Tendências para controle de acesso 2025

Por André Dini

Início de 2025, momento de reflexão, de novas expectativas, e a pergunta que sempre nos fazem: “Quais serão as próximas tendências para o mercado de Controle de Acesso?”.

Esta é a pergunta de milhões, pois envolve vários fatores comportamentais, econômicos, jurídicos e regionais, mas podemos elencar alguns pontos que estão no radar deste segmento e que já estão dando as caras: 

1. Inteligência Artificial e Machine Learn

A Inteligência Artificial (IA) tem se expandido em várias áreas, incluindo o setor bancário, desenvolvimento de software, educação, economia e gestão. No contexto do Controle de Acesso, essa tendência não é diferente. Ferramentas de análise de risco, comportamento e gestão de fluxo de tráfego já estão sendo implementadas e geridas por IA.

2. Sistemas baseados em nuvem

Se antes a segurança estava em manter um banco de dados em um servidor local, atualmente, esse modelo tem se restringido a poucos segmentos. A evolução dos serviços de armazenamento e computação em nuvem é significativa, permitindo que muitas operações, incluindo o controle de acesso, sejam realizadas inteiramente na nuvem.

3. Leitores biométricos

Os leitores biométricos continuam a apresentar uma demanda robusta, especialmente os leitores faciais. Essa tendência, que se consolidou nos últimos anos, deve perdurar. O mercado de leitura biométrica facial está projetado para crescer globalmente a uma taxa de cerca de 17% ao ano até 2031, conforme levantamento da Coherent Market Insights. Com algoritmos mais rápidos e precisos, aliados à IA, os leitores biométricos faciais representam uma solução promissora para o nosso segmento.

4. Controle de acesso com CFTV

Sistemas envolvendo os dados do controle de acesso, com as imagens ou vídeos capturados pelo sistema CFTV, devem se tornar mais presentes nos projetos nos próximos anos. Várias plataformas já vem trabalhando com esta solução, que deve se consolidar nos próximos anos.

5. Soluções híbridas em portaria

Há um consenso crescente de que o uso exclusivo de um único tipo de portaria (remota, autônoma, presencial, etc.) pode limitar a eficácia de alguns projetos e, em muitos casos, dificultar a transição entre modalidades. Contudo, através de um modelo híbrido, essas limitações podem ser superadas. Sistemas que combinam tecnologias remotas ou autônomas com abordagens presenciais estão em expansão e têm potencial para se consolidar.

6. Integração com IoT

A Internet das Coisas (IoT) envolve dispositivos conectados diretamente à nuvem ou a softwares que fornecem métricas e medições diversas. Quando integrada a um sistema de controle de acesso ou a uma placa controladora, essa tecnologia possibilita monitoramentos, como o nível de água em reservatórios, a disponibilidade de vagas em estacionamentos e o consumo de água por unidade, entre outros.

7. Projetos com automações

Prédios inteligentes e sistemas de Gestão Predial (BMC) monitoram aspectos como iluminação, ar condicionado, aquecimento e controle de acesso. O controle de acesso está se tornando cada vez mais presente em edifícios inteligentes. Através das informações de acesso e integrações com automações, como sistemas de elevadores, essa tendência se firmará nos próximos anos.

Essas tendências delineiam um futuro promissor para o mercado de Controle de Acesso, impulsionando inovações que visam melhorar a segurança e a eficiência operacional.

Feliz 2025, 2026, 2027…..!

André Dini
Graduado em Eng. de Agrimensura com MBA em Vendas, Marketing e Geração de Valor, trabalha há mais de 15 anos no segmento de Segurança Eletrônica com especialização em Controle de Acesso.

Notícias Relacionadas