Identificação digital como solução para reforçar a segurança e aprimorar a experiência dos usuários nas universidades

Por Rogério Coradini, Diretor de Vendas de Sistemas de Controle de Acesso Físico para América Latina e Caribe da HID

As atuais gerações de estudantes, além de exigirem um elevado nível de ensino acadêmico, desejam dispor de espaços repletos de comodidade e conforto nos campi universitários, que contribuam para experiências de usuário mais evoluídas durante todo o período de formação.

A tecnologia é uma componente essencial para que as universidades consigam atingir e até mesmo superar essas expectativas, proporcionando locais modernos, funcionais e, principalmente seguros, para seus estudantes e professores, assim como para os demais colaboradores em seus diferentes departamentos e áreas gerenciais.

A segurança, física e lógica, contribui para uma experiência mais evolutiva nesses espaços. Os campi dotados de sistemas de segurança ágeis e robustos, proporcionam aos estudantes e colaboradores, uma sensação de tranquilidade, em locais e instalações protegidos.

Nesta perspectiva, a implementação de soluções de credenciais de identificação digital tem aumentado significativamente, também nas universidades latino-americanas, como aliadas na busca da redução de custos. Os tomadores de decisão e suas equipes técnicas, como gerentes de TI e de segurança, já identificaram esse potencial e a disponibilidade no mercado local de sistemas com tecnologias avançadas, incluindo softwares, credenciais, leitoras e módulos integrados. Esse conjunto possibilita otimizar os processos de identificação digital, gerenciamento de acessos físico e serviços, com instalações interconectadas e muito mais funcionais.

Controle de acesso móvel, o futuro disponível hoje

A mais forte tendência atual é a migração dos tradicionais crachás de identificação para as credenciais digitais armazenadas em dispositivos móveis (smartphones, tablets ou relógios smartwatch) para o comando de acesso à portas, elevadores, redes, serviços e outras áreas com acesso controlado.

A utilização dessa tecnologia proporciona múltiplos benefícios para as universidades, sendo os principais, economia e segurança.

Com a tecnologia de acesso móvel, a presença do pessoal de segurança torna-se necessária apenas em espaços específicos, como por exemplo, em guaritas e salas de monitoramento. Em espaços tais como salas de conferência, bibliotecas, laboratórios, dormitórios e refeitórios, os acessos são controlados por meio de uma leitora e da credencial digital que é armazenada diretamente nos dispositivos móveis dos estudantes e colaboradores, e contém as autorizações de acesso e horários, para cada indivíduo e local.
A credencial digital possibilita também reduzir a necessidade de impressão, de centenas e até de milhares de crachás de identificação, que a cada novo semestre consome demasiado tempo e recursos financeiros. Com a tecnologia de acesso móvel e a respectiva desmaterialização do crachá de identificação, a credencial digital contendo os dados e autorizações atualizados dos estudantes e colaboradores, pode ser transmitida por e-mail, proporcionando maior economias e eficiência na gestão desse processo, que muitas vezes é interrompido quando estudantes perdem ou esquecem seus crachás.

Eficiência e maior fluidez para entradas e saídas

Nos horários de pico os fluxos de acesso dos estudantes nas universidades podem causar congestionamento, devido a velocidade de apresentação dos crachás e da comunicação dos dispositivos. A tecnologia de última geração do acesso móvel também proporciona uma maior velocidade nesse processo em geral, com benefícios em termos de tempo e segurança.

Além disso, o acesso de pessoas não autorizadas é drasticamente reduzido. Por se tratar de uma tecnologia dual, ou de dupla utilização, o controle de acesso móvel depende de um aplicativo para os usuários e de uma plataforma para os administradores. Esta arquitetura de sistema viabiliza a execução de um controle eficiente, que autoriza apenas o acesso e a saída de usuários previamente cadastrados, com todos esses dados registrados em tempo real.

Um completo ecossistema de serviços

Graças a flexibilidade da tecnologia de acesso móvel, as universidades podem potencializar sua utilização com:

Controle de tempo e presença

A tradicional “chamada” realizada pelos professores para confirmar a presença dos estudantes torna-se um processo desnecessário.

Esta tecnologia possibilita coletar e registrar facilmente os dados de todos os estudantes, bem como, de seus respectivos horários de entrada e saída nas salas de aula. Com a utilização de leitoras de dupla frequência nesses ambientes, pode-se realizar um controle de presença acurado, possibilitando um melhor aproveitamento do tempo de aula.

Impressão segura

As copiadoras e impressoras são equipamentos essenciais em qualquer universidade.
Módulos com leitoras podem ser integrados às copiadoras e impressoras para controlar sua utilização e acionamento, por meio das credenciais e autorizações dos usuários, possibilitando acompanhar quem está utilizando o equipamento e por quanto tempo, e com isso reduzir custos com energia e papel.

As tecnologias de gerenciamento de impressão segura possibilitam potencializar as credenciais dos estudantes e colaboradores, que utilizam seus dispositivos móveis para o acionamento das copiadoras e impressoras.

Gestão de estacionamentos

Os campi universitários são locais por onde trafega um volume significativo de veículos, e uma boa parte dos professores e colaboradores utiliza os estacionamentos.

O acesso aos estacionamentos pode ser controlado por meio das credenciais digitais disponíveis nos dispositivos móveis dos usuários, e o sistema também pode atribuir uma vaga específica para otimizar a entrada e saída de veículos e assim reduzir eventuais congestionamentos nas áreas dos estacionamentos.

Máquinas de venda automática: compras sem uso de dinheiro

As máquinas de venda automática e dispensadores também podem integrar módulos com leitoras, possibilitando assim, a venda de produtos, alimentos e bebidas, sem uso de dinheiro.

Os estudantes, professores e colaboradores, adquirem créditos em sua carteira digital, e utilizam seu dispositivo móvel com sua credencial, para comprar o produto de sua preferência.

Com essa tecnologia, não há necessidade de uso de dinheiro em espécie no momento da compra e isso possibilita agilizar o processo.

Les Roches Marbella, uma referência de sucesso

A fim de se manter na vanguarda e se adaptar aos novos desafios de segurança e conforto exigidos pelas novas gerações de estudantes, os dirigentes da escola superior de gestão hoteleira e turística, Les Roches Marbella na Espanha, decidiram atualizar seu sistema de identificação para integrar a tecnologia das credenciais digitais.

A estratégia envolveu a concepção de um sistema para atender aos diferentes requisitos da instituição de ensino, com a implementação de um conjunto de mais de 40 pontos de acesso, equipados com leitoras para identificação móvel, aplicativos e demais dispositivos.

A tecnologia de controle de acesso móvel foi implementada nos estacionamentos, entradas das edificações, máquinas de venda automática, lavanderias, salas de impressoras, e pontos de venda de restaurantes e cantinas do campus, além de ser utilizada para monitorar a presença dos estudantes nas salas de aulas.

O exemplo da Les Roches Marbella aprimorando a experiência dos usuários e reforçando a segurança e proteção de estudantes, professores e demais colaboradores de forma integrada, caracteriza-se como uma solução extremamente eficiente, flexível e escalável, que pode crescer com a instituição à medida que as novas tendências digitais forem surgindo.

Este sistema implementado na escola Les Roches Marbella, apresenta-se como um caso de sucesso, tornando-se referência para outras instituições na América Latina que também podem utilizar o acesso móvel, agregado a um conjunto de ferramentas tecnológicas, para auxiliá-las a implementar sua verdadeira transformação digital.

O segmento do ensino superior está em constante evolução e, com a transformação digital, suas instituições poderão potencializar a autenticação e a verificação móvel, como uma medida eficaz para sua adaptação às novas demandas de conectividade e de racionalização de recursos, características essenciais para a educação do futuro.

Notícias Relacionadas

Revista

Revista Segurança Eletrônica: Abril de 2024

Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de abril de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1X6_88N-knKIHCQ_4cfijCC8KMgB5075h

Destaque

Tecnologia e gestão de pessoas são essenciais para combater os furtos internos

Para investir em tecnologia, é preciso, segundo Ungarello, que o varejista faça uma avaliação dos seus principais pontos de perdas…

Destaque

Congresso de Operações Policiais traz ao país feira alemã para forças de segurança

Após acumular mais de 22 mil participantes em três edições, o COP Internacional confirma sua realização entre os dias 16…