou Marcelo Ponte, gerente de Marketing da Axis. O projeto de segurança pode ficar ainda mais completo com um aparelho de áudio IP, que pode avisar o invasor que a sua presença foi identifica e que ele deve sair do local.

Outro destaque do stand da companhia suíça foi uma ilha com diferentes tipos de controle de acesso, como reconhecimento facial, QR Code, proteção perimetral e reconhecimento por placa. Nesta ilha, a empresa IDEMIA, parceira da Axis, apresentou a solução Morpho, que consegue fazer a biometria sem o contato direto das mãos. Basta deslizar as mãos entre os sensores que o aparelho irá fazer a leitura e a liberação ou bloqueio do acesso. A solução pode ser utilizada como um substituto para a parte de check-in em aeroportos.

Também foi criada uma ilha exclusiva de solução de áudio com o portfólio completo da Axis 100% IP. São desde áudios externos, internos até intermediários (para áreas abertas, mas com cobertura), com a finalidade de realizar avisos pré-gravados ou em tempo real, como notificações de invasões de perímetro ou alertas personalizados para uma cadeia de lojas.

O recém lançado colete inteligente também foi demonstrado no evento. Trata-se de uma solução com câmera integrada que realiza ao vivo o reconhecimento facial. A diferença é que por se tratar de uma transmissão em tempo real, o vigilante poderá saber se a pessoa é um suspeito ou alguém desaparecido. “O colete pode ser aplicado em um ambiente corporativo, por exemplo. Caso o vigilante encontre uma pessoa em um determinado ambiente que não tem autorização para estar no local, a câmera irá identificar, enviar um alerta para a central de monitoramento e o operador poderá avisar o vigilante em instantes que aquela pessoa não está cadastrada e que deve ser retirada”, completou Marcelo.

DRONES HOMOLOGADOS PELA ANATEL

A Dahua participou da ISC 2018 com o conceito de “ilhas de soluções”, e apresentou aos visitantes produtos para o mercado de infraestrutura, bancos e cidades, mostrando como cada equipamento funciona na prática, suas possíveis aplicações e como as soluções agregarão valor ao projeto.

A principal novidade que a Dahua divulgou durante o evento foi a homologação de toda a sua família de drones pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Agora os veículos podem ser oficialmente comercializados em todo o Brasil. E para ser exibido na feira, a fabricante trouxe o drone Aircraft-X820, um equipamento mais robusto para uso industrial ou em segurança pública.

No caso de aplicações em Infraestrutura, o drone pode ser utilizado para monitoramento de linhas de energia e assim avaliar – com uma câmera térmica embarcada, por exemplo – sobretensão e curtos-circuitos, ao invés de utilizar helicópteros. Pode ser utilizado também em grandes áreas como refinarias, fazendas e indústrias, que necessitam de um monitoramento aéreo. O equipamento tem autonomia de até uma hora e capacidade de carregar até 10 kg.

Em Segurança Pública, é possível embarcar tecnologia de reconhecimento facial para comparar com bancos de dados suspeitos, sistema de leitura de placa para avaliação de carros investigados, alto-falante para comunicação, entre outras possibilidades. “Muitas das tecnologias que temos em nossas câmeras, conseguimos embarcar em nossos drones. E a grande vantagem é que é um equipamento potente, que voa mesmo com chuva, vento lateral e que pode substituir um helicóptero”, explicou Fernando Guerra, gerente comercial da Dahua no Brasil.

Cidades Inteligentes – A Dahua também trouxe soluções que integram cada vez mais a inteligência artificial ao mundo de IoT (Internet das Coisas) provendo segurança inteligente aos projetos. Veículos que são acompanhados remotamente, com comunicação em tempo real para proteção em caso de assaltos. Câmeras que não só leem placas de carros, mas identificam cor, modelo e o tipo de cada veículo, auxiliando de forma muito mais fácil a descoberta de crimes.

Bancos – Essa vertical está exposta a diversas tentativas de assalto todos os dias. A inovação tecnológica tem sido a resposta contra a criminalidade e cada vez mais recursos de áudio e vídeo inteligente estão sendo instalados nas agências. A solução de segurança da Dahua para ATM conta com tecnologia de análise de vídeo avançada que detecta autonomamente comportamentos suspeitos e previne danos ao patrimônio antes que eles aconteçam.

