Volta às aulas: a importância de tecnologias avançadas para a segurança de todos

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision

Normalmente, no segundo mês do ano, as escolas retomam suas atividades. Dado que crianças e adolescentes passam a maior parte do dia no ambiente escolar, é responsabilidade das instituições de ensino garantir a segurança de todos, principalmente diante da crescente onda de violência observada nos últimos anos.

Para se ter ideia, em 2023, aconteceram 11 ataques em escolas brasileiras entre janeiro e outubro, conforme relatório do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral), formado por pesquisadores da Unicamp e da Unesp. Portanto, a recomendação é investir cada vez mais em sistemas de monitoramento inteligente, incluindo câmeras, controladores de acessos e outros equipamentos em todo o perímetro escolar.

Gerenciamento de entrada e saída

A entrada e saída dos alunos são momentos considerados mais críticos. Nesse sentido, merecem atenção especial. Há recursos, por exemplo, como identificação de funcionários e alunos, por meio de câmeras e catracas com reconhecimento facial, para melhorar a eficiência e segurança na gestão de acessos. A autenticação inteligente de placas de veículos e os devidos registros ainda favorecem o fluxo, reduzindo congestionamentos nessas áreas.

Proteção e segurança baseadas em vídeos e alarmes

Utilizando tecnologia avançada, é possível detectar com precisão potenciais riscos no perímetro escolar, mesmo em ambientes com pouca luz. As câmeras que “enxergam” coloridas no escuro, por exemplo, são eficazes para a detecção noturna de invasores, garantindo a vigilância contínua.

A análise baseada em vídeo também é fundamental para detectar eventos anormais, desde aglomerações inseguras em locais indevidos a até evasão de alunos por locais proibidos. Já os sistemas de alarmes, oferecem um canal direto para a sinalização de alertas sonoros em situações críticas, como invasões de perímetro, botões de pânico e acesso a locais protegidos fora do horário convencional.

A gestão centralizada e em tempo real às câmeras das salas de aula e integrada ao sistema de controle de acessos, permite monitoramento remoto e seguro como solução de frequência de alunos, reduzindo a necessidade de verificações manuais e proporcionando visão clara da presença dos estudantes e comportamentos incomuns ao ambiente de ensino.

Em síntese, a segurança nas escolas é uma prioridade diante dos atuais desafios. Além disso, a responsabilidade compartilhada por todos no que diz respeito à proteção dos alunos é inegociável. Sendo assim, investir em tecnologias avançadas, como câmeras inteligentes, sistemas de controle de acessos e gerenciamento remoto, é essencial.

Notícias Relacionadas

Destaque

Pumatronix lança ITSCAM 450+ com foco em estacionamentos e pedágios

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anuncia…

Destaque

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para excelentes panorâmicas de ângulo amplo e cobertura detalhada…

Destaque

Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele…