Processo de transformação digital é realidade também no setor de segurança

Já faz algum tempo que estar atento às demandas do mundo moderno e se antecipar aos imprevistos não é mais novidade nas empresas dos mais diversos tamanhos e setores. Nos últimos anos, a transformação digital nas relações interpessoais, de trabalho e no setor de serviço e segurança deu um passo enorme, especialmente no último biênio, quando a forma de ver e interagir com o mundo se modificou quase que instantaneamente com as restrições de deslocamento.

O movimento de transformação digital exige mudanças em um ou mais campos ligados ao modelo de negócio, conectividade, processos ou nos analytics. O Brasil tem estado cada vez mais atento a esses avanços. Dados de 2021 da Samba Digital, divulgada pela Forbes, mostraram que 76,2% das companhias no país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização em suas operações.

No âmbito do setor da segurança patrimonial, empresas recriam e desenvolvem soluções comerciais para atender às novas demandas do mercado. A SegurPro, empresa de segurança presente em todo o território nacional com 35 mil profissionais com atendimento a clientes de todos os setores, lançou este ano uma nova forma de operar no que tange a segurança de dados, propriedade industrial, reputação corporativa e continuidade dos negócios de seus clientes.

Chamada de Segurança Híbrida, a iniciativa une os conhecimentos qualificados de seus colaboradores às tecnologias de ponta desenvolvidas e implementadas pela companhia. O conceito tem o intuito de monitorar e prevenir, de forma customizada, qualquer situação que possa representar um risco ao negócio de seus clientes. “Com o mundo cada vez mais incerto e instável, além de se antecipar a riscos como ataques cibernéticos, situações climáticas, pandemias e conflitos político-econômicos e sociais que causam impacto em todo o mundo, precisamos garantir a integridade de nossos clientes” afirma Frank Ribeiro, diretor de Vendas e Marketing da SegurPro.

A mudança ligada ao modelo de negócio da companhia de origem espanhola é baseada especialmente na tecnologia, sendo ela responsável por 23,5% das receitas globais do grupo. Esse número vai ao encontro do estudo da Samba Digital. Segundo levantamento, 62,5% das empresas no Brasil têm planos de usar entre 10% e 30% do faturamento em processos de digitalização do negócio. Em segundo lugar, com 16,3%, a porcentagem dos ganhos a serem utilizados ficará entre 30% e 50%. Só 9,6% não pretendem empenhar recursos nesse tipo de iniciativa.

Por meio da Segurança Híbrida é possível obter dados que se transformam em informações importantes na identificação de riscos e no apoio a decisões gerenciais. A empresa une os meios tecnológicos com a criatividade, pensamento crítico e flexibilidade, competências puramente humanas, na criação de estratégias de segurança. A força de trabalho deve ter conhecimento em gestão de riscos e em ambientes conflitantes, habilidades digitais, como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR), Blockchain e outros tipos de tecnologias disruptivas, além de capacidade de autogestão.

Na prática, quando a atuação dos vigilantes se dá de forma presencial nos clientes, o profissional tem como instrumento tecnológico o POPs, uma plataforma operacional que o conecta a um centro de controle, o iSOC. O sistema desenvolvido permite que o vigilante forneça informações completas de tudo que precisa ser realizado nas operações de ronda e vistorias. Um dos principais exemplos desta transformação pode ser encontrado no VMO (Vigilância Móvel Operacional), serviço oferecido pela SegurPro que realiza essa modalidade de segurança dinâmica e presencial por meio de rondas versáteis e programadas de acordo com a necessidade de cada cliente. Todas essas informações são coletadas e tratadas pelos analistas especializados do iSOC para transmitir em tempo real todas as informações relevantes e específicas ao negócio do cliente. O cliente pode ter acesso imediato a tudo que está acontecendo em suas instalações e tomar decisões pertinentes à sua operação. 

O processo de transformação digital da SegurPro faz parte do plano estratégico Perform & Transform para o triênio 2021-2023. No último ano do período, o aporte da empresa em tecnologia deve subir para 35% e para mais de 50% em 2030, superando, inclusive, a receita dos produtos e serviços tradicionais já oferecidos pelo grupo. “Queremos aprimorar tudo o que já temos (Perform) e estimular o desenvolvimento de soluções e serviços que melhorem ainda mais a experiência dos clientes (Transform)”, conclui Frank.

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