Tecnologias de armazenamento de dados para projetos de vigilância

Especialista explica a diferença em utilizar uma solução HDD específica para videovigilância versus discos rígidos padrão

Por Fernanda Ferreira

Nos últimos anos houve um aumento exponencial na demanda por soluções de videovigilância inteligente. Novas tecnologias e equipamentos inovadores impulsionaram o crescimento da indústria, e a expectativa é que o segmento atinja mais de 76 bilhões de dólares até 2027, de acordo com um relatório recente*.

Quanto mais câmeras de vigilância são implantadas, maior é a geração de dados produzida, sendo necessário uma solução confiável e consistente de armazenamento de dados para lidar com as transmissões e gravações contínuas.

Para entender melhor esse mercado, as tecnologias e a importância dos HDDs específicos para vigilância, conversamos com o executivo João Almeida, country manager da Western Digital no Brasil.

Revista Segurança Eletrônica: Poderia compartilhar um pouco sobre quem é a Western Digital e como vocês atuam no mercado de segurança eletrônica?

João Almeida: A Western Digital projeta, fabrica e comercializa soluções de armazenamento de dados há mais de 40 anos, com soluções para todos os tipos de empresas e consumidores. Isso inclui discos rígidos (HDDs), discos de estado sólido (SSDs), pendrives USB, cartões de memória, flash integrado, soluções de armazenamento externo e muito mais.

Dentro da Western Digital nós temos algumas marcas, como a SanDisk® e a WD®, que conta com diversas linhas de produtos, cada uma direcionada para um público-alvo específico. WD_ BLACK™ é voltada para o público gamer; WD Blue™ é ideal para criadores de conteúdo; WD Red™, para armazenamento em rede; e WD Purple™ para segurança – já bastante consolidado no mercado de segurança e voltado para o segmento de videovigilância.

Revista Segurança Eletrônica: Os equipamentos desenvolvidos para o mercado de segurança são direcionados para quais verticais?

João Almeida: Nós temos soluções HDD e de flash que podem ser aplicadas em projetos de baixa escala, como uma pequena loja que conta com duas ou três câmeras, até escalas maiores, que suportam dezenas de câmeras de múltiplos streams simultâneas.

Quando falamos de vigilância, muitas vezes nós pensamos que se precisa ter uma infraestrutura grande, com diversos sistemas de armazenamento internos; entretanto, nós conseguimos atender hoje até mesmo projetos de vigilância doméstica, área que tem crescido bastante.

Revista Segurança Eletrônica: Quais as vantagens de utilizar os HDDs WD Purple™?

João Almeida: A linha de HDDs WD Purple tem especificações técnicas que deixam o produto muito direcionado. O que acontece muitas vezes é que a pessoa compra uma câmera e acha que qualquer HDD irá funcionar de maneira eficiente no seu projeto de segurança. Pode até parecer que funcione em um primeiro momento, mas esse profissional pode ter problemas em breve, como queda da taxa de quadros gravados por segundo, corrupção dos arquivos e até uma durabilidade menor do equipamento. HDDs WD Purple foram projetados para operar continuamente, ajudando a garantir que os vídeos sejam gravados de forma consistente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode ajudar a melhorar a eficiência operacional capturando imagens de vídeo o tempo todo, já que esses discos rígidos permitem a detecção em tempo real de problemas. Com um sistema de videovigilância inteligente que utiliza HDDs WD Purple, anomalias, maus funcionamentos ou desvios dos procedimentos operacionais padrão podem ser identificados, acionando alertas ou notificações.

Os HDDs WD Purple também possuem uma classificação de carga de trabalho de até 180 TB por ano1, o que representa até três vezes o número de discos para desktop, isso porque foi projetado especificamente para operar em sistemas de vigilância, onde a necessidade é gravar e armazenar continuamente grandes quantidades de dados de vídeo.

A linha WD Purple permite ainda a captura rápida de várias transmissões e o armazenamento de vídeo de alta qualidade. Os HDDs possuem a tecnologia AllFrame™, que garante que as câmeras de vigilância gravem vídeos com menos perda de quadros e produzam vídeos 4K de alta qualidade e bordas nítidas, em comparação com vídeos armazenados em discos para PC.

Outra vantagem é que os discos rígidos WD Purple foram criados para escalabilidade, permitindo a adição de mais câmeras ao sistema e podendo suportar até 64 câmeras de alta definição (HD) de fluxo único (apenas modelos de 6TB e acima).

