Reconhecimento facial identificou homem com mandado de prisão ativo e mobilizou a polícia assim que alerta foi dado
A muralha de segurança da Oktoberfest Blumenau 2025 levou à primeira detenção no Parque Vila Germânica antes mesmo de a festa começar. Um homem, natural de Florianópolis e com um mandado de prisão aberto por não pagamento de pensão alimentícia, foi abordado assim que entrou no entorno dos pavilhões.
O caso foi registrado ontem (8), data que marca o início da maior festa alemã das Américas. Conforme a Polícia Civil, o homem de 58 anos foi reconhecido pelo sistema de monitoramento instalado pela organização da Oktoberfest Blumenau e preso assim que pôs os pés na Vila Germânica.
O mesmo sistema de monitoramento que motivou esta primeira prisão, vale lembrar, será replicado para os desfiles da Rua XV de Novembro. A Oktoberfest se intitula como a festa mais segura do Brasil e usa de equipamentos, treinamento de profissionais e tecnologia para identificar, apurar e evitar crimes — como o furto de celulares, por exemplo — dentro dos pavilhões.

A Oktoberfest 2025 ainda dobrou a aposta na segurança dos visitantes e anunciou uma “caça” às tornozeleiras eletrônicas com o apoio da Polícia Penal como forma de coibir infrações dentro dos pavilhões. Serão mais de 300 câmeras espalhadas pela Vila Germânica, inclusive com reconhecimento facial e uso de Inteligência Artificial (IA) para monitorar atitudes suspeitas.
A 40ª edição marcará também a parceria inédita da Global Sonic, empresa blumenauense, com a Oktoberfest. Entre outras ações, ela será responsável por implantar 13 totens de emergência em pontos estratégicos do entorno da Vila Germânica. Esses equipamentos poderão ser acionados em situações de risco e os chamados serão enviados em tempo real para a central de segurança da festa, possibilitando resposta imediata das equipes.

