Tendências e tecnologias para o mercado de segurança inteligente da Dahua Technology em 2021

Por Lucas Kubaski

A tecnologia é uma forte aliada para a segurança e para o monitoramento digital por promover proteção física, e desde o ano passado passou a ter um papel importante também na saúde, por conta da pandemia de COVID-19 que acelerou os investimentos em sistemas tecnológicos. Uma tendência que deve permanecer, já que de acordo com um estudo divulgado pela empresa de pesquisa MarketsandMarkets o mercado de reconhecimento de imagem chegará à cifra de quase R$ 39 bilhões de dólares em 2021.

Desta forma, além de intensificar o lançamento de novos produtos com Inteligência Artificial (Deep Learning), a Dahua Technology vai oferecer ao mercado sua plataforma de Big Data e Inteligência Artificial que compõem a arquitetura Heart of City (HoC), chamada de DSS City.

Combate à pandemia

A Dahua Technology continua atuando com soluções voltadas para auxiliar no período de pandemia, como controle de fluxo de pessoas, medição de temperatura corporal e controle de acesso via reconhecimento facial, dispensando o uso de biometria e cartão de proximidade.

Versão 8 do software DSS PRO

A Dahua Technology também fará o lançamento da versão 8 do software DSS PRO. A versão 8 do DSS PRO foi reformulada e proporcionará uma operação intuitiva, leve e unificada. Desta forma, os clientes poderão administrar além de câmeras e dispositivos de controle de acesso, os radares de perímetro, equipamentos de vídeo porteiro e equipamentos para alarme de intrusão. Ela contará ainda com módulos para controle de estacionamentos, controle de tráfego, Business Intelligence e controle de visitantes. O centro de gerenciamento de eventos foi totalmente reformulado e agora a nova versão do DSS contará também com um módulo integrado de análises, sendo possível extrair relatórios relacionados a fluxo de pessoas, estatísticas de metadados coletados das câmeras e estatísticas relacionadas a identificação facial.

IAoT para a identificação de placas veiculares

A Dahua Technology ainda apostará fortemente em câmeras para leitura de placas veiculares para altas, médias e baixas velocidades, sem a necessidade do uso de laço indutivo e com iluminador infravermelho embutido. Este se mostrou um produto muito versátil e com grande aceitação do mercado, portanto estamos preparando uma nova linha de produtos para leitura de placas com Inteligência Artificial embarcada que será apresentada.

Número 1 na segmentação de imagens

Destaque para o algoritmo de segmentação de imagens, reconhecido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) como o melhor algoritmo de segmentação de imagens do ano de 2020, que já está presente na linha WizMind e estará em novos produtos que vamos anunciar este ano.

A utilização desse algoritmo permite ao operador facilidade na busca por imagens com características específicas de objetos, pessoas e veículos. É possível, por exemplo, efetuar a busca por uma pessoa informando as cores e tipos de suas roupas (bermuda, calça, camiseta, camisa, vestido), o uso de um acessório (boné, mochila, óculos), de acordo com o gênero, faixa etária, cor e comprimento do cabelo etc. A busca de um veículo pode ser feita por cor, fabricante, velocidade aproximada, tipo (carro de passeio, motocicleta, caminhão etc.) e também por acessórios afixados ao veículo.

O uso da tecnologia de segmentação de imagem apresenta uma revolução nos centros de monitoramento, tornando-os inteligentes e eficientes, ao ponto em que os operadores passarão um menor tempo operando câmeras ou acompanhando os vídeos em tempo real gerados por elas, e um maior tempo analisando os metadados e informações inteligentes formados de maneira proativa pelas câmeras.

Atuação em grandes projetos

A Dahua Technology Brasil desenvolveu uma metodologia de desenvolvimento de grandes projetos muito organizada, ágil e assertiva, de modo que nossa equipe de engenharia tem o objetivo de entender as necessidades dos nossos clientes, desenvolver uma solução para os problemas e ainda auxiliar na implementação da solução. Para tanto, além da qualificada equipe de vendas, contamos ainda com as áreas de engenharia de pré-vendas e projetos, área de produtos, área de pós-venda e área de treinamentos.

A atuação da Dahua Technology em grandes projetos se inicia pelo desenvolvimento da solução técnica, apresentação da solução, validação junto ao cliente, suporte na instalação e configuração dos produtos após a venda, e finaliza com o treinamento de nossos clientes. Lembrando que toda essa cadeia de atividades é feita de maneira a apoiar os canais parceiros da empresa no fechamento dos negócios.

