Solução Genetec de segurança protege Terminal Pacífico Sul (TPS), principal porto de contêineres de Valparaíso, no Chile

A Genetec responde pelo sistema de vigilância e segurança do Terminal Pacífico Sul (TPS), principal porto de contêineres de Valparaíso, no Chile. A solução utilizada é a plataforma integrada Genetec Security Center , que inclui o sistema de gerenciamento de vídeo IP (VMS) Omnicast e o appliance para infraestrutura de segurança Streamvault.

Localizado a 110 quilômetros a noroeste de Santiago, no Chile, o Terminal Pacífico Sul (TPS) é um dos pontos estratégicos na distribuição comercial para todo o território chileno. O porto movimenta 95% das cargas em contêineres, sendo que os 5% restantes são cargas gerais de ferro, cobre ou frutas. Com administração da TPS desde 2000, logo depois da concessão portuária, um dos principais desafios era implementar um sistema robusto de vigilância por vídeo e que assegurasse o monitoramento do perímetro e das barreiras de segurança, tanto no lado do mar, como nos acessos terrestres, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A ideia da TPS era otimizar as operações e obter rastreabilidade nos procedimentos de segurança para cumprir normas rígidas próprias deste tipo de infraestrutura, para rastrear cargas, obter informações e dados para inteligência de negócios, além de cumprir as normas de segurança do trabalho e meio ambiente. “Hoje temos mais de 250 câmeras com Security Center Omnicast , que são monitoradas por uma equipe especializada. Aos poucos, temos implementado mais business intelligence para facilitar o trabalho, que se mistura com a nossa estratégia de segurança de carga, segurança portuária e também com nosso objetivo de prevenir acidentes”, diz Camilo Jobet Weisser, sub-gerente comercial do Terminal Pacífico Sur (TPS), do Porto de Valparaíso.

Os principais benefícios observados com a adoção do Genetec Security Center pela TPS são:

• Maior segurança e produtividade – hoje o TPS monitora mais de 250 câmeras com Security Center Omnicast, que permite trabalhar tarefas pré-configuradas e câmeras com padrões específicos, dando uma visão mais rápida do que está acontecendo em todas as áreas do Porto.

• Maior tranquilidade na operação – devido à funcionalidade de failover, os operadores se sentem mais confortáveis ​​sabendo que, se um servidor falhar, outro entrará automaticamente em ação para garantir a operação.

• Rastreabilidade eficiente – a Central de Segurança Omnicast detecta movimentos anômalos nos pátios e a posição exata de um contêiner ou caminhão para verificar se estão na posição correta.

• Otimização de Recursos – os servidores Streamvault ™ ajudam o TPS a controlar seu consumo de largura de banda para suportar o enorme tráfego de dados de vídeo dentro da porta.

“A plataforma unificada Genetec Security Center oferece às empresas de todos os portes a possibilidade de implementar um sistema de vigilância adequado às suas necessidades de proteção do patrimônio e das pessoas que circulam no terminal portuário”, afirma Fábio Ferreira, gerente da Vertical de Cidades e Infraestrutura da Genetec Brasil. A ampla compatibilidade com uma grande variedade de câmeras, codificadores e equipamentos de CFTV líderes do setor, permite que o Security Center Omnicast seja dimensionado e adaptado às demandas dinâmicas atuais.

O Genetec Streamvault é uma linha completa de soluções de infraestrutura de segurança pronta para ser instalada em curto espaço de tempo e que aliada ao Genetec Security Center simplifica a implementação e a manutenção das ferramentas de segurança, além de oferecer um caminho claro para unificar as operações de segurança.

Notícias Relacionadas

Destaque

Benefícios de um sistema de segurança com gravação em nuvem

As empresas estão cada vez mais utilizando a solução em nuvem que permite – no caso do mercado de segurança…

Cibersegurança

Um em cada dez incidentes de cibersegurança nas empresas é considerado grave

Segundo levantamento da Kaspersky ataques sofisticados são comuns e atingiram 27% das companhias Uma análise dos metadados do Kaspersky Managed…

Controle de Acesso

Tecnologia aliada ao design são tendências da CASACOR Minas Gerais em 2021

Em parceria com a Templuz, a ZKTeco será a marca responsável pelo Controle de Acesso inteligente e seguro dos participantes…