Portaria Virtual: oportunidade e segurança precisam andar juntos

Por Viviane Oliveira

Atuando na área há mais de 15 anos no mercado de segurança eletrônica, posso dizer que nos últimos anos tivemos várias novidades. Uma delas foi a portaria virtual, com a promessa de redução de até 60% nos gastos dos condomínios. Vários modelos de software para fazer a gestão desse novo negócio, dos mais profissionais aos mais amadores.

Quem trabalha na área de segurança não pode esquecer do princípio BÁSICO do nosso trabalho, que é a segurança. Com as crises que o país passou nos últimos anos, esse modelo de negócio chamou a atenção de muitas empresas da área, não é por menos, o sonho de todos: vender algo que vai reduzir custos ao cliente é uma excelente oportunidade.

Mas o medo, pelo menos o meu, começa por aí. Consultando o Sindicato dos Condomínios, podemos analisar vários relatos desesperadores, como empresas que colocam produtos de péssima qualidade, pensando apenas nos custos; biometria que libera acesso para qualquer um sem nenhuma consulta a nenhuma base de dados; leitoras biométricas que deixam passar com o uso de impressões falsas por dedos de borracha, silicone ou até mesmo impressões deixadas em fitas adesivas. Houve o relato de que um mendigo entrou no condomínio e ficou no elevador. Conseguem imaginar o desespero das pessoas que tiveram que cruzar com essa situação? Podia ser um bandido, um estuprador. Graças a Deus foi o menos grave. Mas essa falha na segurança não pode jamais acontecer.

Hoje temos excelentes produtos disponíveis no mercado, mas precisamos entender que todos tem um custo, o mais barato pode sair muito caro. Uma repercussão negativa, pode resultar em um prejuízo muito grande para a sua empresa.

É importante pensar nas PESSOAS que ali estão, famílias inteiras podem passar por situações e até mesmo correr risco de morte. É um excelente serviço, mas depende 100% das máquinas, precisamos analisar a qualidade do que estamos oferecendo.

No Grupo Brako, distribuidora onde trabalho, temos disponível controle de acesso que possui reconhecimento facial com prova viva, assertividade de até 98,9% com detecção em 40×40 pixel, o que deveria ser obrigatório para reconhecimento facial para controle de acesso, quando não tem esse recurso, qualquer pessoa com má intenção consegue pegar uma foto e entrar no local, burlando o sistema.

Temos controle de acesso com dupla verificação, biometria, cartão e até mesmo celular, produto que hoje todos têm acesso e não ficam sem.

Além de se preocupar em oferecer um sistema individual para os apartamentos ou casas do condomínio, temos excelentes sistemas totalmente sem fio, que tem todos os tipos e modelos de sensores, magnéticos de abertura, magnéticos de vibração para detectar o arrombamento, sistemas que para ficarem mais atrativos para o consumidor final, oferecem automação básica, como ligar e desligar o ar condicionado, por exemplo.

É necessário que todos que atuam nessa área tenham total consciência da responsabilidade do nosso trabalho.

Se atualize, faça treinamentos, pesquise, questione e principalmente, teste os equipamentos em campo, antes de deixar a sua marca vinculada a um produto de baixa qualidade.

Quanto mais difícil for a ação dos bandidos, teremos mais chances de conseguir fazer um país mais seguro. Tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas altamente competentes que testam os equipamentos incansavelmente para chegar nos clientes produtos de alta qualidade. Somos o Grupo Brako e atuamos em todo território nacional, teremos o maior prazer em auxiliar no seu projeto, hoje temos em nossa equipe, um engenheiro especialista em cada área, CFTV, Intrusão, controle de acesso, incêndio e som. Temos várias marcas em nosso portfólio, todas analisadas pensando em segurança e integração.

Viviane Oliveira é executiva de Contas do Grupo Brako. Experiência de 15 anos no mercado de Distribuição de Segurança Eletrônica. Formada em Gestão Financeiro com MBA em Gestão Empresarial.

Notícias Relacionadas

Artigos

Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário

Alexandre Krzyzanovski A classificação dos veículos que trafegam por uma via em diferentes categorias é essencial para os sistemas inteligentes…

Segurança Eletrônica

Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp

A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4…

Segurança Eletrônica

SC EXPO DEFENSE: Intelbras marca presença na feira e apresenta soluções inovadoras de segurança

A Intelbras apresenta na SC EXPO DEFENSE soluções inteligentes para cenários diversos das forças armadas e polícia civil e militar…