Varejo – E, ainda contra danos ao patrimônio, a Dahua trouxe uma solução para Varejo que, no entanto, é muito mais do que uma ferramenta de segurança – é um dispositivo para fidelizar clientes. Em meio ao crescimento das compras online, os comércios necessitam ampliar a base de compradores e mantê-la. Com a solução Dahua Retail Security, é possível melhorar o atendimento aos clientes, aumentar as vendas e, além disso, garantir um ambiente seguro e reduzir perdas desnecessárias.

TRÁFEGO INTELIGENTE

A Hikvision trouxe como um dos seus destaques uma solução inteligente para sistemas de tráfego. Por meio de câmeras inteligentes, pontos de checagem e sistema de segurança policial – tudo integrado em uma plataforma de controle abrangente – a solução promete manter as ruas e rodovias protegidas.

Com aplicações efetivas em diversas cidades na China, o Sistema de Tráfego conta com câmeras que realizam o controle do comportamento do veículo e do motorista, como verificar se o condutor está com o cinto de segurança, falando ao celular, respeitando as leis de trânsito, os semáforos, além de identificar características físicas dos veículos, como cor, marca e modelo. Todas essas informações são enviadas para a central de controle.

As câmeras também controlam o fluxo do trânsito e a entrada e saída de veículos em estacionamentos. Quando as soluções do Sistema de Tráfego trabalham em conjunto, é possível enviar diversas informações para o sistema, que é capaz de controlar os sinais de trânsito para liberar o tráfego, como por exemplo, abrir o semáforo quando identificar uma ambulância.

Controle de vagas de estacionamento também fazem parte do sistema. A câmera faz a leitura da placa do veículo que estacionou em uma vaga e consegue fazer a correspondência da placa com a respectiva vaga. Dessa forma, caso o usuário não consiga encontrar o seu veículo, basta acessar o aplicativo do sistema para localizá-lo. Uma câmera é capaz de identificar até seis veículos.

Outra novidade da fabricante chinesa foi a série DarkFighter X, tecnologia que fornece imagens coloridas e nítidas mesmo em níveis de luz muito baixos. As câmeras capturam informações de um sensor IR (para brilho) e informações de um sensor de luz visível (para cores) e as combinam para fornecer o melhor dos dois mundos: imagens a cores brilhantes, essenciais em aplicações que requerem imagens de alta definição durante todo o dia, como em ruas, praças, parques, estradas, ferrovias e portos. Para mostrar o que a solução é capaz de fazer, uma sala escura foi montada no stand da companhia e o público pôde conferir como a tecnologia funciona na prática.

CFTV COM TECNOLOGIA 4K

A Intelbras investiu na ampliação de sua oferta de produtos para médios e grandes projetos e lançou durante a feira as novas linhas de CFTV IP profissional, com destaque para a Câmera IP Panorâmica 360°.

A solução é capaz de realizar todo monitoramento de um grande empreendimento, centro comercial ou estabelecimento. Com instalação no centro do local, a câmera IP Panorâmica 360 faz a gravação em 360 graus em alta resolução, ideal para grandes estacionamentos e projetos em que a visão deve ser mais ampla. Possui controle PTZ, um auxílio no monitoramento ativo com 37x mais alcance. “Hoje, este tipo de câmera capta imagem em 360° e exclui qualquer ponto cego. Além disso, ela ainda possibilita o operador atuar no monitoramento utilizando o zoom ótico de 37x sem perder a visualização de todo o ambiente”, comentou o gerente do Segmento de CFTV IP da Intelbras, Erico Kappel.

A câmera ainda conta com a função mapa de calor, ou seja, em projetos de grandes empreendimentos, shoppings, o produto identifica os locais de mais movimento. Com base nisso, é possível puxar relatórios para estabelecer estratégias de negócios.

“Essas são apenas algumas das aplicações de diversas funções. A câmera pode ser aplicada também a segurança de ruas, identificando onde os locais movimentados devem ter reforço de segurança. Com este tipo de produto temos a garantia de não perder nenhum detalhe da imagem fazendo a tecnologia trabalhar em nosso favor”, completou Kappel.

Fique ligado, na próxima edição traremos a continuação da cobertura da ISC Brasil 2018 com outras novidades e tendências que as empresas de segurança trouxeram para o mercado.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…