Supermercado moderniza sistema de segurança

Projeto completo de segurança com 220 câmeras digitais proporciona melhor gerenciamento e controle da entrada do estacionamento ao estoque

Por Redação

O supermercado Trimais, antigo Bergamais, localizado na Zona Norte de São Paulo, substituiu todo o seu sistema de segurança analógico com a implementação de um projeto digital com equipamentos IP de última geração da Hikvision.

Todo o trabalho – concepção, aprovação e desenvolvimento – foi conduzido pela integradora Smart Vision, experiente na implementação de grandes projetos de segurança em empresas de vários segmentos e que atua em todo o País. Ela optou pela tecnologia das câmeras Hikvision, que proporcionam recursos de inteligência artificial e softwares analíticos. Foram 220 câmeras no total, todas digitais com tecnologia IP, de diversos modelos, desde câmeras bullet de 1 MP para monitoramento simples de ambientes até câmeras 4k de 8 MP para monitoramento detalhado de incidentes, além de câmeras PTZ de alta resposta para acompanhamento da movimentação no interior da loja pelos operadores. O Trimais é uma empresa familiar que conta com uma história de quase 50 anos no ramo supermercadista e responde diariamente por 12 mil vendas e uma frequência de 30 a 45 mil pessoas atendidas por 950 funcionários e 78 checkouts. O número de consumidores aumenta aos finais de semana.

“Nossa filosofia de atendimento, desde o início de nossas atividades, é a de garantir máxima atenção e cuidado com o cliente no espaço da loja, no estacionamento dotado de vagas amplas, com número de caixas de checkout abertos em quantidade suficiente para evitar o desconforto de filas, e com os melhores preços para nossos mais de 17 mil itens”, afirmou Fahim Gouveia, diretor de Tecnologia do Trimais. “Para manter esse posicionamento, decidimos aperfeiçoar os sistemas de monitoramento e gerenciamento de todas as áreas do supermercado”.

Para Leonel Saes, executivo integrador da Smart Vision, o projeto traz benefícios tanto para o Trimais, uma das cinco lojas no ranking das que mais vendem por metro quadrado em São Paulo, quanto para os clientes. “O Trimais passou a contar com monitoramento em tempo real, proporcionando ainda mais segurança para seus clientes da entrada à saída do supermercado. Também ganharam em agilidade e dinamismo no atendimento com o monitoramento online do movimento, o que permite reposição de estoque mais rápida e ampliação do número de caixas em atendimento, se necessário”.

Rápido e sem impactos no negócio e na jornada do cliente

O projeto da Smart Vision foi desenvolvido em duas etapas para substituir o sistema analógico legado. A primeira onda levou apenas um mês, substituindo antigas câmeras por 30 modelos da Hikvision, de 4k com 8 megapixels e NVRs, que garantem um ciclo completo de segurança e gerenciamento a partir da entrada nas cancelas do amplo estacionamento para 700 carros. A segunda fase foi implementada em dois meses, abrangendo um retrofit que incluiu troca de fiação, cabeamento ótico e 190 câmeras Hikvision.

“Depois da avaliação na primeira fase, nossa equipe constatou uma grande sinergia com a implementadora e aprovação total dos equipamentos Hikvision. E o mais importante: tudo foi feito sem nenhum impacto no negócio ou na jornada do cliente”, disse Gouveia.

Com três meses de uso, a nova operação já mostrou seus benefícios. O diretor de Tecnologia destaca, entre os benefícios obtidos, a melhoria de operação do sistema, com mesas controladoras que atuam agora de forma simultânea, acessando câmeras independentes, e a qualidade das imagens obtidas. “Hoje temos clareza de definição, com muito mais detalhes, em full HD. A parceria feita para o projeto foi muito bem avaliada e aprovada”.

Notícias Relacionadas

Destaque

CentralSquare e Genetec fazem parceria para levar vídeo em tempo real aos socorristas

O CentralSquare, desenvolvedora de software de segurança pública, anuncia que firmou uma parceria com a Genetec. A parceria combina as…

Destaque

Segurança eletrônica é mais do que apenas equipamentos

O mercado da segurança eletrônica é um dos que mais cresce e um dos que gera mais emprego e renda…

Destaque

Policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos nas ruas usando câmera do celular

Ainda neste mês de outubro, policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos sem identificação em abordagem nas ruas com nova…