Centro empresarial de Florianópolis realiza projeto com integração e automação de ponta a ponta

O SC401 Square Corporate é o maior centro empresarial de Florianópolis e da região Sul do Brasil. O local é um polo que une inovações, tecnologias sofisticadas e sustentabilidade. O terreno onde o edifício está construído tem mais de 154.000m² e 70% de sua área foi preservada.

Conhecido como “o próximo centro” da cidade, o SC401 Square Corporate tem três torres batizadas com locais icônicos da ilha: Jurerê, Campeche e Lagoa. Os espaços de trabalho variam de 50 a 6.000 m² e o centro empresarial conta com estacionamento para aproximadamente 1.000 veículos.

Com o objetivo de oferecer um lugar onde as empresas pudessem se estabelecer, oferecendo a seus funcionários acesso a bancos, restaurantes, farmácias e lojas varejistas sem precisar deixar seu ambiente de trabalho, o projeto começou com a compra do terreno localizado na rodovia SC401, que dá nome à incorporação e conecta o centro de Florianópolis ao norte da ilha. A primeira fase das instalações começou em 2016, e o projeto completo dará lugar ao maior e mais tecnológico centro de negócios da região.

A distribuidora Delta Cable e a Smart Homes, especialista em automação residencial, foram as empresas escolhidas para criar as soluções tecnológicas necessárias para o complexo, junto com a incorporadora CFL.

“O projeto do SC401 Square Corporate em si foi enorme, não apenas em tamanho, mas também pelo fato de que é um conceito totalmente novo. Por isso, a CFL precisou de parcerias especializadas, especialmente na área de tecnologia”, afirmou Ricardo Saldanha, Diretor da CFL.

Como a empreitada começou muitos anos antes do projeto sair do papel, muitos detalhes – especialmente questões de tecnologia – precisaram ser atualizados e adaptados ao longo dos anos. O projeto foi inicialmente criado contando com tecnologias que, com o passar de poucos anos, já estavam desatualizadas no momento em que a Delta Cable passou a fazer parte do projeto.

A equipe comercial da Delta Cable identificou o trabalho, fez reuniões com a Smart Homes e começou a analisar o projeto. As duas empresas juntas ofereceram à incorporadora CFL uma visão de gestão de edifícios integrada completamente diferente do planejamento anterior do projeto que trazia muito mais benefícios. Como o complexo misto de escritórios, comércio varejista e tecnologia eram novidades, as duas empresas precisaram investir muito tempo e energia em tudo que tinham planejado.

Além da implementação de tecnologias mais avançadas, o projeto deveria incluir a primeira instalação do C•CURE BMS na América Latina.

A solução C•CURE BMS da Software House automotiza todos os sistemas instalados no complexo.

A solução C•CURE BMS da Software House, uma marca da Johnson Controls, foi escolhida para automatizar todos os sistemas instalados no complexo. Como sistema de gestão de edifícios, a solução oferece controle em tempo real dos periféricos, como controle dos sistemas hidráulicos e de esgoto, prevenção de incêndios, controle de acesso, controle de elevadores e distribuição de eletricidade.

“O maior desafio deste projeto foi pegar a nova tecnologia, criar conhecimento e colocar tudo em prática com diversos novos conceitos”, afirmou Guilherme Angeloni, diretor de Engenharia da Smart Homes.

Como parte do plano original, os incorporadores planejaram instalar soluções básicas de cabeamento sem planejamento para integração com os sistemas de controle de acesso, vigilância e controle de incêndios. A Delta Cable e a Smart Homes trabalharam juntas para especificar e melhorar o projeto.

O novo planejamento do projeto exigia a integração de todos os sistemas. Como a Delta Cable e a Smart Homes reconheceram a importância da gestão e monitoramento proativos de acesso de convidados e funcionários ao edifício, escolheram o software do sistema de gerenciamento de segurança e eventos C•CURE 90 00.

