Hóspedes descobrem câmeras espiãs em imóveis alugados no Airbnb

Os relatos sobre descobertas de uso de câmeras espiãs e sistemas de monitoramento em casas alugadas ou quartos de hotéis não é novidade, mas vêm se multiplicando nos últimos anos. Seja por conta da alta de ofertas em sites de turismo, que muitas vezes não realizam uma inspeção nas locações ou anunciantes que não detalham a presença desses dispositivos; ou pelas novas e minúsculas spycams disfarçadas, essa é uma prática muito temida por qualquer um que esteja querendo apenas passar alguns dias de folga fora de suas residências.

Dois relatos recentes mostram como isso vem acontecendo, e, coincidentemente, ocorreram em imóveis alugados pela plataforma Airbnb — vale destacar que, embora esses incidentes estejam atrelados ao Airbnb, outros casos semelhantes no passado recente também abordam sites do mesmo nicho e até mesmo hotéis tradicionais ou anúncios em redes sociais e fora de páginas populares.

Nesta semana, uma postagem no TikTok de uma conta brasileira viralizou a descoberta de uma câmera espiã escondida no rádio-relógio de um apartamento alugado por meio de um anúncio no Airbnb. O vídeo curto mostra o locatário entrando nas acomodações e gravando bem de perto o orifício de uma câmera embutida em um rádio-relógio.

Aliás, o próprio vídeo mostra que é possível encontrar facilmente um dispositivo munido com spycam em grandes marketplaces, a exemplo do Mercado Livre.

Em outro caso publicado pelo jornal inglês The Sun Online no último final de semana, o casal britânico Mike e Michaela Kennedy relatou a descoberta de uma câmera escondida em uma acomodação alugada por meio do Airbnb em uma vila de Zaralejo, a 40 quilômetros de Madri, no norte da Espanha.

Eles disseram que já estranharam o fato de o local estar sujo e em condições precárias, bem diferente das fotos publicadas no Airbnb. Ao observar o imóvel com mais atenção, afirmaram ter encontrado uma pequena câmera disfarçada de sensor de movimento, montada perto do topo da parede da sala — e, pior, só notaram após terem se relacionado intimamente no ambiente.

O que diz o Airbnb sobre câmeras escondidas e monitoramento

No caso dos Kennedy, eles reclamaram junto ao Airbnb, que, segundo o The Sun Online, a princípio disse que os donos de imóveis podem ter câmeras “razões de segurança”. Em seguida, a empresa teria oferecido um reembolso de 50%. Os Kennedy reclamaram o estorno total, e a plataforma se ofereceu a retornar quaisquer despesas adicionais que o casal acumulasse.

Um porta-voz do Airbnb disse ao The Sun Online: “Suspendemos este anfitrião enquanto investigamos e estamos fornecendo ao hóspede nosso suporte total. Aplicamos regras rígidas em dispositivos de gravação e tomamos medidas em casos raros trazidos ao nosso conhecimento”.

Notícias Relacionadas

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…

Artigos

Insegurança custa caro para os brasileiros

Por Marco Antônio Barbosa Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo…