Tendências e inovações: confira as novidades apresentadas na CES 2021

Por Fernanda Ferreira

Por mais de meio século, a CES (Consumer Electronics Show) tem sido um dos maiores e mais influentes eventos de tecnologia em todo o mundo. A edição de 2021, que aconteceu entre 11 a 14 de janeiro, foi bem diferente das edições anteriores – que normalmente acontecem presencialmente em Las Vegas: um evento totalmente virtual, com mais de 100 sessões de conferência e quase duas mil empresas participantes apresentando inovações de última geração para um futuro melhor.

Os participantes da CES 2021 tiveram a oportunidade de experimentar uma feira altamente personalizada, onde puderam ver os últimos lançamentos de produtos tecnológicos, ouvir insights de visionários globais e se envolver com marcas e startups globais.

“A pandemia nos forçou a dar um passo atrás em uma CES tradicional, jogar fora o manual e transformar a forma como reuniríamos a comunidade de tecnologia”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da Consumer Technology Association (CTA), empresa que produziu o evento em 2021. “A CES foi diferente este ano, mas a base do evento – inovação, conexão e colaboração – permaneceu forte e consistente. A transformação digital continuará por anos, mesmo quando retornarmos a Las Vegas em 2022. Vimos o valor da conexão digital e podemos receber ainda mais pessoas de todo o mundo”, afirmou Gary Shapiro.

Temas principais da CES 2021

A CES 2021 apresentou inovações revolucionárias que irão Primeira CES 2021 totalmente digital fez história como o maior evento de tecnologia digital melhorar nosso mundo, da saúde à segurança, sustentabilidade e acessibilidade.

• Inovação tecnológica acelerada por COVID-19 – As empresas de tecnologia inovaram durante a pandemia, e expuseram no evento máscaras inteligentes, robôs desinfetantes, sensores corporais que detectam sintomas do COVID-19 e sistemas inteligentes de filtragem de ar.

• Privacidade e confiança do consumidor – Os chefes de privacidade da Amazon, Google e Twitter discutiram novas regulamentações de privacidade e a necessidade de aumentar a confiança do consumidor, afirmando que as empresas de tecnologia devem dar aos usuários mais controle sobre seus dados.

• Space Tech – A NASA se juntou a líderes da Lockheed Martin e do Space Tango para discutir o papel da tecnologia na aceleração da pesquisa espacial e descobertas que irão beneficiar toda a humanidade.

Lançamento de produtos e tendências de tecnologias

Empresas como Bosch, Intel, LG, Mercedes-Benz, Panasonic, Samsung, Schneider Electric e Sony apresentaram as suas novidades para 2021.

Entre os lançamentos mais interessantes para o mercado de segurança está o primeiro sensor IA de autoaprendizagem do mundo para dispositivos de monitoramento fitness, da Bosch. Uma vez que a IA é executado no próprio sensor, não é necessária nenhuma conexão com a internet durante a sessão de exercícios – o que melhora a eficiência energética e a privacidade de dados. A empresa também apresentou um sensor que mede fatores como qualidade e umidade relativa do ar, entregando informações sobre a concentração de aerossol no ar – dados que se tornaram essenciais na luta contra o coronavírus.

As câmeras de segurança da Bosch também contribuem no combate ao vírus: com IA é possível executar uma ampla gama de aplicações específicas para o cliente. Por exemplo, uma nova tecnologia com análise de vídeo inteligente integrada é capaz de medir a temperatura corporal sem contato, de forma anônima e com alta precisão – variação máxima de meio grau. Além disso, usando o software para plataforma de câmera aberta da Security and Safety Things – startup da Bosch – essas câmeras podem detectar se o número de pessoas em uma loja está em conformidade com as regras de restrições por causa do coronavírus. A plataforma foi reconhecida no Prêmio Inovação CES 2021, sendo uma das quatro soluções Bosch escolhidas neste ano.

Já a Panasonic exibiu sua primeira câmera Wi-Fi totalmente sem fio para motoristas, ideal para monitoramento de cargas, reboque, auxílio na mudança de pista, entre outros. A solução combina alta resolução de vídeo, robustez (possui certificado para resistir a poeira e água) e conectividade; a câmera é ajustável e fácil de usar, oferece visualizações, notificações e controles personalizáveis de forma conveniente na tela existente do veículo via Wi-Fi.

