Quais os benefícios de um sistema ERP para a gestão de empresas de segurança eletrônica

O mercado de segurança eletrônica está em alta: segundo a Pesquisa Nacional de Segurança Eletrônica realizada pela SMG para a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), somente no ano de 2018 foram mais de R$ 6,5 bilhões de faturamento em vendas de produtos desse segmento.

O crescimento no consumo de aparelhos usados para proteger o patrimônio privado é sintomático: a população brasileira se sente cada vez mais insegura e busca meios de se proteger da crescente onda de violência. Segundo a pesquisa 2018 Global Law and Order, realizada pelo Instituto Gallup, o Brasil é o 4° país no mundo no ranking da sensação de insegurança.

Caso tenha apostado em um negócio deste segmento, as projeções são otimistas: o mercado de produtos de segurança eletrônica tem como expectativa crescer mais 10% até o fim deste ano, segundo a Abese.

Mas o que diferencia sua empresa das demais? Será que o consumidor encontra a confiança que busca ao experimentar os serviços oferecidos pelo seu empreendimento?

Desafios na gestão de uma empresa de segurança eletrônica

Os desafios da gestão de uma empresa de segurança eletrônica são muitos: gerir materiais, controlar atividades dos funcionários em campo, agendar ordens de serviço, garantir atendimento ágil, controlar receitas e despesas, emitir boletos e notas.

A construção da credibilidade de seu negócio no mercado passa pelos fatores acima, mas nem sempre é possível dar conta de todos esses pontos apenas com os recursos disponíveis. A tecnologia, então, chega como um braço importante na gestão do negócio de empresas desse tipo, com sistemas ERP especializados neste segmento.

Afinal, o que é um sistema ERP?

Um ERP Online é um sistema de informática que disponibiliza funcionalidades que ajudam na gestão administrativa e operacional de uma empresa. Em resumo, é um recurso tecnológico importante para o dia a dia de seus colaboradores.

Mas, como ele pode ajudar na gestão de minha empresa?

São diversas formas de aproveitar a tecnologia a favor de sua companhia e mostrar que a modernidade presente no seu produto está também na cultura da empresa. Preparamos a lista abaixo com 10 benefícios que um sistema ERP pode proporcionar para seu negócio:

1. Controlando e mapeando

Você já deve ter ouvido sobre Data Science ou Ciência de Dados. O estudo de dados está em alta no mundo empresarial pois proporciona ao gestor visualizar padrões de forma mais fácil e realizar insights a partir deles.

Um sistema ERP possuirá um banco de dados concentrados em um mesmo lugar com todas as informações de seu negócio e isso facilitará a extração desses dados.

Exemplos de padrões que podem ser mapeados: elevação das vendas em determinado período do ano, o consumo maior de determinada marca de produto, a idade média de seus clientes, entre outras visualizações.

2. Menos papel, por favor

A redução de consumo de papel é uma preocupação mundial, devido ao tempo que ele demora para deteriorar-se no meio ambiente e seus impactos nocivos à natureza.

Já pensou quanto papel sua empresa utiliza em um único dia de trabalho?

O sistema ERP pode te ajudar a mudar alguns hábitos que contribuem para o uso de papel. Pode proporcionar, por exemplo: a abertura de ordens de serviço online, a visualização de dados e extração de relatórios exportáveis sem que haja necessidade de imprimi-los, geração de boletos e notas online.

3. Segurança

Essa parece óbvia para uma empresa desse segmento, mas, já parou para pensar que seus dados estariam mais seguros em um sistema próprio, protegido contra perda de dados, invasões e acessos indevidos às informações confidenciais?

Um ERP especializado possuirá níveis de acesso personalizados para cada tipo de função na empresa, evitando que pessoas não qualificadas consigam acessar dados confidenciais. Além disso, o sistema possuirá registro de toda e qualquer operação realizada, incluindo nome do usuário, dia e hora da realização.

