Tendências e insights da Feira de Segurança Eletrônica de Las Vegas 2024

Por Adalberto Bem Haja

Feira de Segurança Eletrônica de Las Vegas 2024 trouxe insights valiosos sobre as tendências e inovações do setor. Ao visitar o evento, foi evidente o contraste entre o mercado de segurança nos Estados Unidos e no Brasil. Nos EUA, o uso generalizado de sistemas de alarme monitorado é uma realidade, gerando uma demanda significativa por serviços de monitoramento. As empresas de lá se destacam pela eficiência operacional e processualização dos serviços, o que permite li- dar com um grande número de contas com uma equipe reduzida.

Um dos principais temas discutidos na feira foi a inteligência artificial, que foi amplamente abordada, embora ainda não tenha ficado claro como as soluções de IA serão aplicadas de forma prática. A privacidade também é uma preocupação, especialmente com o aumento do uso de reconhecimento facial nos sistemas de controle de acesso.

Além disso, houve uma tendência crescente em soluções ativas de segurança, visando combater criminosos e mitigar perdas. Essas soluções incluem desde sirenes avançadas até atuadores que geram neblina para impedir a visibilidade em ambientes suscetíveis a roubos.

Outro ponto importante foi a presença de integradores de sistemas, que desempenham um papel fundamental na implantação das soluções nos clientes finais. Antigamente, as feiras eram dominadas exclusivamente pelos fabricantes, mas hoje é comum ver a presença dos integradores, pois são eles que estão direta- mente em contato com os clientes finais, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções sob medida.

No entanto, mais do que apenas tecnologia, a feira destacou a importância do networking e relacionamento na indústria de segurança eletrônica. Os eventos do setor estão evoluindo para focar em facilitar negócios efetivos, promovendo discussões produtivas e interação entre os participantes, o que será muito o propósito do Seg Summit 2024 que acontecerá em 23 de outubro de 2024 no Distrito Anhembi em São Paulo.

Em resumo, a Feira de Segurança Eletrônica de Las Vegas 2024 ofereceu uma visão abrangente das tendências do setor, destacando a importância da inovação, eficiência operacional, relacionamentos e a presença dos integradores na indústria de segurança eletrônica.

Adalberto Bem Haja
Engenheiro Eletrônico com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, empreendedor desde os 17 anos. Atualmente, CEO da BHC Sistemas, Investor Advisor e Embaixador da Bossanova Investimentos, investe em mais de 120 startups, sócio e conselheiro do CT Hub.
Site: www.adalbertobemhaja.com.br
Linkedin: www.linkedin.com/in/adalbertobemhaja
Instagram: @adalbertobemhaja

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…