Policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos nas ruas usando câmera do celular

Ainda neste mês de outubro, policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos sem identificação em abordagem nas ruas com nova versão do aplicativo Portal de Comando Avançado – PCA. A informação foi divulgada pelo titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, na última quinta-feira, 10. A ferramenta já permitia identificação biométrica.

O aplicativo, que reúne informações para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense, é uma das ferramentas que a SSPDS pretende continuar usando nas ruas nos próximos meses. Nesta manhã, o secretário anunciou a redução do número de homicídios pelo 18º mês seguido no Ceará. Em relação a setembro de 2018, a queda chega a 52,3%.

Em 2019, de janeiro a setembro, a maior queda foi registrada em Fortaleza. A redução chegou a 57,2% (de 1.157 para 495). Interior Norte também mostrou resultado positivo, de 699 para 324 casos (53,6% de redução). Já os crimes na Região Metropolitana passaram de 1.004 para 515 – cerca de 48% de redução. Interior Sul foi de 641 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) para 337, registrando uma queda de 47,4%.

“Vamos continuar investindo na área tecnológica. Dando cada vez mais informações de qualidade para o policial na ponta”, afirmou o secretário em coletiva de imprensa. Ele apresentou hoje aos gestores das vinculadas a nova versão do aplicativo. “Isso ninguém tem a nível de América Latina. Também não vimos na Europa nada nesse sentido”.

“Vamos lançar este mês ainda o reconhecimento facial usando a câmera de celular, vendo toda a base RGs do Estado. Tem sido testado por algumas equipes e tem sido um grande sucesso”, continua André Costa. “O policial que abordar alguém na rua sem documento em situação suspeita vai identificar de forma multi biométrica. Com (reconhecimento) digital, facial e cada vez mais precisão. Abordar quem precisa ser abordado e conquistar a legitimidade perante as pessoas e nas comunidades”.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…