Qualcomm e Intelbras anunciam colaboração para produção de soluções 5G no Brasil

A Qualcomm Technologies a Qualcomm Technologies International e a Intelbras acabam de anunciar que firmaram um acordo no qual irão colaborar para a produção do 5G Customer Premise Equipment (CPE), utilizando a plataforma Qualcomm 5G Fixed Wireless Access (FWA) de 2ª geração, com o sistema Snapdragon X62 5G Modem-RF e soluções de Wi-Fi 6 e 6E da Qualcomm. A iniciativa visa suprir a demanda de operadoras e provedores de internet no Brasil em um momento importante em que a iminência do leilão das frequências para o 5G aumenta a necessidade de desenvolvimento do ecossistema de dispositivos 5G e Wi-Fi 6 no País.

Com o acordo plurianual, a Intelbras deverá ser a empresa brasileira a avançar em direção ao desenvolvimento local de soluções baseadas no SDX 62 e também à integração na cadeia mundial de produção do 5G, tornando o Brasil parte importante do setor produtivo para a quinta geração de conectividade.

A Intelbras, com as soluções da Qualcomm Technologies, produzirá soluções 5G FWA, que fornecerá conectividade de alta qualidade, velocidade e latência semelhantes à fibra óptica, sem a necessidade de cabeamento e instalação na última milha (last mile). A tecnologia 5G FWA vem sendo chamada de Fiber Through the Air (Fibra pelo Ar), a qual proporcionará a oferta de serviços avançados para residências e escritórios como, por exemplo, streaming de vídeo em 4k/8k, dispositivos de internet das coisas (IoT), jogos online com baixíssima latência, aplicações de realidade virtual, entre outros. Os produtos deverão estar disponíveis a partir de 2022.

“A Intelbras tem alta capacidade técnica de desenvolver e fabricar produtos de qualidade. Nossa marca tem presença em 98% dos municípios brasileiros e somos reconhecidos pelo amplo atendimento ao cliente”, explica Altair Silvestri, CEO da Intelbras. “Temos um relacionamento longo e próximo com os ISPs (Provedor de Serviços de Internet) e operadoras de telefonia, essas são características próprias que vão permitir que a Intelbras facilite a pulverização das tecnologias Wi-Fi e 5G no país”, complementa o executivo.

A novidade também beneficiará os usuários corporativos, que poderão usufruir de uma rede que opere com maior capacidade e velocidade, além de aumentar a eficiência e permitir que os dispositivos de access-points suportem mais clientes em ambientes de alta densidade, proporcionando melhor experiência na rede sem fio como um todo.

“A Qualcomm Technologies, empresa inovadora e líder mundial em tecnologias sem fio, dá mais um passo em direção à proliferação de 5G no Brasil. Estamos orgulhosos de nossa colaboração com a Intelbras, com quem trabalhamos há muitos anos para impulsionar o avanço da conectividade sem fio no país. Esta colaboração é mais uma prova de nossos esforços para trazer CPEs e soluções FWA com 5G e Wi-Fi para ajudar a reduzir a exclusão digital e conectar a chamada ‘última milha’, comenta Luiz Tonisi, vice-presidente da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e presidente da Qualcomm América Latina. “Com a decisão da Anatel de exigir o Release 16 nas implementações das redes 5G, produtos como smartphones, hotspots e CPEs FWA precisam suportar o modo 5G standalone para atender aos requisitos das PPPs e das grandes operadoras de telefonia”, acrescenta.

O projeto estimula o desenvolvimento no Brasil de tecnologias avançadas para fomentar a implementação do 5G no país. “Nossas tecnologias protegem, conectam, aproximam e transformam a vida das pessoas há mais de quatro décadas. Portanto, é natural desenvolvermos essa colaboração com a Qualcomm Technologies, líder mundial na geração de tecnologias mobile. Esperamos continuar ampliando esta colaboração enquanto a Intelbras trabalha para se tornar a empresa nacional referência em dispositivos e equipamentos com tecnologia 5G”, finaliza Silvestri.

Integrantes do governo e operadoras comentam abaixo o anúncio:

Ministro das Comunicações Fábio Faria

Parabenizo a Qualcomm Technologies e a Intelbras pela iniciativa de produzir dispositivos 5G que irão contribuir para a implementação e adoção da nova tecnologia no Brasil. A conectividade 5G como suporte para o futuro das telecomunicações é essencial para o desenvolvimento do nosso ambiente de negócios, além de revolucionar diversos setores da indústria e levar banda larga móvel de altíssima potência e baixa latência para empresas e residências, proporcionando a inclusão digital de milhões de brasileiros.

