Vencendo o trânsito com tecnologia de videomonitoramento inteligente

Por Paulo Ramos

Em todo o mundo, são inúmeros os transtornos decorridos do intenso tráfego de carros nas grandes metrópoles. Os longos atrasos para os motoristas, aumentam a ansiedade e reduzem a produtividade, além dos riscos à saúde pública em decorrência, por exemplo, da má qualidade do ar. Juntos, os efeitos do trânsito excessivo impactam negativamente na qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade das grandes cidades.

Dessa forma, o tráfego se torna uma dor de cabeça para os administradores da cidade, particularmente onde a rápida urbanização e o crescimento econômico levaram ao aumento do número de veículos. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, moradores da cidade de São Paulo passam em média quase três horas por dia no trânsito, além de 44% da população já ter tido problemas respiratórios devido à poluição do ar. O ônibus é a opção mais usada por 49% da população, seguido pelo carro com 23%.

Em muitas cidades, a construção de novas vias não é uma opção, seja por causa do espaço disponível ou pelas restrições nos orçamentos municipais. Nessas circunstâncias, as autoridades estão começando a procurar tecnologias inteligentes para tornar as viagens cada vez mais rápidas e seguras. Tecnologias de vídeo com inovações em Inteligência Artificial e machine learning são opções bastante viáveis, porque têm a capacidade de transformar o monitoramento de vídeo padrão com recursos que alertam os operadores sobre problemas no trânsito em tempo real. Isso permite a tomada de medidas imediatas para manter as pistas livres e o tráfego fluindo.

A orientação de tráfego com a utilização de câmeras inteligentes, integradas aos sistemas e algoritmos instalados nos cruzamentos é uma das possíveis saídas. Essa visão do trânsito permitiria que as operadoras resolvessem problemas para reduzir as causas do congestionamento, como o uso indevido de faixas de ônibus, estacionamento ilegal, além de orientações para motoristas em vias com acidentes.

Outra solução seria o controle de semáforos com o objetivo de manter a circulação de veículos fluindo o mais livremente possível. Eles consomem dados dos sistemas de orientação de tráfego para entender onde há pontos de congestionamento. Em conjunto com câmeras inteligentes que contabilizam veículos, compartilha-se simultaneamente os dados em tempo real com o sistema de sinal de trânsito.

Com base nesses dados, os semáforos podem ser coordenados automaticamente para nivelar o fluxo, dando prioridade conforme necessidade, estendendo ou reduzindo o tempo disponível para cruzar a interseção.

Em outros casos, o congestionamento é causado por estacionamento ilegal e uso de faixas de ônibus. Com soluções de vídeo, como detecção de direção incorreta, inversão de marcha ilegal e detecção ilegal de estacionamento, esses incidentes podem ser identificados em tempo real, permitindo que os operadores nos centros de controle alertem as autoridades imediatamente. Isso faz com que seja mais rápido reagir a casos de direção ilegal ou irresponsabilidade e remover obstáculos em vias urbanas, além de responsabilizar os motoristas.

A gestão do tráfego urbano está no topo da agenda da maioria das autoridades municipais e a tecnologia de vídeo inteligente é uma grande aliada para administrar esta situação. À medida que mais governantes começam a ver o enorme valor das soluções de vídeo de última geração no gerenciamento de tráfego, a adoção vai acelerando. As cidades têm conseguido implementar uma estrutura regulatória e de financiamento adequadas para apoiar a implementação dessas soluções.

Paulo Ramos é BDM de Transportes da Hikvision Brasil.

Notícias Relacionadas

Artigos

Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário

Alexandre Krzyzanovski A classificação dos veículos que trafegam por uma via em diferentes categorias é essencial para os sistemas inteligentes…

Segurança Eletrônica

Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp

A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4…

Segurança Eletrônica

SC EXPO DEFENSE: Intelbras marca presença na feira e apresenta soluções inovadoras de segurança

A Intelbras apresenta na SC EXPO DEFENSE soluções inteligentes para cenários diversos das forças armadas e polícia civil e militar…