Vila Galé instala soluções de detecção de incêndio em seus hotéis de luxo no Brasil

Vila Galé Eco Resort Angra Resort, localizado no Rio de Janeiro, e Vila Galé Resort Touros, no Rio Grande do Norte, receberam as soluções de detecção de incêndios da Global Fire Equipment

Por Redação

O Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal e está entre os melhores grupos hoteleiros do mundo. A companhia é atualmente responsável pela gestão de 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal e 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Caucaia, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis e São Paulo), com um total de mais de 8 mil quartos.

Como parte de uma atualização e melhoria no sistema de detecção de incêndios da Vila Galé Eco Resort Angra, no Rio de Janeiro, e durante a construção do novo Vila Galé Resort Touros, no Rio Grande do Norte, a empresa instalou equipamentos da Global Fire Equipment (GFE) (www.globalfire-equipment.com).

O distribuidor da GFE para estes dois projetos foi a JVT Equipamentos, que também atuou como assessor técnico do Vila Galé nos projetos. O Vila Galé já estava familiarizado com as soluções de detecção de incêndios da GFE, pois antes destas últimas instalações, a JVT Equipamentos tinha aconselhado a companhia na compra das soluções para outros dois dos seus hotéis no Brasil.

O Vila Galé Eco Resort Angra é um resort ecológico de 5 estrelas com tudo incluído, localizado na Mata Atlântica brasileira. O hotel dispõe de 319 quartos com ar-condicionado, todos eles com varandas com vista para o mar, montanhas ou piscina. O resort estende-se por 1.500 metros quadrados e inclui áreas de lazer, desportos aquáticos, instalações de spa, três bares e cinco restaurantes.

Quando o Vila Galé procurava substituir o sistema de detecção de incêndios E3S existente no Eco Resort Angra, contatou a JVT Equipamentos para conceber e fornecer um novo sistema, com o fornecedor de sistema de proteção contra incêndios. A Ekiper Fire foi nomeada para instalar e colocar em funcionamento o sistema. A solução escolhida inclui painéis de controlo de alarme de incêndio das gamas Octo+, Gekko e Node Plus da GFE, juntamente com aproximadamente 900 detectores de fumaça ZEOS AS-S e seis detectores de calor ZEOS AS-H.

“O processo de instalação no Eco Resort Angra decorreu sem problemas e o hotel pôde permanecer aberto aos hóspedes durante todo o processo de instalação. Um dos desafios que os engenheiros de instalação da Ekiper Fire enfrentaram foi o comprimento dos cabos existentes utilizados em todo o hotel. Para evitar a alteração da infraestrutura existente, aconselhamos os engenheiros do projeto a cortar os laços de cabos ao meio, calcular o seu comprimento individual e a criar uma rede de dados para utilização com o Sistema de Redes Chameleon da GFE (o primeiro no Brasil), de modo a satisfazer os requisitos da Vila Galé”, disse Marco Vieira, diretor Comercial da JVT Equipamentos.

Como parte do contrato, a Ekiper Fire prestará apoio contínuo à manutenção do sistema de detecção de incêndios do hotel.

Foi também instalado equipamento de detecção de incêndios da GFE no novíssimo Resort Vila Galé Resort Touros, localizado no litoral do nordeste do Brasil. O Vila Galé Resort Touros é um resort de 5 estrelas com tudo incluído que incorpora alojamento com restaurante, parque aquático, clube infantil, parque infantil, piscina exterior e bar.

A JVT Equipamentos foi designada para conceber e fornecer o sistema de detecção de incêndio para o novo hotel, com o instalador especializado em sistemas de incêndio, TecneTecnologia, a executar a instalação. O processo de aplicação ocorreu sem problemas e levou 45 dias no total, com todo o trabalho concluído antes da abertura do hotel aos hóspedes.

O sistema GFE fornecido pela JVT Equipamentos inclui sub-painéis Node, painéis Juno Net e Junior Mini-Rep, juntamente com mais de 1.000 detectores de fumo Zeos AS-S e 43 detectores de calor AS-H.

“O nosso Eco Resort Angra e Resort Touros são o terceiro e quarto dos nossos hotéis no Brasil a beneficiar dos sistemas de detecção de incêndio GFE, e já estão em curso obras em mais dois hotéis no Brasil, onde também escolhemos instalar o equipamento GFE. Os sistemas são ambos altamente confiáveis e a preços muito competitivos. Quando identificamos que o ar salgado poderia potencialmente causar problemas com os detectores, a JVT Equipamentos sugeriu que instalássemos os detectores de alarme de incêndio marítimos aprovados pela GFE. Isto eliminou o risco potencial do ar salgado afetar o desempenho dos detectores. Ficamos, mais uma vez, muito impressionados com a elevada qualidade dos produtos e o seu excelente padrão de apoio e serviço ao cliente. Esperamos poder voltar a colaborar com eles em futuros projetos”, afirmou José António Bastos, Diretor Operacional da Vila Galé para o Brasil.

Notícias Relacionadas

Revista

Nova edição da Revista Segurança Eletrônica está disponível

A nova edição da Revista Segurança Eletrônica (abril/2021) está no ar! Nela trouxemos o case do banco Santander, que reformulou…

Destaque

23ª edição da EXPOSEC é adiada para 2022

Maior feira de segurança na América Latina, antes programada para junho deste ano, foi transferida para o período de 7…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…