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes

É uma iniciativa excelente para o país o desenvolvimento de um dispositivo CPE 5G e Wi-Fi 6 totalmente produzidos no Brasil e com a tecnologia de duas grandes empresas como a Intelbras e Qualcomm. De fato, a iniciativa nos posiciona na vanguarda da transformação digital e traz um grande avanço tecnológico para a evolução do ecossistema de expansão do 5G no País, além de estar alinhada com as metas do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, que tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva e a inovação digital, sendo mais uma consequência do trabalho que vem sendo realizado no âmbito da Câmara 4.0 do Plano Nacional de Internet das Coisas, envolvendo Governo, Academia e Indústria.

Leonardo Euler de Morais, Presidente da Anatel

“A iniciativa não poderia vir em momento mais oportuno. A Anatel está empenhada em disponibilizar no próximo Edital um amplo leque de insumos de radiofrequência, e, assim, possibilitar a chegada dos novos modelos e soluções de conectividade da próxima geração tecnológica. Nesse sentido, a colaboração entre Qualcomm Technologies e Intelbras representa um passo importante para o desenvolvimento de um ecossistema de produtos e equipamentos para conectividade 5G que atendam às necessidades de nosso País”.

Claro

“A Claro saúda o pioneirismo e a inovação da parceria da Qualcomm Technologies e da Intelbras, iniciativa importante para fomentar o ecossistema de dispositivos e aplicações compatíveis com as redes móveis de quinta geração, complementando os investimentos que a operadora vem fazendo para implantar e evoluir essa tecnologia no nosso país”, afirma Paulo César Teixeira, CEO da unidade de consumo e PME da Claro.

Tim

Para Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil, a produção local de equipamentos para a futura rede 5G pode ajudar as operadoras a agilizar a implantação e desenvolvimento da infraestrutura, além de impulsionar a economia nacional voltada à tecnologia: “Recebemos com satisfação a notícia da colaboração da Qualcomm Technologies e Intelbras e acreditamos que todos os esforços para colocar em prática projetos 5G em grande escala são bem-vindos. A TIM trabalha com o 5G FWA desde o ano passado e investe na ampliação da oferta para atender à crescente demanda por serviços inovadores”.

Algar Telecom

Luis Antonio Andrade Lima, vice-presidente de tecnologia e inovação digital da Algar Telecom afirma: “É com grande satisfação que recebemos a notícia da colaboração da Qualcomm Technologies e da Intelbras para a produção de CPEs 5G e WI-FI 6 no Brasil, sem dúvida um passo importante rumo ao desenvolvimento nacional, essencial para atender à gigantesca demanda do Brasil por futuras redes 5G e Internet. Parabéns à Qualcomm Technologies e Intelbras pela conquista”.

Americanet

“Um dos principais motivos que justificam o rápido crescimento da Americanet se deve ao fato de ela reter nossos clientes oferecendo soluções inovadoras como diferencial competitivo. E por isso apostamos na tecnologia 5G e principalmente no serviço FWA, pois além de ser inovador, vai promover algo totalmente disruptivo, desenvolvendo novos setores até então não explorados, tanto no B2C como no B2B Verticais. A solução Wi-Fi 6 enfrentará uma nova demanda latente principalmente nas residências: qualidade do sinal Wi-Fi para alto consumo de tráfego de dados. Vemos a colaboração entre Qualcomm Technologies e Intelbras como muito promissora, que unirá o que há de mais moderno em tecnologia à capacidade de produção e distribuição da indústria brasileira para acelerar o desenvolvimento tecnológico do país”, afirma José Luiz Pelosini, vice-presidente da Americanet .

Highline

“A estratégia da Highline é disponibilizar uma infraestrutura neutra que seja explorada pelas operadoras de telecomunicações, sejam grandes ou pequenas. Acreditamos na democratização da conectividade como pilar para a inclusão e transformação da sociedade, e é fundamental que haja envolvimento de todo o ecossistema. Parabenizamos a Qualcomm Technologies e a Intelbras por mais essa iniciativa.”

Notícias Relacionadas

Destaque

Nice destaca linha de controle de acesso em palestra na Arena Segurança Eletrônica

Na última semana, a Nice, líder global em soluções de gestão doméstica, participou da Arena Segurança Eletrônica, evento que reuniu…

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…