Sistema integrado de comunicação interna é protagonista na segurança de trabalhadores que atuam na indústria
Avisos sonoros, operacionais e telefones instalados nas bases agem de forma eficaz na prevenção de acidentes ou danos irreversíveis
Acidentes de trabalho no Brasil ainda são frequentes e, sem o investimento necessário em segurança e melhorias técnicas e estruturais, podem trazer danos irreversíveis. Emergências pontuais, como vazamentos e incêndios, que necessitam da evacuação de pessoas do local, são mais facilmente comunicadas através de alarmes sonoros, visuais, chamadas em alta voz. No entanto, é necessário que as empresas, especialmente na indústria, que costumam operar com contingente grande de equipe, ou que possuem ambiente com alto nível de risco de acidentes tenham sistemas eletrônicos integrados de comunicação, evitando problemas maiores que ocasionem em perdas sociais e econômicas.
Segundo levantamento da Organização Mundial do Trabalho (OIT), o Brasil é o segundo país com o maior número de mortes ocupacionais entre os participantes do G20, atrás apenas do México. Em um período de análise de 18 anos, 5,6 milhões de lesões e doenças relacionadas ao trabalho foram registradas. Além da importância do investimento no sistema que ajude a prevenir e alertar acidentes, uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), realizada com 500 médias e grandes empresas, apontou que para 43,6% delas, aumentar a segurança no ambiente laboral ampliou a produtividade dos trabalhadores no “chão de fábrica”. Para 34,8% das ouvidas, essas ações reduzem ainda custos.
A SegurPro, empresa integradora de tecnologias voltada à segurança privada e especializada em vigilância patrimonial, desenvolve, implementa, comissiona e realiza manutenção de projetos de sistemas eletrônicos de segurança, incluindo Intercom (Public Address General Alarm – PAGA), CFTV industrial, rede de dados e outros sistemas de telecomunicações. Além de sua aplicação em casos emergenciais que orientam à área de segurança do trabalho, auxiliando na busca ou na evacuação de uma determinada área, os sistemas da companhia apoiam a operação de seus clientes, permitindo ampliar a eficiência e produtividade das plantas industriais e atuam no processo preventivo de acidentes.
“Não é novidade que a atuação de empresas nesse setor requer o cumprimento de uma série de normas. O que oferecemos ao mercado é, com nossa expertise em segurança e tecnologia, desenhar uma solução sob medida, aplicada à realidade e que resolva efetivamente a dor desse cliente”, esclarece Régis Noronha – diretor de Transformação da SegurPro.
O mercado industrial demanda equipamentos muito específicos, que exigem alto nível de resistência de materiais, com capacidade para suportar altas temperaturas, salinidade, vibração, poeira e intempéries de todos os tipos. As soluções de Intercom e CFTV industrial oferecidas pela SegurPro são desenhadas para atender às normas do Ministério de Trabalho, agências reguladoras, Marinha Internacional e planos de segurança (Safety Plan) de seus clientes.
Cornetas, amplificadores, cabines telefônicas acústicas, luminárias de emergências, sensores e botões de alarmes, câmeras de alta resolução em inox e gravadores de imagens são alguns componentes de sistemas que melhoram a performance operacional em ambientes com grande nível de ruído e periculosidade, bem característico de uma planta industrial, seja ela Onshore ou Offshore.
Todos esses equipamentos são desenvolvidos de forma customizada, atendem a NR37 e são adequados para funcionar em ambientes com atmosfera explosiva ou com alto grau de corrosão, podendo ser utilizados em mineradoras, siderúrgicas, refinarias e plataformas de petróleo.
Independentemente de onde o cliente esteja instalado, a operação do sistema integrado de comunicação interna SegurPro pode ser conectada ao iSOC, maior Centro Operacional de Segurança da América Latina, localizado na capital paulistana, também próprio da SegurPro. O espaço une tecnologia de ponta com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) no monitoramento de controle remoto de acesso, vigilância virtual reativa e ação contra intrusão. Ao todo, são mais de 500 operadores, 9 mil clientes atendidos, 2,1 milhões de alarmes monitorados por mês, mil controles de acesso operando 364 dias no ano, 24 horas por dia nos 13 iSOC da empresa no mundo.
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