Axis mostrará sistema de apoio à gestão de emergências para cidades inteligentes

Dispositivos de áudio e vídeo conectados à rede emitem alertas para a população antes de enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais

A Axis Communications, fabricante de produtos conectados à rede, apresentará em São Paulo um sistema de apoio à gestão de emergências envolvendo câmeras de monitoramento e alto-falantes digitais para criar um canal de comunicação entre o poder público e a população. O sistema será mostrado durante a feira ISC Brasil 2017, a partir do dia 18 de abril.

Atualmente, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais (Cemaden) monitora áreas de risco de 888 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais, abrangendo uma população estimada em 90 milhões de habitantes. Nestes casos, o alto-falante IP pode emitir alertas programados ou ao vivo para prevenção e redução de impacto.

“Algumas cidades enfrentam deslizamentos de terra todos os anos. Outras precisam monitorar constantemente o nível dos rios para alertar as famílias ribeirinhas. Existem, ainda, municípios localizados próximos a barragens e aqueles vulneráveis a enchentes. Em todos esses casos, a emissão de alertas imediatos pode evitar fatalidades, reduzir perdas e organizar o resgate, e a tecnologia para isso já existe”, explica Marcelo Ponte, Gerente de Distribuição e Marketing da Axis Communications.

Além do uso para suporte à gestão de emergências, o mesmo sistema de câmeras e alto-falantes digitais pode servir para fins de segurança pública. Aliado às imagens, o áudio também pode ser uma ferramenta para o atendimento de cidadãos que passaram por situações traumáticas, como assaltos. Mesmo que não haja nenhum policial por perto, a central de monitoramento da Polícia, ao identificar uma ocorrência pelas imagens, poderá manter contato direto com a vítima, para avisar por exemplo que a situação foi acompanhada e que uma viatura chegará em minutos. Na feira ISC Brasil, será exibido um botão de emergência para instalação em postes que pode abrir um diálogo entre o cidadão e a central de controle com o simples apertar de um botão.

Além disso, o sistema pode dissuadir pichadores e vândalos e dispersar grupos antes mesmo da chegada de uma viatura, por exemplo.

Informação direta para população
Na prática, o sistema de alto-falantes digitais e câmeras já está sendo utilizado em Cóncon, na chilena de Valparaíso.

Desde o terremoto de 8.4 graus que causou muitos danos ao destino turístico, a cidade investiu em segurança e prevenção de incidentes. Lá, as câmeras de vídeo IP da Axis estão conectadas aos alto-falantes digitais AXIS C3003-E, utilizados para passar instruções em tempo real ou pré-gravadas, de maneira manual ou automática.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…