Vale ressaltar que hoje nós possuímos também os modelos WD Purple Pro, que vão de 8TB até 22TB2 e suportam cargas de trabalho de até 550 TB por ano1, ideal para médias e grandes empresas com enormes necessidades de armazenamento de vídeo inteligente impulsionado por IA e análises de aprendizado profundo.

Resumindo, a linha de produtos WD Purple pode lidar com cargas de trabalho pesadas, funcionamento contínuo e reter vídeos e dados por longos períodos, aproveitando ao máximo um sistema de vigilância.

Revista Segurança Eletrônica: Para projetos de segurança, vocês utilizam a tecnologia HDD. Por que não utilizar o SSD?

João Almeida: A Western Digital é uma empresa com um portfólio completo, que desenvolve tanto soluções em disco rígido como em flash. Porém, para aplicabilidade em vigilância e armazenar e transmitir grandes volumes de conteúdo em vídeo, o HDD ainda é a opção ideal e uma das melhores em custo-benefício se pensarmos em usabilidade de longo prazo, isso porque o HDD consegue alcançar uma alta capacidade de armazenamento e durabilidade, atendendo perfeitamente e com sucesso projetos de vigilância com sistemas de DVR que fazem a interface das câmeras com o armazenamento.

Revista Segurança Eletrônica: Poderia citar um caso além de segurança em que uma solução da linha WD Purple foi aplicada em um projeto especial, para entendermos o potencial da solução?

João Almeida: Sem dúvida! No segmento de varejo, por exemplo, além da questão da segurança, a integração de câmeras inteligentes e o sistema de armazenamento WD Purple da Western Digital, possibilita – através da coleta de dados de vídeos – descobrir o comportamento e os padrões de compra. Dados do varejo podem ser analisados e depois usados para criar novos serviços e planejamento otimizado de inventário. Também pode ajudar um varejista a analisar não apenas o tráfego de clientes, mas também quando a loja provavelmente terá mais clientes, ajudando a planejar melhor a colocação de produtos para atrair diferentes tipos de consumidores, dependendo do comportamento de compra deles.

A segurança continua sendo o objetivo principal, mas as soluções integradas também ajudam a melhorar a produtividade dos negócios e a experiência do cliente.

Revista Segurança Eletrônica: Como o público B2B adquire as soluções da Western Digital?

João Almeida: A Western Digital tem distribuidores espalhados por todo o Brasil como canal de vendas. Os nossos parceiros podem ser encontrados nos links: https://www.intelbras.com/pt-br/discos-rigidos-para-cftv-hds-wd-purpletm e https://www.pauta.com.br/pesquisaproduto/wd%20purple

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os planos da Western Digital para os próximos meses?

João Almeida: Continuaremos a atender às necessidades de armazenamento do mercado de vídeo inteligente e videovigilância. Com a indústria começando a migrar para a IA e soluções de vídeo baseadas em nuvem, vamos ver a necessidade e a demanda por discos rígidos de nível empresarial com capacidade mais alta aumentarem. Vamos continuar inovando e aperfeiçoando constantemente as capacidades de nossos discos rígidos de vigilância WD Purple.

*Vídeo Surveillance Market worth $76.4 billion by 2027 | MarketsandMarkets Research Pvt. Ltd. | 17 de agosto de 2023 | https://www.globenewswire.com/ en/news-release/2022/09/12/2514176/0/en/Video-Surveillance-Market-worth-76- 4-billion-by-2027-Exclusive-Report-by-MarketsandMarkets.html

1 Carga de trabalho nominal é definida como sendo a quantidade de dados do usuário transferidos de ou para o disco rígido. A carga de trabalho nominal é anualizada (TB transferidos X (8760 / horas de operação gravadas)). A carga de trabalho nominal varia dependendo de seus componentes de hardware e software e de suas configurações.

2 1 TB = 1 trilhão de bytes. A capacidade real para o usuário pode ser menor, dependendo do ambiente operacional.

Western Digital, o design da Western Digital, o logotipo da Western Digital, SanDisk, WD, WD_BLACK, WD Blue, WD Red, WD Purple e AllFrame são marcas registradas ou marcas comerciais da Western Digital Corporation ou de suas afiliadas nos EUA e/ou em outros países. Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos donos. As especificações do produto estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. As imagens apresentadas podem diferir dos produtos reais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Exposec 2024 é o maior palco das novas tecnologias em segurança pública e privada na América Latina

Maior feira internacional de segurança da América Latina acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo; organização…

Destaque

Dahua Technology anuncia primeiro vice-presidente para operação Brasil

Francisco Menezes, com quase 20 anos de experiência na Huawei, assume vice-presidência da Dahua para ampliar novos negócios e vendas…

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…