“Com o software é possível monitorar e controlar todas as tecnologias de um edifício a partir de um único cliente ou online com o C•CURE 9000”, falou Luis Delcampo, gerente de Marketing e de Produtos da linha de controle de acesso da Johnson Controls para a América Latina. “A supervisão inclui monitoramento e controle de Sistemas de Automação de Edifícios (BAS) para segurança, controle de acesso e prevenção de incêndios”, complementou.

C•CURE 9000: software do sistema de gerenciamento de segurança e eventos.

O C•CURE 9000 está sendo usado para gerenciar o complexo como um todo junto com as áreas comuns, supervisionando controle de acesso, bem como sistemas de vigilância e alarmes de incêndio através do protocolo TCP/IP. Também tem a capacidade de se integrar a outros sistemas como de elevadores e comunicação interna. A solução garante que o SC401 Square Corporate possa monitorar seus recursos de tecnologia de cada edifício ou de toda a área a partir de um único cliente com acesso web ou remoto em dispositivos móveis.

O C•CURE BMS oferece integração completa com o C•- CURE 9000 e seus sistemas. A solução também permite a visualização em tempo real de eventos de segurança e a capacidade de executar funções de gestão de edifícios pela central de comandos de monitoramento.

O sistema de controle de acesso gerencia funcionários e convidados e controla o acesso de estacionamentos aos edifícios através de catracas. Diversas entradas que precisam de segurança reforçada são controladas por leitoras de cartões.

Com o C•CURE BMS, o sistema de automação fecha os portões dos estacionamentos todas as noites às 23h. Na mesma hora, o sistema de vigilância verifica a área para garantir que ninguém esteja dentro do edifício ou do estacionamento. Se o sistema detectar a presença de um ser humano, a segurança poderá seguir os devidos protocolos para cada situação.

O C•CURE BMS controla em tempo real os periféricos, como controle dos sistemas hidráulicos e de esgoto, prevenção de incêndios, controle de acesso, controle de elevadores e distribuição de eletricidade.

Como o projeto do SC401 Square Corporate lidou com a questão da integração de maneira inovadora, as incorporadoras reduziram em grande parte a intervenção humana e a quantidade de pessoas necessárias para monitoramento do sistema.

Além do C•CURE 9000 e do C•CURE BMS, diversos outros sistemas também foram instalados e integrados. Entre eles, o sistema Simplex de detecção de incêndios, mais de 160 câmeras, produtos de rede Edge-Core, NVRs, catracas e mais de 90 leitoras de cartões.

Câmeras de ponta fazem o monitoramento de áreas internas e externas.

A incorporadora escolheu o exacqVision VMS como seu sistema de gestão de vídeos. O software grava vídeo e áudio a partir de câmeras IP para monitoramento em tempo real e de vídeo e áudio gravados pelos operadores da central.

A instalação de 40 km de fibra óptica Furukawa foi o que permitiu a integração servindo como base para as instalações tecnológicas.

Para uma melhor eficiência na transmissão de dados, foram instalados 40km de fibra óptica Furukawa.

Já a tecnologia PON LAN ofereceu diversas vantagens essenciais para o projeto, como diminuir de maneira significativa os gastos de capital oferecendo uma infraestrutura simplificada em todas as áreas de cabeamento. Além disso, também garantiu uma redução expressiva nas despesas operacionais, oferecendo menor consumo de energia bem como menores custos operacionais e de manutenção.

“Com a instalação concluída, hoje temos suficiente know -how para aplicar as novas tecnologias a outros projetos. Foi um prazer ver o resultado final satisfatória e um cliente feliz. Precisamos aprender tudo de novo para atender uma demanda tão cheia de inovações”, explicou Angeloni. “O resultado final é que o SC401 Square Corporate é o primeiro projeto com esse nível de integração na América Latina”.

PARA O FUTURO

Os sistemas e infraestruturas de rede instalados para o SC401 Square Corporate podem ser expandidos no futuro. Nos próximos anos, espera-se que o complexo adicione redundâncias e aumente o controle de acesso para novas áreas da incorporação.

A integração e automação integral dos edifícios estão presentes em todas as áreas comuns do complexo e cada empresa que se instale no centro poderá adicionar esses recursos a seus próprios escritórios.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…