Maior catedral católica do mundo implanta robusto sistema de segurança

Tecnologia irá transformar e agilizar a comunicação da empresa com todos os públicos, como membros, visitantes e expositores

A maior catedral católica romana do mundo, a Basílica de Aparecida, tem uma área de 72 mil m² e está localizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo. O complexo abrange 1.300.000 m² no total, sendo 143 mil m² de área construída e recebe mais de 12 milhões de visitantes por ano.

No Santuário também se encontra a bandeira de Hotéis Rainha, composta pelos hotéis Rainha do Brasil, o único 4 estrelas de Aparecida, que conta com 330 apartamentos distribuídos em 17 andares. Em 2021 foi inaugurado o Hotel Rainha dos Apóstolos, categoria 3 estrelas, localizado nos jardins da Cidade do Romeiro, com 9 andares que abrigam 170 apartamentos. Além disso, existem ainda um complexo comercial com lojas, farmácias e restaurantes que precisam ser monitorados continuamente. Ao todo, a catedral, os hotéis e o complexo comercial recebem mais de 200 mil visitantes em alguns fins de semana.

Para garantir a visita tranquila e segura de um número alto de devotos em um complexo de grandes dimensões, proteger o valioso acervo do Museu Nossa Senhora Aparecida, realizar o controle de acesso e organização dos estacionamentos, o Santuário Nacional de Aparecida precisava de um Software de Gerenciamento de Vídeo (VMS) escalável e aberto para facilitar futuras integrações, que estivesse pronto para crescimento futuro e possibilitasse centralizar os sistemas da Basílica e do hotel que faz parte do complexo em um sistema único.

A plataforma aberta Milestone System substituiu o sistema de segurança antigo utilizado no Santuário, que não permitia escalabilidade e integração rápida com novas câmeras e software.

A Solução

Foi realizada a implementação de um novo sistema utilizando o software XProtect® da Milestone, na versão Corporate, que garante maior flexibilidade e escalabilidade, graças à sua plataforma aberta.

A implementação do sistema ficou a cargo da SilliS – Security Intelligence, empresa brasileira que atua nos segmentos de telecom, broadcast e desenvolvimento de aplicações. Marcel Minotelli, diretor técnico da Sillis e responsável pelo projeto, falou que escolheu a solução da Milestone porque ela oferece mais opções de ferramentas e customizações. Além disso, existe a possibilidade de integrar futuramente com outros sistemas, como o controle de acesso.

O sistema conta com um videowall localizado no Santuário – que é gerenciado pelo o SmartWall (aplicação do XProtect) – composto por 6 monitores de 55 polegadas em uma central de monitoramento que pode abrir até 65 câmeras simultâneas, sendo monitoradas por 4 operadores em estações distintas. No Hotel Rainha há uma central com 3 monitores operando 24 horas por dia.

No projeto foram instaladas 437 câmeras da Axis Communications, totalizando 40 modelos diferentes, escolhidas dependendo do uso específico de cada ponto instalado. A SilliS tem hoje mais de 30 projetos com plantas diferentes montadas para monitoramento do complexo.

As Vantagens

O uso da função SmartSearch do software, que realiza busca forense inteligente, trouxe grande agilidade e economia de tempo da equipe dos operadores na busca das gravações. Com os sensores de movimento habilitados nas câmeras eles podem utilizar o filtro de pesquisa por movimento.

O VMS da Milestone facilitou o acesso às câmeras e agilizou muito o trabalho. Os operadores não precisam mais exportar vídeos de uma ocorrência para enviar a outras pessoas da equipe. Basta criar um link do Milestone Web com o trecho específico selecionado e encaminhá-lo. Desta maneira as imagens podem ser visualizadas de qualquer dispositivo.

A integração com as câmeras da Axis Communications, por meio do Axis Optimizer, possibilita agora manipular as câmeras diretamente da aplicação, mudando foco, cor ou removendo a água da chuva que se acumula na cúpula dos dispositivos.

O sistema está preparado para receber até mais de 800 câmeras, ou seja, 400 câmeras adicionais às instaladas atualmente.

Foi possível unificar todo o Santuário e o hotel que faz parte do complexo em uma única plataforma, graças à solução de Interconnect do Milestone, que traz muitos benefícios para a integração de grandes instalações de forma inteligente, além de economia de banda e gerenciamento centralizado.

