Bastidores: a tecnologia da comunicação como uma importante aliada do varejo

Por Dario Mojica, especialista em comunicações empresariais da Motorola Solutions

Ao longo dos últimos anos o mundo foi impactado de várias maneiras, levando as empresas a rever seus modelos de negócios e até mesmo a se reinventar em alguns casos. Entretanto, isso também representou uma grande oportunidade para vários setores produtivos na América Latina, como é o caso do Varejo, que evoluiu para uma nova realidade na qual hoje, mais do que nunca, o que predomina é o digital.

De acordo com o estudo desenvolvido pela Ernst & Young, 44% das empresas da América Latina afirmam que seus conselhos administrativos já têm a transformação digital como prioridade em suas agendas e 57% dos líderes empresariais da região já ativaram seu processo de transformação digital na recente retomada dos negócios.

A transformação digital tornou-se então uma via para lidar com as consequências da pandemia e, neste caminho, setores como o varejo não ficaram alheios a esta nova realidade. Seja uma pequena boutique, um armazém ou uma loja de departamentos, a digitalização permitiu ao setor varejista simplificar e agilizar a experiência de compra, bem como ter maior acesso às informações sobre seus clientes e estoques, com ferramentas que permitem consultas online, melhor gerenciamento de estoque, controle sobre a localização dos produtos, pagamentos e faturas digitais e, é claro, comércio eletrônico, entre outras alternativas.

Entretanto, além disso, os líderes varejistas agora compreendem que a segurança, a eficiência e a produtividade estão profundamente interligadas. Por isso, o setor atualmente conta não apenas com tecnologias que melhoram a experiência de compra do cliente, mas também que proporcionam um ecossistema de ponta a ponta que unifica dados, recursos de voz, vídeo e análises para agilizar e garantir a segurança da transação.

Um exemplo claro disso são as tecnologias de radiocomunicação, que permitem o fluxo de informações e a resposta rápida a incidentes, eventos, pedidos de clientes e outras situações que necessitam de atenção imediata. Isso ocorre porque os rádios oferecem uma forma mais rápida e conveniente de comunicação entre equipes, eliminando a necessidade de uma rede de telefonia móvel para operar. Essa é a solução para a constante preocupação com um sinal fraco que ocasione falhas na comunicação e eliminação de custos mensais de operadora. Além disso, esses dispositivos são capazes de suprimir o ruído ambiente, garantindo que as pessoas possam ser ouvidas claramente, mesmo em uma fábrica de produção movimentada.

Por sua vez, o setor entendeu a importância de ter controle dos pontos de acesso e corredores nas lojas ou depósitos, bem como de monitorar a segurança de seus funcionários e clientes, mesmo em áreas restritas ou de armazenamento. Para isso, surgiram sistemas de vídeo segurança que utilizam inteligência artificial para fornecer visibilidade das instalações em um único painel. Estes sistemas possuem reconhecimento facial para detectar, por exemplo, clientes VIP que requerem atenção personalizada ou para administrar o acesso de pessoas não autorizadas, utilizando um sistema baseado em funções com detecção instantânea de pessoas. Eles também permitem o reconhecimento de placas de veículos, a identificação de objetos em locais incomuns e a detecção de comportamentos fora do padrão. Assim, estas soluções permitem colocar o foco no que é realmente importante, monitorando a cena em tempo real e ajudando a tomar decisões críticas que permitam agir quando for necessário.

Além disso, todas essas ferramentas de comunicação agora também têm a capacidade de interoperar entre si, ou seja, apesar de serem sistemas que falam em diferentes formatos e linguagens, podem se comunicar trocando dados de forma instantânea e segura. Para isso, estão disponíveis soluções que permitem enviar alertas para sistemas de rádio na forma de mensagem de texto e/ou alertas de texto que podem ser reproduzidos em áudio quando um evento atípico e de emergência é identificado pelos sistemas de vídeo. Esta integração agiliza as respostas das equipes de segurança em tempo real e permite maior controle da situação.

A transformação gerou um enorme desafio para o setor varejista, transformando também o comportamento de compra dos clientes. A tecnologia tornou-se agora uma ferramenta essencial para detectar, analisar e responder, o que aumentou a segurança das instalações de varejo em toda a região e, como resultado, reduziu o tempo de inatividade e manteve a operação eficiente. 

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…