A D-Link anunciou soluções de casa inteligente, trata-se de uma nova câmera de segurança e um kit de sensor de água com conectividade. A nova DCS-8635LH é uma câmera Wi-Fi externa QHD Pan & Zoom 2K projetada para fornecer vigilância precisa e detalhada para monitorar e proteger a casa. A câmera de rede com classificação IP65 oferece resolução 2K QHD e cobertura de 360 graus com seu recurso de panorâmica motorizada. Com recursos avançados, como detecção de pessoas, reconhecimento facial, rastreamento automático de movimento, detecção de quebra de vidros e sirene de alto-falante, os usuários podem ter certeza de que os intrusos serão dissuadidos e sua casa estará protegida. A DCS-8635LH também é adaptável a vários requisitos de local de instalação e apresenta uma configuração sem fio conveniente via Bluetooth. Além disso, a conformidade com ONVIF permite fácil gravação e streaming de vídeo.

O DCH-S1621KT da D-Link é o mais recente vencedor do Prêmio de Inovação da CES 2021 – o kit de sensor de água Smart Wi-Fi para toda a casa, que consiste em um sensor central (DCH-S162) e um sensor alimentado por bateria conectado (DCH-S163). O vazamento de água é um grande risco que pode destruir propriedades e ameaçar a segurança das pessoas em casa. O DCH-S1621KT pode detectar e alertar os usuários sobre vazamentos de água causados por chuvas fortes ou falhas no equipamento, de forma que ações preventivas possam ser tomadas antes que os danos sejam significativos. O tamanho compacto e o design de longa distância e baixo consumo de energia permitem uma cobertura de detecção de água de alta confiabilidade em vários locais. Apresentando uma sirene de 100 db embutida e LED estroboscópico, os usuários são alertados de forma audível e visível, bem como recebem uma notificação no aplicativo mydlink quando um vazamento de água é detectado.

Outra novidade da CES 2021 foi a lâmpada Nobi. Ela parece uma lâmpada de teto comum, mas vem cheia de sensores para detectar anormalidades. Além de identificar quedas e enviar alertas, ela pode ajudar a prevenir acidentes, já que monitora a atividade dos moradores e faz lembretes a eles.

Para que o sistema seja mais eficiente, a fabricante indica que cada cômodo da casa tenha uma Nobi. A lâmpada inteligente tem quatro sensores RGB e, em ambientes escuros, usa luz infravermelha para observar o local.

Além disso, a lâmpada usa sensores de movimento para verificar se os moradores acordam em horas pouco usuais. Nesse caso, ela acende um brilho fraco e, se o morador se levantar para ir a algum lugar, a Nobi aumenta o brilho para iluminar o caminho.

Isso é possível porque os sensores enviam informação para um processador interno com inteligência artificial que entende diferentes posições como sentar e deitar. Segundo a empresa, a Nobi também reconhece móveis e sabe quando a pessoa está deitada em uma cama ou no chão, por exemplo.

Quando o sistema detecta uma queda, ele pergunta se a pessoa caiu. Se a resposta for “não”, tudo bem. Se for qualquer outra, ele envia os alertas programados: pode ser apenas a informação do acidente, imagens abstratas ou fotos de melhor resolução. O microfone do dispositivo permite que alguém da família, um cuidador ou os serviços de emergência conversem com a pessoa.

Outra função da lâmpada inteligente Nobi é um sistema de alarme que pode alertar para invasões, e o dispositivo pode ser conectado a outros objetos inteligentes, como uma fechadura, por exemplo, para abrir a porta se alguém precisar entrar na casa.

Inicialmente, a Nobi vai reconhecer as atividades do morador e mostrá-las em um aplicativo. No futuro, ela será capaz de identificar padrões sozinha e de sincronizar com calendários para alertar sobre horários de tomar remédios ou de fazer uma caminhada.

Notícias Relacionadas

Destaque

Congresso ISC Brasil vai reunir gestores de segurança e autoridades para debater soluções para integração entre segurança pública e privada

Evento acontecerá dentro da ISC Brasil, que será presencial e realizada de 21 a 23 de setembro, no Expo Center…

Destaque

Empresas de diferentes setores usam Genetec Mission Control para apoiar decisões nos procedimentos de inspeção de funcionários e visitantes

Isto porque o mecanismo de automação de segurança pode ser usado para estabelecer procedimentos de inspeção padronizados e eficientes para…

Destaque

Webinar: descubra a tecnologia multissensor de cobertura omnidirecional com a Illustra Pro Gen4

A Johnson Controls anuncia a realização de um encontro virtual para apresentar a tecnologia multissensor motorizada das câmeras Illustra Pro…