A ferramenta permitiu a solução de um problema que o complexo enfrentava. O Edifício PEMSA, que fica na parte externa do Santuário, no centro antigo da cidade de Aparecida, tem banda limitada, o que dificulta o acesso às câmeras. Agora a gravação das imagens é feita em um servidor on-premise que grava localmente. Utilizando a solução Interconnect da Milestone Systems as câmeras podem ser acessadas por um link de Internet com VPN para o Santuário, evitando assim o consumo de banda excessivo.

Marcel salienta ainda as vantagens da integração de alto nível com AD (Active Directory): “Sabemos que muitas aplicações possuem integrações com AD, mas no caso da Milestone a integração é de alto nível”.

O sistema não tem processos agendados para baixar lista de usuário e atualizar sua base, todas as requisições com AD são online e instantâneas, o que facilita muito a gestão. Além de agregar uma gestão de grupo que simplifica a unificação das permissões e oferece maior agilidade e segurança nas alterações.

O dia a dia no Santuário de Aparecida com o novo sistema de segurança

A implementação do sistema começou em 2019 e terminou em 2020, tendo sido realizada em fases para não gerar nenhuma parada de sistema durante a migração. Desde então, as necessidades de segurança e monitoramento do complexo tem sido atendidas de forma plena com o uso do VMS da Milestone Systems.

José Edilson, coordenador de Segurança do Santuário Nacional conta que o principal alvo do Santuário neste projeto foi obter um nível de segurança que garanta uma tranquila visita aos peregrinos em todos os ambientes que estiverem.

No que diz respeito aos espaços físicos, a principal área a ser protegida é a área Sagrada: o interior da Basílica e a torre Brasília, onde fica o Museu Nossa Senhora Aparecida.

Outra área a ser monitorada é o Centro de Apoio ao Romeiro, um complexo comercial com lojas, serviços de alimentação, parque de diversões, aquário e Museu de Cera, bem como o amplo estacionamento para mais de 3.300 vagas de carro, 1.600 ônibus e 1.000 motos.

O sistema de VMS Milestone Systems ajuda muito no controle de acesso de veículos e no planejamento e na organização da ocupação dos estacionamentos, que recebem milhares de automóveis a cada dia. São veículos de passeio, motorhomes, ônibus de caravanas e romarias, além de caminhoneiros.

O controle contabiliza os números e busca a acomodação correta e rápida, direcionando para o local adequado, visando não deixar nenhuma vaga desocupada para poder atender o maior número possível de visitantes. Nos fins de semana são 1600 ônibus dentro do estacionamento e mais 1500 que param no exterior do complexo.

“Com uma grande área a ser monitorada, o sistema nos auxilia a observar constantemente todo o espaço, mesmo sem a presença física de um vigilante, garantindo conforto e segurança aos visitantes em ambientes internos e externos do Santuário Nacional.”

O sistema também ajuda a localizar possíveis lugares livres dentro da Basílica nos dias cheios, garantindo que todos os devotos possam assistir às missas. Assegura ainda que qualquer incidência seja atendido prontamente, como visitantes que se sentem mal em dias extremamente quentes.

Além disso, permite a realização de checkpoints durante situações que podem gerar algum risco, como o acesso de veículos de manutenção em áreas onde há tráfego de devotos, o que poderia gerar acidentes.

Segundo José Edilson, a adoção da plataforma Milestone, em parceria com as câmeras da Axis Communications, trouxe ganho de funcionalidade. “Com a implantação do monitoramento integrado de câmeras pela central de segurança foi possível acrescentar um elemento muito valioso para a tomada de decisões, a possibilidade de mesmo à distância, traçar os principais aspectos de uma ocorrência antes da chegada da equipe ao local. Com o levantamento prévio das características de um acontecimento é consideravelmente diminuído os riscos assumidos nas ações em que a equipe é empregada para agir em favor da tranquilidade dos visitantes. A gestão torna-se mais assertiva quando são mais amplas as informações disponibilizadas antes de cada resolução a ser tomada”.

Desde sua implantação, o sistema da Milestone tem atendido aos requisitos do Santuário de Aparecida, proporcionado segurança ao patrimônio e a todos os visitantes.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras lança serviço para monitoramento de bebês e crianças

Babá Pro, nova função das câmeras da linha Mibo Cam, traz segurança e comodidade para acompanhar o dia a dia…

Destaque

Milestone Systems contrata novo diretor de vendas para América Latina

Como parte da equipe de liderança executiva para as Américas, Mauricio Swain atuará em alinhamento com essa região para dimensionar…

Destaque

Motorola Solutions adquire a Videotec, provedora de soluções robustas de segurança em vídeo

A Motorola Solutions anunciou a aquisição da Videotec S.p.A., fornecedora global de soluções robustas de segurança em vídeo, com sede…