Soluções de segurança eletrônica da Intelbras ajudam a reduzir em 96% as ocorrências de delitos na operação de estatal no RJ

Equipamentos de rastreamento e videomonitoramento embarcado da Intelbras estão presentes em 474 veículos da frota de empresa pública de transporte de cargas em todo o estado

A Gris Web, provedora de soluções customizadas em gestão e segurança no transporte de cargas, implementou soluções de rastreamento e videomonitoramento embarcado da Intelbras em veículos de empresa de transporte de cargas estatal que opera no estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação é de reduzir ocorrências como roubos e furtos, oferecendo mais segurança para os funcionários da companhia e das cargas transportadas. Entre junho de 2021 e junho de 2022, primeiro ano de funcionamento do projeto, foi registrada uma redução de 96% nos delitos. Até o momento, são cerca de 474 veículos equipados com a tecnologia de monitoramento da Intelbras.

As soluções instaladas nos veículos contribuíram para uma efetiva recuperação e envio de imagens das ocorrências em 100% dos casos, bem como a disponibilização do conteúdo gravado para a área de segurança do cliente e autoridade policial, facilitando a investigação e com prisões realizadas. Outro benefício para os motoristas foi a extinção da necessidade de utilizarem aparelho celular para entrar em contato com a Central de Monitoramento, já que a solução de áudio bidirecional garante essa função, que facilita e agiliza todo o processo, sem que os motoristas precisem tirar o foco da direção.

Segundo Roberto Filho, diretor da Gris Web, “a solução de videomonitoramento integrada ao gerenciamento de risco que desenvolvemos e implantamos, trouxe para a estatal diversos benefícios, que vão além da redução expressiva nos delitos, como a retomada de entregas em áreas que antes estavam suspensas pelo alto índice de assaltos, o aumento da confiança dos motoristas em realizar os seus serviços e a satisfação dos seus clientes com o recebimento de suas compras” explica.

O supervisor de tecnologias de monitoramento e rastreamento da Intelbras, Bruno Valerim ressalta a importância do uso de soluções inovadoras para a segurança, “as soluções da Intelbras garantem a segurança da frota da estatal, e principalmente das pessoas, que se sentem muito mais seguras e confortáveis para desempenharem suas funções. Ou seja, toda a operação tem ganhos significativos”, ressalta.

Soluções utilizada

Devido ao alto índice de ocorrências de assaltos na região em 2020, a empresa de transporte e entrega de cargas abriu edital para adquirir soluções que garantissem a segurança nas operações de coletas, entregas, suprimento e transferências da Superintendência Estadual do Rio de Janeiro, em áreas com grande incidência de roubos à mão armada dos veículos. Para solucionar essa situação, a estatal necessitava de uma solução de rastreamento e monitoramento dos veículos próprios, por meio de sua Central de Monitoramento dedicada, incluindo suporte técnico e operacional, com a disponibilização de equipamentos como o DVR veicular com câmeras e aparelho de intercomunicação com os motoristas, módulo embarcado com rastreador, teclado alfa numérico, trava de baú, sirene e sensores.

Assim, a Gris Web adquiriu uma solução da Intelbras, composta por duas câmeras de alta resolução, localizadas dentro da cabine e conectadas ao DVR veicular Intelbras. Com os equipamentos, é possível estabelecer comunicação com os motoristas, utilizando o recurso de áudio bidirecional. Além disso, por meio da integração via API para visualização na plataforma de monitoramento, tornou-se possível baixar, de forma automática, os áudios e vídeos das gravações. No total, foram 1896 câmeras instaladas e 474 gravadores alocados nos veículos.

Consolidação da parceria

A Gris Web foi fundada há a mais de uma década e tem como missão ser uma plataforma de soluções em segurança e economia no transporte de cargas e passageiros por meio de tecnologias inovadoras. Atualmente, a empresa se destaca na prestação de serviço de Gerenciamento de Risco na operação dedicada de transferência e distribuição de cargas da empresa estatal de entregas, realizando o planejamento e acompanhamento de mais de 30 mil viagens mensais em todo o território nacional.

As soluções implementadas nos veículos da companhia foram adquiridas por meio da revenda Canal Verticais TMR. Sobre a parceria com a Intelbras, Roberto ressalta que a confiança sentida desde o primeiro contato para alinhar o escopo e realizar a validação da solução foi fundamental para o sucesso do projeto. “Durante todo o processo de desenvolvimento e integração recebemos todo o suporte necessário e todos os equipamentos adquiridos se destacam pela alta qualidade de fabricação e desempenho. Estamos muito satisfeitos com a parceria estabelecida entre a Gris Web e a Intelbras e os resultados obtidos no projeto tem sido referência para diversas operações similares”, complementa.

Outro beneficiário da parceria é a Polícia Federal. Para o Delegado da Polícia Federal do Rio de Janeiro, Hylton Vieira Coelho Jr., os roubos que envolvem a empresa estatal de entregas são baseados na facilidade de se cometer esse crime. “Ao serem disponibilizadas melhorias, como, por exemplo, gravação de áudio e vídeo com resolução acima da média, os delitos diminuem e os criminosos passam a evitar esse tipo de crime, pois sabem que podem ser identificados, que o sistema é monitorado à distância e a Polícia pode ser acionada a qualquer momento. Outra qualidade desse sistema é que a tecnologia retira a necessidade da testemunha se expor, situação que muitas vezes acaba interferindo na investigação”, explica o Delegado.

Segundo Alexandre Simas, supervisor de vendas do segmento de tecnologia e monitoramento da Intelbras, as soluções da empresa são ideais para este tipo de aplicação. “Os resultados apresentados até o momento pelo projeto, por meio da utilização de soluções de rastreamento e monitoramento da Intelbras, ressaltam a robustez e qualidade dos produtos da companhia, que são grandes aliados da segurança de empresas de diversos segmentos. Esperamos poder continuar colaborando para proteger as pessoas e os bens transportados, bem como explorar novas possibilidades e desenvolver novos projetos no futuro”, afirma Simas.

Notícias Relacionadas

Destaque

Exposec 2024 é o maior palco das novas tecnologias em segurança pública e privada na América Latina

Maior feira internacional de segurança da América Latina acontece de 4 a 6 de junho, no São Paulo Expo; organização…

Destaque

Dahua Technology anuncia primeiro vice-presidente para operação Brasil

Francisco Menezes, com quase 20 anos de experiência na Huawei, assume vice-presidência da Dahua para ampliar novos negócios e vendas…

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…