Um dos cases de sucesso da empresa no Brasil é o estádio do Allianz Parque em São Paulo. Trata-se da arena multiuso mais moderna da América Latina, onde a Dahua Technology oferece toda a sua capacidade tecnológica em termos de CFTV e painéis de LED multimídia. O projeto conta com câmeras panorâmicas de 180°, câmeras PTZ de longo alcance, câmeras fisheye e câmeras de reconhecimento facial capazes de identificar todos os torcedores, ou expectadores que acessam a Arena em poucos minutos. Além disso, a central de monitoramento do Allianz Parque conta com appliances de processamento de vídeo inteligentes e com a mais recente versão do software VMS da Dahua, o DSS PRO.

A Dahua Technology possui inúmeros casos de sucesso em grandes projetos espalhados pelo mundo todo, com destaque para o monitoramento inteligente de segurança e controle de tráfego instalado na cidade de Hangzhou, na China, onde fica a sede da empresa. O projeto instalado foi baseado na arquitetura Heart of City (HoC) desenvolvida pela Dahua, na qual uma rede multidimensional de câmeras e sensores, combinada a uma plataforma que unifica recurso de Big Data, Inteligência Artificial e computação em nuvem obtém dados precisos em tempo real, sendo capaz de criar modelos de investigação e prevenção de crimes, incluindo a busca de pessoas desaparecidas, gestão de tráfego de veículos e análise de crimes relacionados a propriedades, dentre outros.

Nesse projeto, a plataforma HoC controla mais de 30 mil câmeras de vídeo, 5 mil câmeras de reconhecimento facial e mil câmeras de leitura de placas (LPR). O resultado após um ano de implementação foi a redução de 73% dos crimes relacionados a propriedade, melhora de 1400% na resolução de casos de roubos a residências e 96% de eficiência da polícia.

Soluções da Dahua Technology para auxiliar no combate à disseminação do coronavírus

Além da câmera térmica, já muito conhecida no país e implementada no Aeroporto Internacional de São Paulo, no Fortaleza Airport, no Porto Alegre Airport, no Aeroporto RIOgaleão no Rio de Janeiro, no Metrô de Salvador, entre outros locais, a Dahua Technology oferece ao mercado um sistema de controle de fluxo de pessoas, que evita a aglomeração em locais com acesso limitado. Esse sistema é composto por câmeras, gravadores e displays inteligentes capazes de efetuar a contagem de pessoas que acessam e saem de determinados locais e ainda, controlam a densidade de pessoas que estão ocupando um mesmo local. Tudo de maneira autônoma, sem a intervenção de um operador (figura). Esse sistema evita aglomerações que são situações de alto risco de contágio do coronavírus e outros vírus.

Além disso, a Dahua Technology trabalha também com terminais de controle de acesso com tecnologias de reconhecimento facial e medição de temperatura, que atuam simultaneamente e evitam o contato biométrico com o leitor ou o cartão de acesso, de modo a prevenir as contaminações por contato. Mais uma solução que tem alto potencial de penetração por conta da pandemia.

Este ano foi marcado por uma intensa disrupção em todo o mundo, que provocou uma evolução de décadas em um único ano. Empresas e organizações de diversos setores como aeroportos, transporte público, bancos, varejo, setor do ensino e a indústria vão adotar soluções que estavam longe de seus planos a fim de se preparar para as novas demandas impostas pela pandemia do COVID-19 e continuar atendendo as demandas por segurança física que a sociedade já possuía. Por este motivo, a Dahua Technology reforça para este ano o seu compromisso com a inovação tecnológica para o mercado de segurança com o objetivo de promover a proteção de cidadãos em todo o mundo.

Lucas Kubaski
Gerente de Tecnologia da Dahua Technology.

Notícias Relacionadas

Destaque

23ª edição da EXPOSEC é adiada para 2022

Maior feira de segurança na América Latina, antes programada para junho deste ano, foi transferida para o período de 7…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…

Cibersegurança

Cyber Security Summit Brasil 2021 abre inscrições para a quinta edição

A mais importante conferência internacional de cibersegurança, a Cyber Security Summit Brasil (CSSB), abriu as inscrições para a sua quinta…