Tecnologia brasileira permite identificar gado por biometria facial

Uma tecnologia criada no Brasil permite a identificação de gados por meio de uma visão computacional. A técnica pode substituir as marcações e os brincos de rastreamento usados atualmente para segurança e para a emissão da Guia de Trânsito Animal, exigida para exportação de carne bovina. As informações foram divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A tecnologia é similar ao reconhecimento facial, empregado em aeroportos para identificar criminosos. Com ela, um sistema de câmeras instaladas no campo, nos cochos ou em drones consegue captar imagens dos animais em poucos segundos.

Os testes foram realizados com a raça Pantaneiros, e os bovinos foram identificados por meio de um sistema de redes neurais convolucionais – que une inteligência artificial e aprendizado da máquina para processar imagens. Dessa forma, a técnica é capaz de criar um banco de dados para reconhecimento e identificação do gado.

Os resultados experimentais apontam que os modelos de arquiteturas utilizados na pesquisa alcançaram 99,96% de acerto.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…