4. Estudando seu consumidor

Alguns sistemas ERPs possuem módulos de CRM especializados em cadastro de informações que podem ajudar suas equipes de vendas e relacionamento a fecharem novos negócios.

Assim, na próxima conversa que tiver com seu cliente, você poderá recordar-se, por exemplo, que ele planeja se mudar ano que vem para uma casa maior e possivelmente precisará de seus serviços, ou, ainda, que ele aguarda um determinado produto que em breve chegará em seu estoque.

5. Financeiro

O sistema ERP pode registrar todas as entradas e saídas financeiras de sua empresa, incluindo tipo de despesa, recorrência e fontes.

Além disso, o sistema pode lhe ajudar no procedimento de balanço e emissão de relatórios acerca da área financeira, reduzindo o tempo empregado nos cálculos e minimizando possíveis erros.

Alguns ERPs possibilitam, ainda, a emissão de notas e boletos de pagamento.

6. Recursos Humanos

O ERP também poderá auxiliar no registro de atividades de seus colaboradores, além de segmentá-los em grupos de níveis acesso que somente poderão visualizar as informações permitidas pelo gestor.

Um outro recurso importante, que pode ser integrado a um ERP, é a folha de ponto eletrônico, guardando de forma segura as informações sobre a entrada e saída de cada colaborador.

7. Atendimento ao cliente

O sistema ERP pode possibilitar: receber chamados, organizar a fila de demandas, registrar tempo de resolução, designar o melhor técnico para atendimento.

Com isso, reduz-se o tempo que sua equipe de atendimento passará organizando as próprias demandas, além de assegurar que os casos mais prioritários serão atendidos em menos tempo, contribuindo para satisfação do cliente.

8. Operações de campo

Falando em atendimento ao cliente, às vezes, as assistências precisam ser feitas diretamente na casa ou estabelecimento de seu consumidor, são as chamadas operações de campo.

O sistema ERP pode ajudá-lo a mapear o deslocamento e tempo de atendimento de seus colaboradores, auxiliando na otimização dos recursos disponíveis.

9. Gerenciamento de estoques

Imagine ter que ir ao estoque para ver se possui um produto cada vez que um consumidor o solicite. Com um sistema, você poderá ter uma seção online listando todos os seus produtos em estoque, que será atualizada automaticamente ao ser realizada uma venda.

Com o ERP poderá, ainda: extrair relatórios, gerenciar movimentações e transferências de produtos entre unidades de seu negócio.

10. Gestão de Contratos

Guarde de modo seguro contratos de vendas, locações e prestação de serviços para seus clientes. O sistema ERP poderá armazenar, exportar e imprimir contratos, de modo que eles não precisarão ocupar espaços em pastas.

Tecnologia, uma ótima aliada

Realize o exercício de pensar quanto tempo sobraria para inovação e atendimento pró-ativo caso algumas tarefas operacionais fossem feitas por um sistema especializado.

Leve a segurança como lema em seu negócio, entenda que a noção de conforto e credibilidade passa por muitas frentes, inclusive a organização do dia a dia de sua empresa, bom relacionamento com o cliente e assertividade nas recomendações.

Breno Andrade é apaixonado por tecnologia e comunicação. Atua como desenvolvedor web e gerente de SEO do Bomsaldo, um Sistema ERP Online feito para pequenas e médias empresas.

Notícias Relacionadas

Artigos

Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário

Alexandre Krzyzanovski A classificação dos veículos que trafegam por uma via em diferentes categorias é essencial para os sistemas inteligentes…

Segurança Eletrônica

Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp

A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4…

Segurança Eletrônica

SC EXPO DEFENSE: Intelbras marca presença na feira e apresenta soluções inovadoras de segurança

A Intelbras apresenta na SC EXPO DEFENSE soluções inteligentes para cenários diversos das forças armadas e polícia civil e militar…