Hikvision auxilia na segurança de produtos de frutos do mar

A Hikvision implantou uma solução inteligente de imagem térmica e de vídeo Bi-espectro para proteger sua fazenda de mariscos em águas abertas por 24 horas ao dia e 7 dias por semana, junto da Cooperativa Verace em Sacca di Goro em Ferrara (Itália).

Esta unidade usa um algoritmo de aprendizado de máquina na câmera para detectar e rastrear caçadores furtivos que entram na fazenda em pequenos barcos e envia alertas automatizados aos membros da cooperativa em tempo real. Ao proteger a fazenda e as amêijoas, a solução Hikvision está garantindo o sucesso comercial para a cooperativa e todos os seus membros.

Para fazendas de peixes e mariscos, o roubo é um risco constante. Isso geralmente é amplificado em áreas com forte neblina e, como resultado, baixa visibilidade. Nesses casos, é muito fácil para os caçadores entrarem nas fazendas de peixes e mariscos usando pequenos barcos e roubarem rapidamente produtos do mar de alto valor antes de serem detectados.

Este foi o desafio da Cooperativa Verace, recentemente, a cooperativa usava uma solução de segurança tradicional de circuito fechado de televisão (CCTV), que muitas vezes perdia os pequenos barcos dos caçadores devido ao nevoeiro. Além disso, a solução tinha que ser monitorada constantemente por um membro da cooperativa, o que era extremamente demorado.

Minimizando o roubo e, ao mesmo tempo, tornar a segurança mais automatizada e eficiente, a Verace Cooperative trabalhou com o instalador italiano local para implantar uma solução inteligente de imagem térmica e vídeo da Hikvision. A solução incluiu câmeras Hikvision Thermal e Visual Bi-spectrum Pan Tilt e Zoom Speed Dome (DS-2TD4167/WY e DS-2TD4228/W). Sem fontes de energia prontamente disponíveis e conectadas à rede em águas abertas, a instalação de um sistema de segurança tradicional é totalmente impraticável. Portanto, a cooperativa instalou câmeras alimentadas por energia solar em pequenas plataformas na fazenda marítima.

Como elemento-chave da solução, a equipe de P&D da Hikvision criou um algoritmo de aprendizado de máquina integrado para as câmeras de dois espectros. A detecção de embarcações baseada em deep learning permite identificar barcos com menos de cinco metros de comprimento, pois a maioria dos caçadores furtivos entra na fazenda em pequenos barcos. Esse algoritmo permite que as embarcações sejam rastreadas usando tecnologia de imagem térmica e imagem de vídeo, mesmo quando a neblina é espessa.

Se as câmeras detectarem um barco na área restrita, um alerta será enviado automaticamente para o celular de um membro por meio do aplicativo HikConnect, e o usuário final poderá visualizar evidências em vídeo do incidente, oferecendo respostas rápidas e eficazes.

Como a solução determina com precisão a velocidade dos barcos que entram na fazenda, os membros da cooperativa podem avaliar com exatidão o potencial risco de roubo e reagir de acordo. Especificamente, se as embarcações estão se movendo rapidamente, as chances de roubo de moluscos são muito baixas, mas as embarcações mais lentas são propensas a se envolver em crimes e, portanto, podem ser questionadas.

Com à solução Hikvision, a Cooperativa Verace melhorou drasticamente seus recursos de segurança, ao mesmo tempo em que eliminou a necessidade de gerenciar manualmente os feeds de vídeo CCTV. Como resultado, a cooperativa está vendo uma redução nas perdas devido ao roubo de amêijoas, ao mesmo tempo em que libera tempo para se concentrar em atividades geradoras de receita.

A solução Hikvision também está ajudando a Verace Cooperative a proteger seus valiosos moluscos de forma muito eficiente em comparação com soluções concorrentes, que geralmente usam pares de câmeras e dispositivos de radar para rastrear barcos no mar. Com apenas uma única unidade, a Hikvision fornece recursos térmicos e de vídeo, nenhuma unidade de radar é necessária, proporcionando grandes equipamentos e economia de custos de manutenção para os membros. Além disso, alimentadas pelo sol, as configurações de câmeras independentes da Hikvision consomem zero de eletricidade, proporcionando mais economia de custos para a empresa, além de reduzir a emissão de carbono.

Baseando em sua decisão de implantar a solução Hikvision, a Verace Cooperative estabeleceu uma nova referência muito mais alta para segurança em fazendas marítimas em Ferrara. Como projeto de referência, isso demonstra o poder das tecnologias de imagem térmica e visual da Hikvision para reduzir o roubo de mariscos e outros frutos do mar valiosos e oferece uma abordagem replicável para outros produtores da região que desejam aumentar sua segurança e proteger seus meios de subsistência na região.

Além de detectar e rastrear barcos, as câmeras Hikvision também podem ser equipadas com um algoritmo de contagem de barcos. A Cooperativa Verace espera usar isso no futuro para entender exatamente quantos navios saem e entram na fazenda durante um dia, uma semana ou um mês, e se ainda estão ocorrendo roubos. Essa capacidade crucial torna a solução adequada para uma variedade de outras aplicações, incluindo contagem de navios para autoridades portuárias e outras organizações marítimas.

Com visibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana dos barcos que entram na fazenda marítima, a Cooperativa Verace está posicionada para combater o roubo e proteger seus ativos vitais de frutos do mar. Isso significa que o sustento dos membros da cooperativa está sendo protegido e que a fazenda marítima permanecerá comercialmente viável no futuro.

Notícias Relacionadas

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…

Artigos

Insegurança custa caro para os brasileiros

Por Marco Antônio Barbosa Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo…