Transformação Digital no setor de segurança

Por Ivo Frazão

A Transformação Digital é o processo de utilizar tecnologias digitais na criação de processos de negócios, cultura e experiências do usuário ou para modificar as já existentes, tudo isso para atender demandas do mercado, que está em constante mudança. Esse movimento é transversal e afeta todas as áreas de um negócio e os aspectos da vida como um todo.

No setor de monitoramento, esse processo já vem acontecendo há muitos anos. Podemos dizer que, quando a primeira câmera de videomonitoramento ou o primeiro sensor de presença foi instalado, a transformação digital estava começando nesse setor. Os olhos de um segurança humano estavam sendo substituídos por sensores. No caso das câmeras de videomonitoramento, os olhares estavam inicialmente deslocando-se de lugar. Ao invés de estarem no local físico a ser protegido, eles passaram para uma sala escondida e protegida no fim do prédio. Esse movimento trouxe ganhos para o negócio, pois naquele momento um segurança passou a ver a loja por diversos ângulos e por meio de diversas câmeras.

A diferença, agora, é a velocidade com que a Transformação Digital vem acontecendo e a importância que está tomando. Cada vez mais, ela está sendo decisiva para a sobrevivência e sucesso das empresas. Quando diversos negócios se viram obrigados a fechar as portas da noite para o dia por causa da pandemia do Coronavírus, como ficou a segurança dos seus espaços físicos? Como monitorar o que está acontecendo no seu estabelecimento e certificar-se de que ele está seguro?

Antes da pandemia, diversos fatores apoiavam indiretamente a segurança das empresas, como o movimento da rua, o fato de estar aberto a maior parte do tempo com funcionários observando o movimento, estabelecimentos ao redor que funcionavam durante o horário que o seu estava fechado, entre outros. Uma padaria ao lado de um bar, por exemplo, com horários de funcionamento diferentes, enquanto um dos dois estava aberto, o movimento inibia tentativas de arrombamento no outro.

Quem já estava preparado com câmeras e sensores, saiu na frente, mas só isso não basta. E novas tecnologias digitais chegam para resolver novos problemas:

● Tenho câmeras, mas como vou ficar olhando para elas 24 horas por dia? É possível usar analíticos de vídeo para identificar eventos e só agir em relação a eles;

● Os meus analíticos de movimento dão muito falso-alertas? Há um classificador de objetos para informar só quando for o movimento de uma pessoa invadindo e não o gato da vizinhança pulando o muro;

● Como agir antes que invadam meu estabelecimento? Usando um analítico de ruídos para identificar os primeiros sinais de arrombamento antes dos criminosos entrarem;

● Tenho um alto fluxo de pessoas transitando, como medir a temperatura de todos sem criar longas filas? Por meio de câmeras térmicas com agentes para abordarem só quem está acima do limite permitido.

● Preciso garantir que todos que entrem no meu estabelecimento estejam de máscara? É possível recorrer a um analítico de detecção de uso de máscara para lhe auxiliar;

● Agora que tenho um único ponto de entrada e um único ponto de saída do meu estabelecimento, que pode gerar aglomerações, o que devo mudar nos meus procedimentos de segurança? Contando com especialistas em procedimentos de segurança para lhe ajudar.

Muita coisa está mudando em muito pouco tempo e nós da Avantia passamos os últimos anos nos preparando para isso. Mas essa é uma jornada que entendemos que só conseguiremos atravessar junto com nossos clientes, parceiros e fornecedores. Por isso, estamos iniciando um movimento de troca de experiências sobre Transformação Digital nas organizações, no setor de segurança e no monitoramento de negócios nas nossas mídias sociais. Convidamos a todos a um amplo debate sobre esse assunto essencial para a evolução dos nossos negócios.

Ivo Frazão é diretor do produto Áudio Alerta, tecnologia própria capaz de identificar eventos por meio do som. www.avantia.com.br

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology contrata nova gerente regional para o Rio de Janeiro

Elisabeth Cardoso é a nova gerente regional da Dahua Technology Brasil, responsável por aplicações para grandes projetos realizados no Rio…

Destaque

Quatro maneiras de aprimorar o seu sistema de segurança

Tornar um sistema de segurança mais inteligente é muito mais fácil do que se pode imaginar. O foco em elementos-chave…

Segurança Eletrônica

Intelbras lança Sistema de Automação Residencial Mibo Home

A Intelbras lança o Sistema de Automação Residencial Mibo Home, tecnologia que permite transformar o lar dos brasileiros em uma…