Videomonitoramento inteligente: análise, redução de custos e segurança

Por Maurício Ciaccio

A violência no Brasil, infelizmente, nos custa caro. Os últimos dados Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram que os gastos com segurança privada e seguros somaram R$ 112 bilhões. Só o mercado de segurança eletrônica faturou R$ 6,04 bilhões no país no período, conforme a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).

Para manter seguro seu patrimônio, e sem precisar desembolsar tantos recursos, uma alternativa viável e eficaz é optar por sistemas de monitoramento de eventos com gatilhos inteligentes. Enviando as imagens para uma única central para uma avaliação mais proativa e eficiente, analíticos de vídeo otimizam o trabalho dos operadores, pois a inteligência artificial é programada para detectar ações cem diversos cenários e gerar alertas imediatos assim que um evento de risco ocorre, dentro ou fora do horário comercial, com isso o monitoramento é feito de uma forma mais ativa e não reativa.

Assim sendo, até mesmos os custos com vigilantes são melhor alocados para que sejam proativos, evitando que um crime ocorra e agilizando a resposta ao delito. Isso acaba aumentando as chances de prisão dos criminosos e a eficácia da investigação pois vídeos de alta qualidade complementam a verificação de sinistros, pois as imagens digitais e em são muito mais nítidas e podem ser vistas centenas de vezes sem a perda de qualidade. Vale também ressaltar que todo o planejamento também prevê o aproveitamento de recursos e equipamentos legados utilizados pelo cliente, diminuindo gastos e potencializando soluções que a empresa já está familiarizada.

Desenvolver uma estratégia analítica de vídeo auxilia na detecção de movimentos como transposição de linha definidas e marcação de área para intrusão, bem como movimentações abruptas que podem ser consideradas suspeitas. Todas as informações geradas são processadas por uma Central de Comando e Controle que funciona 24×7 e armazenadas de forma redundante para garantir a análise completa da atividade, além de gerar relatórios. Cada evento pode ter automaticamente um protocolo de atuação, ajudando o operador no efetivo tratamento da ocorrência

Proteger a empresa é fundamental, assim como manter protegido quem trabalha e quem transita por ela. A tecnologia para otimizar estes processos existe, é acessível e é uma grande aliada para garantir a segurança das pessoas.

Maurício Ciaccio é Diretor Comercial Região Sudeste da Avantia

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…