5 tendências em inovação para o setor de segurança pública
A utilização de vídeos analíticos, drones e totens de segurança já acontece em algumas cidades brasileiras
Os brasileiros são o povo com mais alto grau de medo da violência, segundo dados do Global Peace Index (GPI) de 2021. Contudo, esse é um cenário que está prestes a mudar. Com o aumento de tecnologias, a convergência de sistemas de segurança e a popularidade da inteligência artificial, o setor público vem se tornando cada dia mais capaz de criar novas estratégias de segurança a fim de alcançar o modelo ideal de cidades inteligentes.
O termo ‘cidades inteligentes’ é designado aos municípios que adotam soluções inovadoras de segurança para servir melhor os cidadãos, proporcionando ambientes com harmonia entre inclusão social, soluções urbanísticas, espaços compartilhados e ocupação das áreas públicas. Essas mudanças estão expandindo e remodelando o escopo da indústria, que já está atuando de forma a prover softwares mais seguros, eficientes e inteligentes.
Confira as 5 principais tendência em inovação para o setor de segurança pública segundo o especialista Edison Endo, diretor da Helper Tecnologia:
Vídeos analíticos
Sistemas de monitoramento contínuo com vídeos analíticos capazes de realizar uma análise em tempo real do que está sendo filmando. O item é capaz de acompanhar a movimentação de um indivíduo, identificar ações bruscas, como uma ameaça com arma ou faca, e sinalizar ao policial. A partir da imagem aproximada, o responsável poderá decidir entre iniciar uma ocorrência ou descartar o aviso.
Drones
Acompanhamento de ocorrências, mapeamento de movimentação, perseguição de suspeitos e ampla visualização de pontos estratégicos da cidade são apenas alguns dos benefícios da utilização de drones à segurança pública. Ao receber um alerta distante, o policial consegue enviar o equipamento para fazer o acompanhamento da ação sem precisar se locomover, resolvendo algumas ocorrências à distância.
Semáforos inteligentes
Capazes de contabilizar o número de veículos que cruzam uma região em determinada hora do dia, os semáforos inteligentes permitem manter uma via aberta pelo tempo necessário para estabilizar o fluxo, evitando congestionamentos em horários de pico. Além disso, o equipamento oferece leitura de placas, controle de rotatividade e rastreamento de veículos.
Iluminação inteligente
A iluminação inteligente é um dispositivo tecnológico criado para facilitar a realização de algumas ações remotamente, como aumentar ou diminuir a luminosidade da lâmpada quando necessário. Além disso, ela é capaz de aprender com o ambiente e entrar em modo ‘economia de energia’ nos horários com baixo – ou nenhum – fluxo de pessoas, reduzindo os custos públicos municipais.
Totens de segurança
Com uma presença robusta e imponente, sistema de giroflex e canal de comunicação em tempo real, que permite interação entre cidadãos e responsáveis pelas forças de segurança municipais, os totens atuam como um módulo policial 24h, otimizando o policiamento ostensivo em pontos-chave da cidade. Além disso, os totens contam com um conjunto de câmeras em 360 graus para monitoramento integral e simultâneo do perímetro e podem ser programados para emitir mensagens de áudio educativas e informativas em alta potência.
Notícias Relacionadas
Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?
Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…
Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar
Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…