Sete conceitos básicos em controle de acesso

Existem alguns conceitos de controle de acesso muito específicos que são necessários para compreender e realizar o planejamento de um projeto deste tipo. Aqui estão 7 conceitos básicos de controle de acesso, são eles:

Níveis de Acesso
O acesso é restrito para as pessoas em certas portas ou áreas. As restrições podem ser para porta ou área, e você pode cruzar agendas. Os níveis de acesso são utilizados a partir de pequenos projetos e uma única porta para grandes projetos com centenas de portas. Por natureza, quanto maior o projeto, mais complexo será os níveis de acesso.

Eventos
É tudo o que acontece em um controle de acesso ao sistema. Há eventos de todos os tipos, e quanto mais avançado o sistema está sendo usado, maior será o número de eventos. Um sistema muito básico de controle de acesso pode ter dezenas de eventos e sistemas avançados pode ter milhares de eventos. Alguns exemplos comuns de eventos seria acesso concedido, acesso negado, porta forçada, porta aberta por muito longo período, saída ativado, a baixa bateria do sistema, etc.

Relatórios
É filtrar um ou mais eventos em um período de tempo. Um exemplo simples seria a de obter todos os relatórios de acesso negado o acesso no Portão 1; e um relatório mais avançado iria filtrar todos os Usuário com acesso negado no Portão 1 ontem das 9h00 às 9h05. Existem sistemas de controle avançados que geram relatórios de acesso em determinadas datas, onde você pode ter a opção de enviar disse automática de relatórios por e-mail automaticamente.

Anti-Passback
É para evitar que os usuários possam entrar ou sair mais de uma vez consecutivamente. Graças à função Anti-Passback podemos impedir que um usuário que já teve acesso, você emprestar o seu cartão para um usuário voltar a ter acesso também. Da mesma forma, usando este recurso, você pode controlar zonas de ocupação, onde você pode especificar um limite de pessoas dentro de uma zona. Graças à função Anti-Passback nos acessos avançados de sistemas de controle de acesso é possível ver em tempo real em que área da instalação os usuários estão localizados.

Existem dois tipos de anti-passback, locais e globais. Local Anti-passback geralmente é quando você permitir que esse recurso em uma porta e uma porta de saída (ou seja, com um controlador de porta única) e Global Anti-Passback é quando a configuração ele pode ser levada a cabo em várias entradas e várias portas de saída (isto é, com vários controladores de porta).

Fechaduras/Bloqueios
Isto é, quando duas ou mais portas não podem ser abertas simultaneamente e exige que todas as portas do sistema de bloqueio estejam fechadas para liberar alguns deles. Nós vemos muitos destes sistemas em bancos, onde há uma sala com portas duplas. Este tipo de função, fornece um alto nível de segurança de tráfego de pessoas.

Comandos de Macro
É para executar uma ação após um evento. Este tipo de função é muito flexível, e nos permitirá realizar as automações da instalação, do dia a dia. Exemplos deste padrão de comando é enviar para um chefe de segurança um e-mail automático após um acesso negado, ou abrir todas as portas de uma instalação depois de pressionar um botão de emergência. Quanto mais avançado o sistema de controle de acesso, mais flexibilidade terá executar executar automações dentro de uma instalação.

Níveis de Operador
É um nível de privilégios para cada software de controle de acesso do operador. Existem operadores que vão conceder acesso total ao sistema, e há outros operadores que só será concedida a autorização para certos tipos de configurações. Um exemplo disso seria a pessoa que recebe um negócio, que normalmente têm acesso ao software de controle de acesso, mas só pode gravar os visitantes e dar-lhes um cartão.

Fabrice Bioulet é gerente de vendas LATAM e Caribe – CDVI

Notícias Relacionadas

Destaque

Estado de MG investe R$ 48 milhões em sistemas de segurança patrimonial de todas as escolas da rede

Primeiro lote de repasse dos recursos foi feito neste mês. Este é o maior investimento já realizado pela SEE/MG na…

Destaque

Joinville passa a contar com mais 140 câmeras para monitoramento da cidade

Parceria sem ônus para os cofres públicos foi assinada com o Grupo Khronos O prefeito de Joinville Adriano Silva e…

Destaque

Hikvision firma parceria com a Invenzi para novos produtos de controle de acesso

A Hikvision anuncia parceria com a Invenzi, empresa focada em fabricação de software para o mercado de produtos relacionados a…